MATO GROSSO

Hospital Regional de Sinop promove conscientização sobre câncer de mama para servidoras

O Hospital Regional de Sinop, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), reuniu servidoras, nesta segunda e terça-feira (20 e 21.10), para participação no encontro “Garra e Coração para se Cuidar”, alusivo à campanha Outubro Rosa.

O objetivo do evento foi promover saúde para os profissionais que atuam na unidade, por meio de palestras sobre autocuidado.

O encontro de sensibilização é parte do projeto de extensão “Ninho do Cuidado”, executado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que realiza o trabalho de promoção da saúde materno-infantil, com a participação de estudantes.

Segundo o diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Carlos Alencar, a ação é importante para fortalecer o cuidado com a saúde da mulher, sobretudo durante o mês do Outubro Rosa.

“Foi um encontro de acolhimento, aprendizado e conscientização sobre a importância da prevenção e do autocuidado para a detecção precoce do câncer de mama”, explicou o diretor.

O evento teve como palestrantes as professoras, Alice Nespolo e Priscilla Modes, e a mestranda, Daniele Medeiros. A equipe do projeto realizou dinâmicas e uma roda de conversa sobre experiências de vida.

Leia Também:  Penitenciária Feminina recebe veículo adaptado para atendimento de mulheres grávidas e com deficiência

O enfermeiro responsável pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital Regional de Sinop, Gleisson Barboza, contou que a parceria com o projeto da UFMT começou no Agosto Dourado de 2024, e tem sido cada vez mais ativa.

“Este é o momento de cuidar de quem cuida, que são esses profissionais da saúde, servidores desta unidade que sempre estão de prontidão para acolher e prestar o melhor atendimento aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]”, informou Barboza.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Defesa Civil destaca importância do plano de ação de emergência em simpósio estadual

A Defesa Civil de Mato Grosso participou, nesta quinta-feira (23.10), do 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens, realizado em Cuiabá, destacando a atuação da instituição para a gestão de riscos e prevenção de desastres envolvendo barragens no Estado.

A apresentação foi realizada pelo superintendente de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, que apontou os processos de análise dos Planos de Ação de Emergência (PAE) e o trabalho de visitas técnicas para verificação da sinalização das rotas de fuga, pontos de encontro e sistemas de alarme.

Também foram ressaltadas a importância da capacitação dos colaboradores e da população localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS) e a realização de exercícios simulados para as ações de prevenção.

“A segurança de barragens é uma pauta fundamental dentro da Política Estadual de Proteção e Defesa Civil, porque estamos discutindo como trabalhar de forma mais eficiente na gestão de risco e desastre, tendo em vista que esse tipo de emergência tem um potencial muito elevado de causar danos ao meio ambiente e, principalmente, à população que está dentro da zona de autossalvamento”, destacou o superintendente.

Leia Também:  Inscrições para novos alunos nas escolas estaduais militares começam nesta sexta (30)

Simpósio estadual

O 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em parceria com o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (Ibape-MT) entre os dias 22 e 24 de outubro, no auditório da OAB-MT, em Cuiabá.

E o evento foi voltado aos profissionais de meio ambiente, estudantes, empreendedores e demais interessados, com objetivo de fortalecer a integração entre os órgãos públicos, entidades técnicas e o setor privado na gestão de riscos e na prevenção de desastres envolvendo barragens no Estado.

Entre os temas abordados estiveram projetos; mudanças climáticas; problemas relacionados às barragens existentes; plano de segurança, ação e emergência; estudos de ruptura, ações da Defesa Civil no Estado e fiscalização de barragem pela Sema.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA