MATO GROSSO

Polícia Militar apreende 5,2 toneladas de drogas em Mato Grosso

Publicados

em

A Polícia Militar de Mato Grosso já apreendeu e retirou de circulação 5,2 toneladas de entorpecentes no ano de 2026, em todo o Estado. O número abrange o período entre janeiro e os primeiros dias do mês de maio, com dados de todos os 15 Comandos Regionais da PMMT.

Os números foram compilados pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe-PMMT) e divulgados nesta sexta-feira (8.5). No período, 1.580 suspeitos foram conduzidos por crimes de tráfico e associação para tráfico de drogas, representando um aumento de 26,2% em relação ao ano de 2025, que teve, na mesma época, 1.252 prisões.

No total de drogas apreendidas, a maior parte está na substância análoga a maconha, com 1.800 quilos apreendidos; seguido de pasta base de cocaína, com 1.748 quilos apreendidos. Também foram apreendidos 1.106 quilos de skank (supermaconha) e 544 quilos de cocaína, além de apreensões de crack e haxixe, somados em oito quilos.

Entre as ocorrências em destaque, as forças de segurança apreenderam 398 tabletes de diversos entorpecentes na cidade de Itaúba, em janeiro deste ano. As drogas estavam em uma carreta que transitava pela BR-163 e um homem foi preso em flagrante.

Leia Também:  Autor de violência doméstica foragido por roubo no Maranhão é preso em Lucas do Rio Verde

Já em Ribeirão Cascalheira, em março, quatro pessoas foram presas e 335 quilos de drogas apreendidos. Em abril, 229 quilos de maconha e supermaconha foram retirados de circulação, em Pontes e Lacerda. Nesta ocorrência, um homem, que transportava as drogas livremente em um veículo, foi preso em flagrante.

Últimas apreensões

Somente na primeira semana do mês de maio, quase meia tonelada de droga foi apreendida pela Polícia Militar. Em Pedra Preta, uma ação que reuniu equipes do 4º Comando Regional, Bope e Polícia Federal, apreendeu 250 quilos de cocaína que estavam escondidas em uma carga de colchões adulterados. Uma pessoa foi presa.

Em Rondonópolis, a Força Tática apreendeu 141 quilos de diversas drogas, após uma denúncia apurada em conjunto com o setor de inteligência. Também foram registradas apreensões de 36 quilos de pasta base de cocaína, em Nova Bandeirantes, e 33 quilos da mesma droga, em Várzea Grande.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destaca o empenho das equipes militares e o compartilhamento de informações entre as forças de segurança para o sucesso das apreensões de drogas e o enfrentamento às facções criminosas.

Leia Também:  SES e Unemat ofertam primeiro curso de enfermagem intercultural indígena do Brasil

“São grandes números de apreensões que devem ser destacados pelo trabalho ágil e eficiente dos nossos policiais militares com as apurações de denúncias e todo o contato com os setores de inteligência e também a integração com as demais forças de segurança estaduais e federais. São apreensões que reforçam o compromisso do combate às facções criminosas, fornecendo mais segurança à população e a tolerância zero a todo tipo de crime”, enfatiza.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%

Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais

Publicados

em

Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.

Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.

O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.

Leia Também:  SES e Unemat ofertam primeiro curso de enfermagem intercultural indígena do Brasil

Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram. 

Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.

Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.

A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.

Leia Também:  Polícia Civil prende em flagrante homem que invadiu trabalho da ex-mulher e tentou matá-la

RESULTADOS

A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período. 

Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.

A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA