MATO GROSSO
Seduc realiza mais uma etapa dos encontros regionais de Grêmios Estudantis
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, nesta quarta e quinta-feira (4 e 5 de junho), nas cidades de Pontes e Lacerda e Cáceres, mais uma etapa dos encontros regionais de Grêmios Estudantis com foco em protagonismo, saúde e cidadania. Nas duas cidades, participaram representantes de grêmios de 31 escolas.
Até meados do próximo semestre o evento ira percorrer todos os 13 polos regionais de educação com objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil e promover o diálogo sobre temas essenciais à vida escolar e à cidadania.
Nos encontros, estudantes, professores, gestores escolares e articuladores se reúnem para trocar experiências, debater desafios e construir ações que impactem positivamente o ambiente escolar.
O estudante Lucas Henrique, de 17 anos, estuda o 3º Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Militar Tiradentes 1º TEN PM Carlos Henrique Paschoiotto Scheiffer, em Pontes e Lacerda, e atuo como Secretário-Geral do Grêmio Estudantil.
Para ele, eventos como esse são muito importantes, pois, permitem conhecer novas pessoas, trocar ideias e planejar ações que podem desenvolvê-las nas escolas, sempre em parceria com os professores e a gestão.
“Além disso”, completou Lucas, “esses encontros fortalecem a união entre os grêmios e incentivam a realização de projetos conjuntos, promovendo participação, liderança e cidadania”.
Para a Seduc, a iniciativa reafirma o papel dos grêmios estudantis como instrumentos de gestão democrática e canais de articulação entre os alunos e as escolas.
Eles abordam temas como: conservação do patrimônio público escolar, gestão democrática e participação dos estudantes, perigos do uso de cigarros eletrônicos entre adolescentes, combate ao bullying e ao cyberbullying, saúde mental, autocuidado e prevenção de doenças, com ações integradas do Programa Saúde na Escola (PSE).
Outro tema relevante no ponto de vista da Seduc é a importância da participação no SAEB 2025, destacando o papel dos alunos na melhoria da qualidade da educação e no desempenho das escolas nas avaliações externas.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, com apoio dos diretores regionais de educação os encontros têm sido uma oportunidade valiosa para que os estudantes apresentem ações de engajamento estudantil, gestão participativa e melhorias no ambiente escolar.
“Estamos estimulando o protagonismo juvenil, além de proporcionar momentos de aprendizado sobre gestão democrática e o papel dos grêmios na construção de uma escola mais inclusiva e representativa”, argumenta o secretário.
Segundo Matheus Oliveira da Silva, coordenador dos Grêmios Estudantis da Seduc, as próximas etapas do circuito passarão pelos polos de Rondonópolis, Confresa, Barra do Garças, Primavera do Leste, Alta Floresta, Matupá e Sinop.
“Para mim, enquanto coordenador do projeto, é muito importante ver os estudantes ocupando seus espaços de fala e decisão. O grêmio estudantil é uma ferramenta poderosa de transformação. Quando o jovem é ouvido e participa, a escola se torna mais viva, mais democrática e mais humana”, destaca Matheus.
Metas para 2025
Uma das metas para 2025 é a realização do 2º Encontro dos Grêmios Estudantis. A exemplo do evento anterior, ocorrido em 2023, terá formato de grupo de trabalho, debates e troca de práticas bem-sucedidas.
Além disso, a Coordenação de Grêmios vem trabalhando para estimular a participação ativa dos estudantes na rotina das escolas, para que as demandas da comunidade estudantil sejam atendidas.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros combate incêndio em carro e motocicleta às margens da BR-174
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na madrugada desta quinta-feira (23.4), um incêndio em um carro e em uma moto às margens da BR-174, em Pontes e Lacerda (444 km de Cuiabá).
A 8ª Companhia Independente Bombeiro Militar (8ª CIBM) foi acionada por volta das 01h30 e, uma equipe se deslocou ao local indicado.
Ao chegar, os bombeiros constataram que o fogo atingia dois veículos, sendo um carro de passeio e uma motocicleta. A equipe da 8ª CIBM iniciou o combate às chamas utilizando equipamentos da viatura, incluindo mangotinho, uma mangueira de menor diâmetro e fácil manuseio, e o canhão superior do Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS), um dispositivo fixo que lança jatos de água com maior alcance e vazão.
Foi necessário o uso de aproximadamente 2.500 litros de água para extinguir as chamas.
O proprietário do automóvel, que reside no local onde ocorreu o incêndio, relatou ter ouvido um forte estouro. Ao sair de casa para verificar a situação, deparou-se com o veículo já em chamas em frente à residência. A motocicleta atingida não pertencia ao morador, sendo de propriedade de um terceiro, e estava estacionada ao lado da casa. Ninguém ficou ferido.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásComissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais; texto pode ir ao Senado
-
SAÚDE6 dias atrásSaúde entrega primeiros veículos para transporte intermunicipal de pacientes e anuncia mais de R$ 400 milhões para o Ceará
-
SAÚDE6 dias atrásMicro-ônibus entregues no Ceará passaram por vistoria e estão aptos para circulação e prontos para atender à população
-
SAÚDE7 dias atrásDa ciência ao cuidado: Ministério da Saúde debate estratégias para acelerar o acesso à inovação nos serviços do SUS
-
TECNOLOGIA7 dias atrásCometa PanStarrs faz sua última aparição na Terra
-
CUIABÁ7 dias atrásProcura por UPAs aumenta em Cuiabá durante período sazonal e Prefeitura reforça equipes para garantir atendimento
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásNota de condolências
