MATO GROSSO
Polícia Civil prende homem por prática de estelionato tentado e uso de documento falso em Alto Taquari
A Polícia Civil prendeu um homem, de 20 anos, suspeito da prática dos crimes de estelionato tentado, uso de documento falso e condução de veículo com sinal identificador adulterado. A ação ocorreu em uma fazenda localizada na zona rural de Alto Taquari, nessa quarta-feira (11.3).
A prisão ocorreu após ação imediata da equipe da Delegacia de Polícia Civil de Alto Taquari, que recebeu denúncia anônima de que um indivíduo estaria em uma propriedade rural tentando carregar um caminhão com soja, utilizando uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possivelmente falsa. Segundo a denúncia, o documento continha inconsistências, como nome divergente, data de nascimento incorreta e número de CPF pertencente a outra pessoa.
Diante das informações, os policiais civis se deslocaram até a propriedade rural para averiguar os fatos. No local, os investigadores fizeram contato com o suspeito que, durante a abordagem, confessou estar utilizando documento falso, alegando não possuir habilitação.
Durante as diligências, o indivíduo informou ainda que teria sido orientado por terceiros a sair da cidade de Rondonópolis até Alto Taquari para carregar o caminhão com soja, devendo, posteriormente, retornar a Rondonópolis, onde a carga seria descarregada e retirada por outras pessoas.
Inicialmente, o suspeito apresentou-se aos funcionários da fazenda utilizando nome falso. Entretanto, após verificação realizada pelos policiais civis nos sistemas de consulta, constatou-se que os dados constantes na CNH apresentada não correspondiam à fotografia exibida, sendo o cadastro pertencente a um homem de idade avançada. Após novas averiguações, foi identificado o verdadeiro nome do suspeito, de 20 anos.
Durante a ocorrência, o investigado também informou que as placas do caminhão utilizado eram falsas, o que reforçou as suspeitas quanto à prática de crimes relacionados à fraude e adulteração de sinais identificadores de veículo.
Diante dos fatos, o suspeito foi preso, em flagrante, e conduzido à delegacia, onde foi apresentado à autoridade policial para a adoção das medidas legais cabíveis. Posteriormente, colocado à disposição da Justiça.
A Polícia Civil segue com as investigações, com o objetivo de identificar e responsabilizar outros possíveis envolvidos na ação criminosa, reforçando o compromisso da instituição no combate a fraudes e demais crimes que impactam o setor produtivo da região.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Sema promove primeira oficina do AdaptaCidades para fortalecer o planejamento climático dos municípios
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou, nesta terça-feira (30.6), a primeira Oficina para Estruturação da Governança da iniciativa AdaptaCidades em Mato Grosso. Promovido por meio da Coordenadoria de Mudanças Climáticas e REDD+, o encontro reuniu representantes de municípios mato-grossenses escolhidos para participar da iniciativa, que busca auxiliar na elaboração dos planos municipais de adaptação à mudança do clima.
Durante a abertura do evento, foram entregues certificados simbólicos aos representantes de oito municípios que aderiram à iniciativa, sendo eles Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Cárceres, Tangará da Serra, Vila Rica, Juina e Lucas do Rio Verde. Os certificados oficializam o compromisso das prefeituras com o desenvolvimento das capacidades técnicas da governança local em combater os impactos das mudanças climáticas.
A secretária-adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema, Lílian Ferreira dos Santos, destacou que a iniciativa fortalece o planejamento dos municípios para enfrentar eventos climáticos extremos e reduzir seus impactos sobre a população.
“Esse evento é importante para nós discutirmos a adaptação das cidades às mudanças climáticas, principalmente pensando em focos de escassez hídrica, risco de erosão e questão de queimadas. Nós trouxemos os municípios hoje para discutir, junto com o Ministério do Meio Ambiente, essa adaptação das cidades. Em Mato Grosso, dez municípios foram escolhidos como prioritários e oito deles já assinaram a carta de intenção. Inclusive, entregamos hoje esse certificado, que demonstra o interesse dos municípios em trabalhar de forma integrada com os órgãos estaduais e federais”, afirmou.
A secretária-adjunta ressaltou que, além das ações voltadas à redução das mudanças climáticas, é fundamental preparar os municípios para responder aos seus efeitos.
“É importante que os municípios estejam preparados para casos como grandes enchentes ou grandes secas, eventos que podem afetar a população e impactar diretamente na qualidade de vida e na segurança das pessoas”, concluiu.
A oficina teve como principal objetivo orientar tecnicamente os municípios na estruturação da governança necessária para a elaboração dos planos municipais de adaptação à mudança do clima. Ao longo da programação, os participantes receberam orientações sobre a organização institucional do processo de planejamento e a articulação entre secretarias, conselhos e demais órgão locais.
O AdaptaCidades integra o Programa Cidades Verdes Resilientes, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério das Cidades (MCid). A iniciativa busca fortalecer as políticas públicas de adaptação e resiliência climática, promovendo a integração e a articulação entre governos, ampliando a capacidade técnica dos gestores públicos e apoiando a elaboração de planos locais para enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas.
*Com a supervisão da jornalista Clênia Goretth
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPrefeitos de Campo Verde e Colíder declaram apoio a Virginia Mendes e Mauro Mendes durante lançamento de pré-candidaturas
-
POLÍTICA MT4 dias atrásNininho destaca legado de Mauro Mendes, destaca atuação de Virginia Mendes e defende gestão de Otaviano Pivetta
-
POLÍTICA MT2 dias atrás“Meu nome é Pedra 90”, diz Jaime Campos em vídeo de pré-campanha ao relembrar origem do apelido – veja o video
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro Mendes define convenção estadual do União Brasil para 4 de agosto – Convocação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWELLINGTON FAGUNDES DESTACA PARCERIA COM A IGREJA E DEFENDE GOVERNO HUMANIZADO DURANTE A 43ª CONEMAD-MT
-
ESPORTES5 dias atrásCopa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
