MATO GROSSO
Sema lança primeiro lote do programa Todos pelo Araguaia em Barra do Garças
A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) lançou, na tarde desta quarta-feira (10.04), o primeiro lote do programa “Todos pelo Araguaia”. A área a ser restaurada totaliza 212 hectares. As ações do programa começam em 60 hectares, sendo 50 hectares na Unidade de Conservação Parque Estadual da Serra Azul e 10 hectares em um parque urbano, ambos localizados no município de Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá).
Na avaliação da secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o lançamento do primeiro lote marca um momento especial para o programa em Mato Grosso. Na ocasião também foi assinado o memorando de entendimento com a Rumo S/A, empresa patrocinadora da ação em Barra do Garças.![]()
“O programa Todos pelo Araguaia é uma iniciativa que estabelece conexão entre o poder público, iniciativa privada, produtores rurais e outras diversas entidades em prol de um objetivo comum que é restaurar a Bacia do Rio Araguaia, um patrimônio dos mato-grossenses e também dos goianos, conectando o programa daqui com o Juntos pelo Araguaia, em Goiás”, declarou Mauren.
Na primeira etapa, a ação é executada em 16 municípios goianos e 12 mato-grossenses. Em Mato Grosso, as cidades impactadas são: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro, Torixoréu.
O presidente do sindicato rural do município, Luiz Martins, classificou o evento como um marco para o agro da região do Vale do Araguaia. “O produtor rural brasileiro é exemplo em manejo conservacionista, muitas pessoas acham que não, mas ele é exemplo a nível mundial. Ao mesmo tempo que leva comida para a casa de toda a nação, trabalha com conservação, de forma sustentável. Programas como esse trazem a simbiose para aquilo que era impossível de se ver, que é um órgão público, a Sema, trabalhando em parceria com o produtor. Isso marca a história”, destacou.
Pessoas físicas ou jurídicas que desejam auxiliar na preservação ambiental podem ajudar o programa com doações voluntárias. Outra maneira de aderir ao projeto é compensar a supressão de vegetação em uma das áreas de abrangência da iniciativa.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Calor intenso dá lugar a queda nas temperaturas em Mato Grosso neste fim de semana
Sexta-feira e sábado serão marcados por máximas acima dos 35°C em várias cidades, enquanto o domingo terá forte mudança no clima, principalmente na região de Cuiabá
O fim de semana será marcado por calor intenso e uma mudança significativa nas temperaturas em Mato Grosso. A previsão indica máximas superiores a 35°C nesta sexta-feira (11) e no sábado (12) em diversas cidades, mas o cenário muda no domingo (13), quando o tempo fica mais ameno em parte do Estado.
De acordo com a previsão do Climatempo, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Cáceres, Rondonópolis e Sinop terão temperaturas elevadas nos primeiros dias do fim de semana. A principal mudança ocorre entre sábado e domingo, com redução expressiva das máximas em algumas regiões.
Em Cuiabá, a sexta-feira será de sol entre algumas nuvens e tempo firme, com temperaturas entre 26°C e 38°C, sem previsão de chuva. No sábado, os termômetros ficam entre 27°C e 37°C, com muitas nuvens e períodos de sol, também sem expectativa de precipitação.
A virada acontece no domingo. A mínima cai para 23°C, enquanto a máxima não deve passar dos 29°C. O céu terá muitas nuvens ao longo do dia, mas não há previsão de chuva.
Chapada terá queda de até 12°C
Em Chapada dos Guimarães, a sexta-feira começa com possibilidade de névoa fraca ao amanhecer e predomínio de sol, com temperaturas entre 24°C e 35°C. No sábado, o calor aumenta e a máxima pode chegar aos 37°C.
Já no domingo, a mudança será expressiva: os termômetros devem variar entre 19°C e 25°C, com maior nebulosidade durante o dia.
A diferença entre sábado e domingo pode chegar a 12°C na máxima, passando de 37°C para 25°C.
Cáceres também terá refresco
Em Cáceres, a sexta-feira será quente, com mínima de 25°C e máxima de 36°C. O sol aparece entre nuvens, principalmente durante a tarde, sem previsão de chuva.
No sábado, as temperaturas ficam entre 23°C e 32°C, com muitas nuvens e períodos de céu nublado. No domingo, o refresco será ainda maior, com mínima de 20°C e máxima de 26°C.
Segundo a previsão, não há expectativa de chuva para sábado e domingo na cidade.
Rondonópolis e Sinop seguem com calor
Em Rondonópolis, a sexta-feira terá mínima de 24°C e máxima de 38°C, com muitas nuvens e algumas aberturas de sol. No sábado, os termômetros variam entre 23°C e 36°C, enquanto no domingo ficam entre 23°C e 34°C. Os dois dias terão presença de nuvens, sem previsão de precipitação.
Já em Sinop, a sexta-feira terá temperaturas entre 22°C e 35°C, com sol, possibilidade de névoa fraca em alguns períodos e tempo seco. No sábado, a mínima será de 23°C e a máxima chega aos 36°C.
No domingo, o padrão permanece semelhante, com temperaturas entre 23°C e 36°C e sem previsão de chuva.
A previsão aponta, portanto, um fim de semana de forte calor seguido por uma queda significativa nas temperaturas, especialmente em Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Cáceres. A mudança será mais perceptível entre sábado e domingo, quando o calor perde força e o tempo fica mais ameno em diferentes regiões do Estado.
-
POLÍTICA MT7 dias atrásEnquanto Mato Grosso precisa de recursos, Wellington manda quase R$ 600 mil para montanhistas na Antártida
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPivetta mira pobreza zero em Mato Grosso e diz que filas na saúde estão ficando no passado – veja o video
-
POLICIAL1 dia atrásRelatório da Polícia Civil cita Adelcino Lopo em suspeitas de favorecimento em contratos públicos
-
POLÍTICA MT7 dias atrásSTF dá vitória a Janaina Riva e manda dividir propaganda eleitoral em 50% com José Medeiros
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça mantém vídeo de Pivetta em que Silval acusa Wellington de receber propina
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPaulo Araújo reúne cerca de mil pessoas em ato com Virginia, Mauro Mendes, Gisela e lideranças em Cuiabá
-
POLÍTICA MT7 dias atrásBotelho impulsiona maior programa de regularização fundiária de Várzea Grande e cerca de 12 mil famílias conquistam escrituras
-
POLÍTICA MT2 dias atrásPivetta amplia vantagem e eleição pode ser decidida no primeiro turno, Wellington cai
