MATO GROSSO

Seduc dá posse a 2,5 mil novos gestores para atuarem nas 647 escolas de Mato Grosso

Diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares tomaram posse, na noite desta quinta-feira (04.01), para atuarem no quadriênio 2024-2028 nas escolas estaduais de Mato Grosso. Ao todo são 2.500 gestores escolares, aprovados em processo seletivo, que iniciam as atividades no dia 5 de fevereiro, quando começa o ano letivo de 2024.

Os profissionais passaram por diversas formações para contribuírem com a gestão escolar e o aprendizado dos estudantes, e vão atuar nas 647 escolas de Mato Grosso.

O governador Mauro Mendes relembrou sua trajetória na escola pública, destacou os investimentos realizados pelo Governo e ressaltou seu compromisso com a Educação.

“Eu fiquei muito feliz com a posse desses profissionais que estarão nos próximos anos tocando a Educação em parceria com a gente. Tenho muita expectativa com Seduc e sei que iremos fazer dela uma das maiores do país. Me sinto honrado porque, nesses momentos, me lembro do meu pai e da minha mãe, que acabou partindo sem nem saber escrever o próprio nome. Mas sei que de onde ela está, ela está vendo a grande valorização que nós temos dado para nossos alunos. Vocês podem ter certeza que, de tudo que nós estamos fazendo e iremos fazer ao longo desses anos, o que vai me dar mais orgulho serão os resultados que nós iremos construir na educação”, discursou.

Leia Também:  Viradinha Sustentável fecha programação com interação e mensagem da importância de se preservar o meio ambiente

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, apresentou dados que mostraram um avanço de 28,4% no Indicador do Processo de Ensino e Aprendizagem (IPEA-MT) dos dois últimos anos, e estabeleceu uma nova meta para 2024, como parte do plano Educação 10 anos, que tem como objetivo colocar a educação pública de Mato Grosso entre as cinco melhores do país.

Novos gestores

Juliana Santos foi uma das empossadas na noite de quinta-feira, e irá atuar como diretora da Escola Estadual Nova Galiléia, em Colíder. Ela reconheceu os desafios de fazer parte da gestão escolar, ela afirmou estar grata pela oportunidade. “É um momento histórico para mim, pois é minha primeira vez como diretora e será bem desafiador. Porém, estou cheia de expectativas e também muito alegre por ter conquistado essa oportunidade”, disse.

Vagna Fernandes, que assumiu como diretora na Escola Estadual Dom Bosco, em Alta Floresta, avaliou que a proposta de organizar um evento de posse para todos os profissionais foi uma ideia inovadora e memorável, já que em outros momentos que também teve oportunidade de participar da gestão de uma escola, tomou posse no mesmo município do colégio. “Isso demonstra que o Estado tem preocupado em valorizar os profissionais e reconhecer a importância que cada um tem dentro do processo”, pontuou.

Leia Também:  Sesp realiza leilão de aeronaves do Ciopaer; valores arrecadados serão usados para modernização da frota

Já Joelma Rodrigues, que será secretária na Escola Barão de Melgaço, em Cuiabá, disse que também é sua primeira vez na gestão escolar, e parabenizou o Governo do Estado por proporcionar que todos os profissionais tivessem a chance de concorrer a uma vaga através de processo seletivo. “Com isso, vemos que o Estado se preocupa em colocar pessoas que de fato tenham conhecimento para atuar dentro do ambiente escolar”, ressaltou.

A solenidade contou com a presença de secretários de Estado, senadores e deputados estaduais e federais. O evento foi finalizado com uma palestra da campeã mundial do basquetebol brasileiro Hortência Marcari.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Workshop capacita Estado e municípios para atração de investimentos nacionais e internacionais

A Agência Mato-grossense de Promoção de Investimentos e Competitividade (Invest MT) promove, entre os dias 11 e 15 de maio, o workshop “Investe Mais Estados”, uma capacitação voltada à atração de investimentos nacionais e internacionais, além da estruturação de projetos estratégicos para Mato Grosso.

O evento é realizado em parceria com a ApexBrasil, com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A proposta é preparar órgãos públicos, instituições e entidades do setor produtivo para transformar projetos locais em oportunidades atrativas para investidores.

Entre os participantes estão técnicos e representantes da Invest MT, Sedec, Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Parque Tecnológico Mato Grosso, Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), Assembleia Legislativa, Desenvolve MT, Prefeitura de Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

O treinamento será realizado na sede do Indea, em Cuiabá, e terá como instrutor o professor Javier S. Casademunt, associado da ESADE Business School, considerada uma das principais escolas de negócios do mundo, além de criador da metodologia de promoção comercial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Leia Também:  Índice de roubos em propriedades rurais reduz em 30% em Mato Grosso

Segundo o diretor-presidente da Invest MT, Mirael Praeiro, o workshop foi estruturado para ajudar estados e municípios a deixarem de atuar apenas de forma reativa na busca por investimentos e passarem a trabalhar com estratégias mais agressivas de captação de capital privado nacional e internacional.

“Hoje Mato Grosso já desperta o interesse de investidores do mundo inteiro pela força do agro, da logística, da energia e da indústria. O que estamos fazendo agora é preparar nossas equipes para transformar esse potencial em projetos estruturados, com linguagem técnica, planejamento e capacidade de venda internacional. Não basta esperar o investidor chegar, é preciso saber apresentar oportunidades e competir globalmente”, destacou.

Ao longo dos cinco dias, os participantes irão desenvolver projetos prontos para apresentação a investidores nacionais e internacionais, além de aprender metodologias de priorização de projetos, estruturação de pitches, ferramentas de marketing, relacionamento com investidores e estratégias de pós-investimento.

Já a coordenadora de Comércio Exterior da Sedec, Cynthia Corrêa, ressaltou que a capacitação fortalece a integração entre Estado, municípios e setor produtivo na busca por novos investimentos.

Leia Também:  Primeira-dama de MT entrega casas gratuitas do SER Família Habitação para 10 famílias em São Pedro da Cipa

“Esse treinamento ajuda Mato Grosso a construir uma visão mais moderna e integrada de desenvolvimento econômico. Estamos reunindo instituições estratégicas para pensar projetos com potencial real de atrair investimentos, gerar empregos e agregar valor às cadeias produtivas do Estado”, afirmou.

A programação também prevê a criação de uma carteira inicial com sete projetos considerados prioritários para Mato Grosso, que poderão ser apresentados futuramente a instituições financiadoras e investidores internacionais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA