MATO GROSSO

Médicos veterinários do Indea participam de capacitação sobre sanidade animal

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) promove, a partir desta terça-feira (12.09), três dias de capacitação a cerca de 150 profissionais que atuam no órgão certificador da sanidade animal do Estado. O treinamento será realizado no auditório da Receita Federal, em Cuiabá.

A capacitação ocorre nos períodos matutino e vespertino, e contará com 25 palestras técnicas que visam o aprimoramento dos conhecimentos dos médicos veterinários, na área de sanidade animal.

A palestra de abertura abordará a “Educação Sanitária: Ferramenta indispensável da Defesa Agropecuária”, com a especialista em educação sanitária do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Terezinha Cléa Signorini. Em seguida, a consultora nacional de nutrição de bovinos de corte e médica veterinária Daniele Chefer falará sobre o assunto ‘Bem-estar animal’.

A “Experiência do Espírito Santo no enfrentamento da influenza aviária” será tema da palestra do coordenador de Sanidade Avícola do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF-ES), Leandro Marinho. Depois, o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves, Luizinho Caron, abordará “Biosseguridade em criações comerciais de aves e suínos”.

A programação segue com Fernando Ferreira, professor titular da Universidade de São Paulo (USP), que irá falar sobre a “Situação da influenza aviária em aves do Brasil e os critérios para a vigilância adotados pelo serviço veterinário oficial”. Depois dele, a médica veterinária e fiscal do Indea Daniella Schettino vai apresentar “Os modelos epidemiológicos para informar o desenho e avaliação de planos oficiais para vigilância baseada em riscos de febres hemorrágicas dos suínos”.

Leia Também:  Polícia Civil prende dois foragidos da Justiça em Comodoro

O ciclo de palestras do primeiro dia encerra com Marcelo Luiz Barros, fiscal do Indea, que abordará a “Análise retrospectiva de benefício-custo do controle de brucelose bovina em Mato Grosso: 2003 a 2014”.

Confira abaixo a programação para o segundo e terceiro dia de capacitação.

Quarta-feira (13):

  • “Biologia de Morcegos”, ministrada pelo biólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Rogério Rossi;
  • “Análise da Etapa de Atualização de Estoques”, pela médica veterinária e fiscal do Indea Ana Beatriz Castilho;
  • “Doenças de Notificação Obrigatória em Animais Aquáticos”, ministrada por Henrique Cesar Pereira Figueiredo, coordenador do Laboratório de Doenças de Animais Aquáticos (Aquavet) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • “Jornada do Desenvolvimento: missão, visão e valores do serviço de defesa agropecuária” e “A importância da Gestão da Ética no Serviço Público”, com Isabel Thommen Sartor, fiscal do Indea, integrante do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados;
  • “Invasão e controle populacional do javali: Implicações em defesa sanitária animal e saúde Única”, com a pesquisadora da Embrapa de Santa Catarina (SC) Virgínia Santiago Silva;
  • “Avaliação e proposta de reestruturação dos sistemas de vigilância epidemiológica da febre aftosa para Mato Grosso”, ministrada pela fiscal do Indea e médica veterinária Ana Carolina Schmidt
  • “Genotipagem de amostras positivas para raiva em Mato Grosso e Rondônia, captura e identificação de morcego hematófogo em Paranaíta (MT)”, com a fiscal do Indea e médica veterinária Maria Fernanda Pimentel.
Quinta-feira (14):
  • “Atendimento inicial em emergência zoossanitárias – complementos para o diagnóstico diferencial”, com Edson Colodel, professor da UFMT;
  • Mesa redonda com debates de casos: coccidiose, diarreia viral bovina, rinite atrófica e mortandade de abelhas;
  • “Avaliação Clínica no Diagnóstico de Mormo”, palestra com Flávio Gomes de Oliveira, do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do Rio Grande do Sul (RS) e assessor especial do Governo de RS;
  • “Ações de vigilância em Sanidade das Abelhas”, com Ana Maria Mitidiero, presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de Santa Catarina (SC);
  • “Estratégia de ação para vigilância veterinária e fiscalização do transito na área de vigilância de fronteira com a Bolívia”, com a médica veterinária e fiscal do Indea Josiane Silva;
  • “Análise dos componentes do sistema de vigilância para a febre aftosa no ano de 2022”, com a fiscal do Indea Ana Carolina Schmidt;
  • “Estratégia de ação unificada – vigilância baseada no risco”, com Ana Carolina Schmidt.
Leia Também:  Loja do Artesanato de MT arrecada mais de R$ 45 mil em vendas

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Sorteio do Nota MT distribui R$ 900 mil em prêmios nesta quinta-feira (14)

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  MT aplica R$ 1,1 bilhão em multas ambientais nos primeiros sete meses de 2023

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA