MATO GROSSO

Polícia Militar prende casal por porte ilegal de arma em Rondonópolis

Policiais militares do 5º Batalhão prenderam um homem de 23 anos e uma mulher de 30 anos por porte ilegal de arma, na tarde desta segunda-feira (15.07), em Rondonópolis. Com o casal, a PM apreendeu duas armas de fogo e munições dos objetos.

Conforme o boletim de ocorrência, a equipe do 5º BPM recebeu denúncias anônimas que informavam sobre um homem que havia dado entrada em uma casa com duas armas de fogo em mãos, no bairro Parque Sagrada Família.

Os militares se deslocaram até o endereço informado e fizeram contato com a suspeita mulher, que afirmou que estava na casa junto de seu marido. Questionados sobre a denúncia, os policiais receberam autorização da mulher e entraram na casa para averiguações.

Em buscas pelo local, os policiais encontraram uma espingarda de pressão adaptada para calibre 22, com 24 munições, e um revólver de calibre .38 carregado com quatro munições.

Ao serem perguntados novamente sobre os objetos, os suspeitos não apresentaram documentação de porte para o armamento.

Leia Também:  Governador destaca importância de agendas internacionais para impulsionar o desenvolvimento em MT

A mulher ainda afirmou que o proprietário da casa seria seu irmão, que não foi encontrado no local.

Diante da situação, o casal recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de Rondonópolis, com as armas apreendidas, para registro da ocorrência e demais providências.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Sema promove primeira oficina do AdaptaCidades para fortalecer o planejamento climático dos municípios

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou, nesta terça-feira (30.6), a primeira Oficina para Estruturação da Governança da iniciativa AdaptaCidades em Mato Grosso. Promovido por meio da Coordenadoria de Mudanças Climáticas e REDD+, o encontro reuniu representantes de municípios mato-grossenses escolhidos para participar da iniciativa, que busca auxiliar na elaboração dos planos municipais de adaptação à mudança do clima.

Durante a abertura do evento, foram entregues certificados simbólicos aos representantes de oito municípios que aderiram à iniciativa, sendo eles Cuiabá, ⁠Várzea Grande, ⁠Sinop, ⁠Cárceres, ⁠Tangará da Serra, ⁠Vila Rica, ⁠Juina e ⁠Lucas do Rio Verde. Os certificados oficializam o compromisso das prefeituras com o desenvolvimento das capacidades técnicas da governança local em combater os impactos das mudanças climáticas.

A secretária-adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema, Lílian Ferreira dos Santos, destacou que a iniciativa fortalece o planejamento dos municípios para enfrentar eventos climáticos extremos e reduzir seus impactos sobre a população.

“Esse evento é importante para nós discutirmos a adaptação das cidades às mudanças climáticas, principalmente pensando em focos de escassez hídrica, risco de erosão e questão de queimadas. Nós trouxemos os municípios hoje para discutir, junto com o Ministério do Meio Ambiente, essa adaptação das cidades. Em Mato Grosso, dez municípios foram escolhidos como prioritários e oito deles já assinaram a carta de intenção. Inclusive, entregamos hoje esse certificado, que demonstra o interesse dos municípios em trabalhar de forma integrada com os órgãos estaduais e federais”, afirmou.

Leia Também:  Politec conta com sistema biométrico automatizado para a identificação de pessoas

A secretária-adjunta ressaltou que, além das ações voltadas à redução das mudanças climáticas, é fundamental preparar os municípios para responder aos seus efeitos.

“É importante que os municípios estejam preparados para casos como grandes enchentes ou grandes secas, eventos que podem afetar a população e impactar diretamente na qualidade de vida e na segurança das pessoas”, concluiu.

A oficina teve como principal objetivo orientar tecnicamente os municípios na estruturação da governança necessária para a elaboração dos planos municipais de adaptação à mudança do clima. Ao longo da programação, os participantes receberam orientações sobre a organização institucional do processo de planejamento e a articulação entre secretarias, conselhos e demais órgão locais.

O AdaptaCidades integra o Programa Cidades Verdes Resilientes, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério das Cidades (MCid). A iniciativa busca fortalecer as políticas públicas de adaptação e resiliência climática, promovendo a integração e a articulação entre governos, ampliando a capacidade técnica dos gestores públicos e apoiando a elaboração de planos locais para enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas.

Leia Também:  Governador e presidente do Cuiabá anunciam 5 mil ingressos gratuitos a estudantes do estado

*Com a supervisão da jornalista Clênia Goretth

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA