MATO GROSSO
Hospital Estadual Santa Casa realizou atendimento preventivo em 20 homens com deficiência auditiva
Durante todo o mês de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza ações referentes à campanha Novembro Azul nos hospitais do Estado, com o objetivo de conscientizar, especialmente os homens, sobre o câncer de próstata e incentivar o autocuidado e a realização de exames preventivos.
O Hospital Estadual Santa Casa, juntamente com a Superintendência Estadual das Pessoas com Deficiência do Governo de Mato Grosso e a Central de Intérprete de Libras (CIL), através da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), ofertou 20 consultas para pacientes com deficiência auditiva em Cuiabá.
As consultas foram ofertadas na especialidade de urologia com foco em exames preventivos para o rastreamento de câncer de próstata.
“O Hospital Estadual Santa Casa está sempre em busca de promover a inclusão e a integração desses pacientes na campanha. É de extrema importância para auxiliar na prevenção do câncer de próstata que, se descoberto precocemente, tem até 90% de chance de cura. Incentivar os homens na realização do exame nem sempre é fácil, e detectar e tratar o câncer de próstata precocemente pode salvar vidas”, explicou a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil, representando 29% dos casos de câncer. Ele fica atrás apenas dos casos de câncer de pele, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
“A parceria da Santa Casa com a Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência acontece desde 2019 e as consultas foram realizadas para garantir que os homens com deficiência auditiva pudessem ter o acesso a uma consulta com especialista nesse mês”, acrescentou a superintendente de Promoção e Articulação das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência do Governo de Mato Grosso, Tais Augusta de Paula.
Sobre o câncer de próstata
O Ministério da Saúde orienta que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, a recomendação é que inicie o acompanhamento a partir dos 45 anos.
Entre os principais sintomas do câncer de próstata, está a dificuldade para urinar, a sensação de bexiga cheia mesmo depois de ir ao banheiro, a diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen.
Muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Homens, que apresentarem qualquer um desses sinais, devem procurar um urologista, médico especialista em saúde masculina.
A prevenção para esse tipo de câncer também pode ser feita através de hábitos saudáveis como a uma alimentação rica em fibras e cereais, evitando alimentos gordurosos e de origem animal, e a prática regular de exercícios físicos de no mínimo 30 minutos diários.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Dupla é presa em flagrante após arrombar e furtar empresa em Rondonópolis
Suspeitos foram localizados em endereços diferentes e estavam com celulares e uma motocicleta apontada como usada na ação
A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (23), dois homens, de 35 e 33 anos, investigados por furto qualificado ocorrido durante a madrugada no bairro Monte Líbano, em Rondonópolis, a 216 km de Cuiabá.
A ocorrência foi comunicada à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) ainda pela manhã, depois que uma funcionária chegou ao estabelecimento e encontrou o portão frontal arrombado e uma das folhas de vidro da janela do escritório retirada.
Após o registro, a equipe policial iniciou as diligências para identificar os envolvidos e tentar recuperar os objetos levados. Durante a investigação, os dois suspeitos foram localizados em endereços diferentes, sendo um no bairro Pindorama e outro na Vila Operária.
Com os investigados, os policiais apreenderam aparelhos celulares e uma motocicleta apontada como possível veículo utilizado na ação. Um dos homens também apresentava uma lesão na mão direita, aparentemente provocada por material cortante.
Segundo a Polícia Civil, o ferimento era compatível com os danos encontrados nos vidros do imóvel e foi considerado como um dos elementos durante a apuração. As diligências reuniram ainda indícios de uma possível participação conjunta dos dois investigados.
Diante da situação de flagrante, os homens receberam voz de prisão e foram encaminhados à unidade policial, juntamente com os materiais apreendidos.
A investigação continua para esclarecer a participação individual de cada suspeito e verificar a eventual recuperação dos objetos subtraídos.
-
MATO GROSSO7 dias atrásConselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
-
TCE MT6 dias atrásCrise no TCE-MT se agrava após confronto entre conselheiros e Sérgio Ricardo
-
MATO GROSSO6 dias atrásPGR cobra novamente manifestação de MT sobre bens oferecidos por Silval para quitar delação
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós fazer vídeo sobre “melancia”, foto do passado esquerdista de Medeiros vem à tona; de camisa vermelha, no antigo PPS candidato discursava no palanque de Percival Muniz – veja fotos
-
MATO GROSSO5 dias atrásDupla é presa em flagrante após arrombar e furtar empresa em Rondonópolis
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Wellington propõe avanço da bioenergia com foco em empregos e industrialização de MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásFilhote de onça-pintada é flagrada por câmeras enquanto explora área de preservação em MT
-
ESPORTES6 dias atrásSeleção faz treino com time completo antes do duelo contra a Austrália
