MATO GROSSO
Programa da Sedec monitora 1,5 mil locais turísticos de MT para melhorar serviços prestados aos visitantes
O objetivo do programa é melhorar a presença digital dos atrativos, equipamentos e destinos turísticos de Mato Grosso, com foco na melhoria dos serviços prestados aos visitantes. Para isso, a Sedec utiliza a Plataforma TrustYou, que fornece indicadores e relatórios sobre o monitoramento, com base nas avalições e opiniões dos visitantes/turistas.
O PED Turismo é uma iniciativa do turismólogo e analista da Sedec Leandro Lima, que conquistou o 2º lugar no 3º Prêmio Nacional de Turismo na categoria “Gestão de Dados e Inteligência no Turismo”, em dezembro de 2023.
“O PED Turismo possui o IDTur, que é um índice exclusivo do turismo de Mato Grosso e contribui para monitorar a capacidade de interação dos locais dentro do programa, com foco na evolução da presença digital e na busca pela melhoria dos serviços prestados”, explica Leandro.
Desde que começou a ser implementado, em fevereiro de 2023, já foram enviados mais de 5,7 mil relatórios para os locais monitorados, mensalmente, com indicadores de desempenho dos negócios, a partir das avaliações dos visitantes.
Para auxiliar os empreendedores do turismo, são realizadas capacitações sobre o programa e técnicas sobre como melhorar a presença digital em canais como Google e TripAdvisor. Os cursos já foram realizados em Sinop, Guarantã do Norte, Vila Bela da Santíssima Trindade, Barra do Garças, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra e Jaciara, com mais de 320 participantes.
Conforme as informações da Plataforma TrustYou, em 2022 houve mais de 215 mil avaliações recebidas em canais como Google, Booking, Hotéis.com, Expedia e TripAdvisor, com um desempenho de 88.17 pontos e uma taxa de resposta de 15% pelos locais monitorados.
“Em 2023, após o monitoramento pelo PED Turismo, aumentamos a taxa de resposta para 20% e o desempenho para 89.02 pontos. Atualmente temos mais de 1.350 locais sendo monitorados”, aponta Leandro.
A gerente geral do grupo JF Hoteis, proprietária da Pousada Sol do Araguaia, Pousada Águas Quentes e Araguaia Hotel, em Barra do Garças, e o Hotel Avenida Plaza, em Querência, Anna Barros, diz que o PED Turismo é uma importante ferramenta de feedback.
“Agora que eu estou começando a receber os relatórios e percebo o quanto eles nos ajudam a melhorar o nosso trabalho. Participei da capacitação e não tinha ideia de como é importante a gente melhorar a nossa reputação na internet. Espero que haja capacitações mais vezes para que possamoss melhorar ainda mais”.
Para ela, as capacitações devem envolver toda a hotelaria, do proprietário aos colaboradores, para que compreendam a importância da avaliações e saibam onde estão os pontos positivos dos estabelecimentos e o que pode ser melhorado.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Conselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
Os conselheiros Antonio Joaquim, Guilherme Maluf e Alisson Carvalho, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), divulgaram nota pública de solidariedade ao conselheiro Waldir Júlio Teis, exonerado na segunda-feira (21) da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do órgão. A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo.
No documento, os signatários afirmam que a medida causa “grave preocupação institucional” pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros do Tribunal. Eles defendem que, em uma Corte de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro.
Segundo a nota, nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições. Os conselheiros ressaltam ainda que as prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos.
Os autores do manifesto consideram que medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger a Corte. Por essa razão, manifestam firme discordância com a decisão e defendem sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Segue integra da nota:
NOTA DE SOLIDARIEDADE AO CONSELHEIRO WALDIR JÚLIO TEIS
Os conselheiros abaixo assinados vêm a público manifestar sua solidariedade ao Conselheiro Waldir Júlio Teis, diante de sua exoneração da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por ato da Presidência do TCE-MT.
A medida causa grave preocupação institucional pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros desta Corte.
Em um Tribunal de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro. Nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições.
As prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos. Medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger esta Corte.
Por essa razão, manifestamos nossa firme discordância com a decisão adotada e defendemos sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Cuiabá-MT, 22 de setembro de 2026.
Antonio Joaquim
Conselheiro – TCE/MT
Guilherme Maluf
Conselheiro – TCE/MT
Alisson Alencar
Conselheiro – TCE/MT
Fonte: TCE
-
POLÍTICA MT6 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO7 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO5 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
MATO GROSSO6 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásTJ mantém prisão domiciliar de policial penal acusada de tentar matar entregador em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFávaro cobra coerência de Medeiros e lembra ligação com Temer na indicação de Moraes
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásQuinto corte da Selic abre espaço para crédito rural mais barato
-
NACIONAL4 dias atrásMensagens de Vorcaro revelam proximidade com ministro do STJ que se declarou impedido no caso Master
