MATO GROSSO

Primeiro Batalhão da PM celebra aniversário de 105 anos nesta sexta-feira (03)

O Primeiro Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso realiza solenidade alusiva aos 105 anos da unidade, na noite desta sexta-feira (03.06), em Cuiabá. O evento acontecerá na sede do Batalhão Centenário Daniel de Queiroz, localizado na avenida XV de Novembro, no bairro Porto.

A solenidade será presidida pelo comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Correa Mendes, e contará com a entrega de mais de 150 homenagens para autoridades militares e civis, que receberão as honrarias da Medalha Mérito Batalhão Daniel de Queiroz e Moeda Honorífica Daniel de Queiroz. As personalidades agraciadas serão homenageadas como forma de agradecimento aos serviços prestados à sociedade e segurança pública.

Ainda no evento, haverá a primeira execução ao vivo da Canção do 1º Batalhão, que será executada pelo Corpo Musical da PMMT e cantada pelo tenente Marcos de Melo. Após o jantar e demais comemorações previstas, o aniversário de 105 anos do Batalhão terminará com shows artísticos.

Sediado no bairro Porto, o 1º Batalhão da Polícia Militar é comandado pelo tenente-coronel Reginaldo Azizes Ferreira e faz parte do Primeiro Comando Regional da PM. Na Capital, o 1º BPM atende a mais de 30 bairros e possui três bases de segurança, nos bairros da Lixeira, Jardim Europa e Boa Esperança.

Leia Também:  Bombeiras conciliam dupla missão e são motivos de orgulho para filhos

Criado no ano 1917, após decreto do Interventor do Estado Dr. Camilo Soares Moura, atualmente é denominado “Batalhão Daniel de Queiroz”. A homenagem foi dada em nome do ilustre militar que ingressou na corporação no ano de 1913 e galgou todos os postos hierárquicos da instituição, sendo comandante do 1º Batalhão e também comandante-geral da PMMT.

Serviço

Aniversário de 105 anos do 1º Batalhão da Polícia Militar

Data: 03/06 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Avenida XV de Novembro, nº 669, bairro Porto, Cuiabá-MT
Obs: O estacionamento para os participantes do evento estará disponível na Poesy Aviamentos

Fonte: GOV MT

Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026

Mato Grosso registrou o maior crescimento absoluto no abate de bovinos do país no primeiro trimestre de 2026, com aumento de 135,11 mil cabeças em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (16.6).

Na comparação entre os primeiros trimestres de 2025 e 2026, o Estado apresentou crescimento de 8,1% no volume de bovinos abatidos. Segundo o IBGE, o abate de bovinos no Brasil aumentou em aproximadamente 326,28 mil cabeças em relação ao primeiro trimestre de 2025. O crescimento foi impulsionado pelo desempenho de 21 das 27 unidades da federação.

Além de Mato Grosso, os maiores aumentos foram registrados em São Paulo, com acréscimo de 128,20 mil cabeças, Pará, com 36,34 mil, Rio Grande do Sul, com 20,03 mil, e Bahia, com 16,35 mil. As principais quedas ocorreram em Goiás, com redução de 68,61 mil cabeças, e Mato Grosso do Sul, com diminuição de 32,64 mil.

Leia Também:  Final do Copa Educa reuniu mais de 2 mil estudantes do ensino fundamental e médio

O levantamento também mostra que Mato Grosso segue como o principal estado produtor do país, responsável por 17,5% de todo o abate bovino nacional no período. Na sequência aparecem São Paulo, com participação de 11,6%, Goiás, com 9,2%, e Pará, com 9,1%.

Regionalmente, o Centro-Oeste concentrou a maior parcela do abate de bovinos do país, com 36% do total nacional. Em seguida aparecem as regiões Norte (23,9%), Sudeste (21,5%), Sul (9,4%) e Nordeste (9,1%).

Para a secretária adjunta de Agronegócio, Crédito e Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Linacis Lisboa Vogel, os números confirmam a importância da pecuária mato-grossense para a economia do Estado e para o abastecimento da cadeia produtiva nacional.

“Mato Grosso tem papel estratégico na pecuária brasileira, não apenas pelo volume produzido, mas também pela eficiência e competitividade de sua cadeia produtiva. O crescimento registrado neste início de ano demonstra a força do setor e reforça a contribuição do Estado para o abastecimento dos mercados interno e externo”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA