MATO GROSSO

Mato Grosso intensifica ofensiva contra o narcotráfico internacional em parceria com Rondônia e Acre

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) assinou nesta quinta-feira (11.9), com os estados de Rondônia e Acre, um termo de cooperação que amplia a integração entre as forças de segurança para combater a criminalidade e o narcotráfico internacional. A ação integra o programa Tolerância Zero contra às Facções Criminosas do Governo de MT.

O acordo assinado pelos secretários de Segurança Pública dos três estados prevê a criação de um protocolo seguro para compartilhamento de imagens de videomonitoramento, dados criminais e relatórios operacionais e de inteligência, para garantir mais agilidade e eficiência nas ações. A iniciativa também prevê o fortalecimento de operações conjuntas em áreas de fronteira, além do intercâmbio de conhecimento e capacitação profissional dos servidores.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou que o termo de cooperação fortalece o trabalho das forças policiais nos três estados e na região de fronteira, para combater o tráfico de drogas e descapitalizar as facções criminosas. “Essa ação visa combater o narcotráfico internacional. Em Mato Grosso, fazemos a defesa do Estado e também do Brasil, porque o tráfico é um mal que assola a sociedade e utiliza os três estados como passagem para entorpecentes que seguem para outros estados e até mesmo para outros países, como Estados Unidos e Europa. E esse trabalho não é feito sozinho, temos equipes especializadas, o Gefron, as equipes de inteligência e o Vigia Mais Mato Grosso, que tem auxiliado muito na região de fronteira”, afirmou.

Roveri afirmou ainda que o Vigia Mais MT será integrado aos dois estados para leitura de placas e recuperação de veículos roubados e furtados. “Junto com a inteligência artificial e a policial, é possível verificar rotas de acesso dos veículos que circulam pelos três estados, emitindo alertas em casos suspeitos, para que possamos fazer a abordagem e a verificação. Há todo um trabalho de tecnologia, inteligência policial e de campo dos nossos estados. Os três estados possuem o Gefron, e trocamos informações de inteligência e operacionais que garantem a segurança nas fronteiras estaduais e internacionais”, declarou.

Leia Também:  Empreendedores de MT selecionados em etapa estadual da Expo Favela participam de feira em SP


Assinatura do termo ocorreu na sede da Sesp, no Centro Político Administrativo.

O secretário de Segurança de Rondônia, coronel Felipe Vital, afirmou que a cooperação entre os estados já era realizada e que agora o trabalho de inteligência e tecnologia será ampliado. “Rondônia, Acre e Mato Grosso seguem avançando e já se tornam modelo para outros estados. Esse é o resultado de uma resposta rápida e efetiva, da otimização do trabalho das forças de segurança, com inteligência, integração e tecnologia. Só temos a agradecer e tenho certeza de que, a partir de hoje, avançaremos ainda mais”.

O gestor também ressaltou a importância do Vigia Mais MT. “A apresentação do programa Vigia Mais MT nos abriu um leque de possibilidades e, certamente, vamos adotar essa ideia para fortalecer ainda mais a integração. Com o reconhecimento de placas, por exemplo, se um carro roubado no Acre entrar em Rondônia e seguir para Mato Grosso, teremos essa informação em tempo real, e o mesmo vale no sentido inverso. Isso vai otimizar o trabalho das forças de segurança e, principalmente, beneficiar a população. Só temos a agradecer por essa parceria”.

Leia Também:  Polícia Militar apreende 50 porções de entorpecentes em Alta Floresta

Para o secretário adjunto de Segurança Pública do Acre, Evandro Bezerra, os três estados enfrentam problemas semelhantes relacionados à segurança nas fronteiras e, com este novo termo, a população é a principal beneficiada. “Nós, que fazemos parte da Amazônia Legal e compartilhamos divisas, assim como Mato Grosso, que também faz fronteira com Rondônia, somos diretamente impactados por questões como o narcotráfico e o roubo de veículos nessa região. Trata-se de um corredor que passa pelo Acre, Bolívia e Peru, e que deságua aqui em Mato Grosso. Nossa intenção ao vir hoje foi conhecer de perto e verificar especialmente o programa Vigia Mais Mato Grosso, que é extremamente relevante e tem apresentado excelentes resultados. Queremos levar essa experiência para o Acre, implementar parcerias voltadas ao fortalecimento da inteligência, da tecnologia e da integração entre os estados”, afirmou.

Com a parceria, o Acre coloca à disposição de Mato Grosso suas novas ferramentas. “Adquirimos recentemente dois VANTs (veículos aéreos não tripulados), capazes de realizar vigilância de fronteira em uma faixa de até 250 quilômetros por mais de 12 horas. Essa é uma tecnologia importante, que também estará disponível dentro do acordo de cooperação. Com isso, os estados ganham no combate direto à criminalidade e, sobretudo, quem ganha é a sociedade da nossa região amazônica”, acrescentou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Civil prende homem por furtar loja e usar cartão de vítima em Várzea Grande

Policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande prenderam em flagrante um homem, de 36 anos, pelo crime de furto qualificado, na manhã de segunda-feira (20.4).

A vítima compareceu à Derf de Várzea Grande para registrar um boletim de ocorrência e relatou que os suspeitos invadiram a sua loja e subtraíram diversos produtos e um cartão bancário.

Conforme o comunicante, após o furto qualificado pelo rompimento de obstáculo, um suspeito passou a utilizar o cartão bancário da vítima em diversos estabelecimentos comerciais.

Diante das informações, a equipe da Derf passou a apurar o crime. Com base nas imagens de um estabelecimento comercial, entre outras diligências, foi possível identificar o suspeito usando o cartão da vítima.

Os policiais civis conseguiram localizar o investigado. Abordado, ele confessou que havia efetuado as compras com o referido cartão de crédito.

Em seguida, o homem foi conduzido à Derf de Várzea Grande, interrogado e autuado em flagrante delito por furto qualificado pela fraude em continuidade delitiva, já que havia utilizado o cartão da vítima por diversas vezes consecutivas.

Leia Também:  Secretários definem ações pelo desenvolvimento da Amazônia Legal que serão apresentadas aos governadores

Após a confecção dos autos, o preso foi encaminhado à audiência de custódia e colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA