MATO GROSSO
Movimento Maio Amarelo 2023 alcança mais de 15 mil pessoas em todo Estado
Foram realizadas palestras em empresas, com foco em seus colaboradores, levando orientações sobre normas e condutas seguras no trânsito, riscos de ingestão de bebida alcoólica e direção e principais causas e consequências dos sinistros de trânsito.
Condutores, motociclistas e pedestres que circularam por avenidas de Cuiabá e Várzea Grande também receberam orientações sobre os cuidados no trânsito, como dirigir com prudência, atravessar na faixa de pedestre, respeitar a sinalização e semáforos nos Pit Stop Educativos, realizado pelo Detran com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.![]()
Na ação “Amigo da Rodada”, equipes do Detran, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Sistema Socioeducativo, Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança percorreram bares de Cuiabá e Várzea Grande abordando as pessoas nos estabelecimentos na intenção de sensibilizar sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção. As pessoas tiveram a oportunidade de fazer o teste do etilômetro e receberam orientações quanto às implicações legais àqueles que dirigem após o consumo de bebidas alcoólicas.
Também foram realizados diversos atendimentos a cidadãos em parceria com o Sest Senat, no Terminal Rodoviário de Cuiabá e em empresas de transporte de cargas.![]()
Foi realizado ainda um circuito de palestras, de forma simultânea, na Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá, por equipes do Detran, da coordenadoria de Ações Educativas, da Escola Pública de Trânsito, da Fiscalização; do Corpo de Bombeiros; Batalhão de Trânsito da Polícia Militar; Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); e Sistema Socioeducativo.
Entre os assuntos abordados estiveram: percepção de riscos no trânsito, normas de circulação e conduta, fatores de riscos que causam acidentes de trânsito, importância da sinalização de trânsito e de atravessar na faixa de pedestre, uso do cinto de segurança, riscos de ingerir bebida alcoólica e dirigir, de conduzir veículo sem possuir CNH, entre outros temas importantes para a construção de um trânsito mais seguro.
“O Movimento Maio Amarelo 2023 em Mato Grosso teve como maior objetivo colocar como pauta o tema segurança viária, chamando a atenção de todos os cidadãos e mobilizando a sociedade por meio de diversos segmentos para o engajamento nas ações e, desta forma, propagando a informação sobre a temática Educação para o Trânsito, tendo toda a amplitude que o tema merece”, destacou a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida.![]()
Segundo a coordenadora, a intenção foi que pessoas de todos perfis no trânsito (pedestre, passageiro, ciclista, motociclista e condutores de forma geral) observassem seu comportamento nas vias e despertasse o senso crítico para assim evitar mais sinistros de trânsito.
“Importante destacar também que as ações do movimento Maio Amarelo 2023 vieram ao encontro do que norteia o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). Muitas parcerias com instituições de cunho privado foram seladas conforme prevê o plano, o qual enfatiza que o poder coletivo global de organizações públicas e privadas devem adotar práticas de segurança no trânsito obtendo, desta maneira, a responsabilidade compartilhada, mitigando ações que impactam diretamente na conduta no trânsito”, enfatizou Gresiella.
Interior do Estado
No interior do Estado, foram realizadas 45 ações e 6.974 pessoas foram atendidas pelo movimento Maio Amarelo nos municípios de Cáceres, Alta Floresta, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Juína, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Nobres, Campo Verde, Rondonópolis, Primavera do Leste, Diamantino e São Félix do Araguaia.![]()
As Ciretrans, com apoio da Polícia Militar das localidades, realizaram diversas palestras educativas em empresas, Pit Stop orientativo nas principais avenidas das cidades e também a ação educativa “Amigo da Rodada” em bares e restaurantes das cidades, levando informações na intenção de chamar a atenção da sociedade sobre a importância do cuidado e atenção no trânsito para a redução de sinistros.
“Este ano estivemos em muitas ações conjuntas com as forças de segurança e dando apoio às Ciretrans no interior. O resultado foi muito satisfatório e ainda continuará durante todo o ano de 2023, na realização de ações que gerem resultados efetivos em prol de um trânsito mais seguro”, finalizou Gresiella Almeida.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra investigados por estupro de vulnerável em Cuiabá
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta segunda-feira (18.5), a Operação Marco Zero, para cumprir ordens judiciais contra investigados pelo crime de estupro de vulnerável. A ação foi deflagrada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil.
Na operação, são cumpridos 18 mandados de prisão preventiva expedidos pela 14ª Vara Criminal, após análise e parecer favorável da 27ª Promotoria Criminal, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica).
Os mandados são cumpridos em Cuiabá, além de alvos localizados nos estados de Pernambuco e Mato Grosso do Sul. A ação se consolida como a maior da Região Metropolitana de Cuiabá em número de prisões preventivas cumpridas relacionadas a crimes de abuso sexual infantojuvenil.
O cumprimento das ordens judiciais conta com o apoio da Diretoria Metropolitana, da Diretoria Regional de Cuiabá, da Diretoria Regional de Várzea Grande, da Diretoria de Atividades Especiais e da Coordenadoria de Enfrentamento ao Crime Organizado (Cecor), além de unidades policiais dos estados de Pernambuco e Mato Grosso do Sul, por meio da DPCA de Recife (PE) e do GOI de Campo Grande (MS), que atuam no cumprimento simultâneo das ordens judiciais.
Segundo o delegado titular da Deddica, Ramiro Mathias Ribeiro Queiroz, as investigações reuniram elementos robustos que subsidiaram os pedidos de prisão preventiva ao Poder Judiciário, demonstrando a gravidade dos crimes apurados e a necessidade de resguardar as vítimas, bem como garantir a aplicação da lei penal.
“O trabalho da Polícia Civil no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é prioridade absoluta, destacando a importância da denúncia e da atuação integrada da rede de proteção”, destacou o delegado.
Nome da operação
A operação foi denominada “Marco Zero” por representar um momento histórico para a Deddica, sendo a primeira grande ação, com elevado número de prisões preventivas de abusadores, desenvolvida a partir de investigações conduzidas integralmente pela própria unidade especializada.
O enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é prioridade permanente da instituição, reforçando a importância da denúncia e da atuação integrada da rede de proteção.
Maio Laranja
Integrando as ações da Campanha Maio Laranja, a ofensiva ocorre na data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida em memória ao caso de Araceli Crespo, sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), quando tinha apenas 8 anos de idade.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásA vida adiada
-
POLÍTICA MT4 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
Várzea Grande4 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásAcordo começa a valer e Brasil amplia exportações de carne e cachaça com tarifa zero
