MATO GROSSO

Governo do Estado inicia obras de revitalização do Parque Zé Bolo Flô

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) iniciou nesta semana a primeira etapa das obras de revitalização e urbanização do Parque Estadual Zé Bolo Flô, em Cuiabá. O projeto arquitetônico inclui melhorias nas estruturas de segurança, acessibilidade e paisagísticas.

Serão realizadas a revitalização das pistas de caminhadas e da praça central, expansão das vagas de estacionamento, modernização da iluminação, fechamento perimetral do parque com gradil e instalação de portões de acesso e a elaboração de projeto de mobiliário urbano, com instalação de bancos, lixeiras e outros elementos de conforto e acessibilidade.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destaca que o projeto arquitetônico foi elaborado com recursos de conversão de multa e a execução da obra está sendo viabilizada por meio de valores obtidos com compensação ambiental.

“As obras foram divididas em duas etapas. A primeira está centralizada em melhorias das estruturas básicas de segurança. Na segunda, teremos a implementação dos novos equipamentos, obras de arte e uma linda praça no centro da unidade de conservação”, adiantou a secretária.

Leia Também:  Casal empreende junto e alavanca negócio com apoio da Desenvolve MT

Segundo ela, a previsão é de que a primeira etapa seja concluída no prazo de cinco meses. No decorrer da execução das obras poderá ocorrer o fechamento parcial ou total da unidade, mas a população será avisada previamente. A expectativa é de que o projeto total de revitalização seja concluído até o final do ano que vem.

De acordo com a superintendente de Mudanças Climáticas e de Biodiversidade da Sema, Sanny Saggin, a primeira etapa da obra está orçada em R$ R$ 5.035.071,00. O termo de referência da segunda fase já está pronto e as duas etapas serão executadas pela empresa Rumo S/A, em cumprimento a termo de compromisso de compensação ambiental. O Parque Estadual Zé Bolo Flô ocupa uma área de aproximadamente 66 hectares.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Defesa Civil destaca importância do plano de ação de emergência em simpósio estadual

A Defesa Civil de Mato Grosso participou, nesta quinta-feira (23.10), do 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens, realizado em Cuiabá, destacando a atuação da instituição para a gestão de riscos e prevenção de desastres envolvendo barragens no Estado.

A apresentação foi realizada pelo superintendente de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, que apontou os processos de análise dos Planos de Ação de Emergência (PAE) e o trabalho de visitas técnicas para verificação da sinalização das rotas de fuga, pontos de encontro e sistemas de alarme.

Também foram ressaltadas a importância da capacitação dos colaboradores e da população localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS) e a realização de exercícios simulados para as ações de prevenção.

“A segurança de barragens é uma pauta fundamental dentro da Política Estadual de Proteção e Defesa Civil, porque estamos discutindo como trabalhar de forma mais eficiente na gestão de risco e desastre, tendo em vista que esse tipo de emergência tem um potencial muito elevado de causar danos ao meio ambiente e, principalmente, à população que está dentro da zona de autossalvamento”, destacou o superintendente.

Leia Também:  Estado rescinde com Consórcio BRT e já trabalha com solução para continuar obra

Simpósio estadual

O 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em parceria com o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (Ibape-MT) entre os dias 22 e 24 de outubro, no auditório da OAB-MT, em Cuiabá.

E o evento foi voltado aos profissionais de meio ambiente, estudantes, empreendedores e demais interessados, com objetivo de fortalecer a integração entre os órgãos públicos, entidades técnicas e o setor privado na gestão de riscos e na prevenção de desastres envolvendo barragens no Estado.

Entre os temas abordados estiveram projetos; mudanças climáticas; problemas relacionados às barragens existentes; plano de segurança, ação e emergência; estudos de ruptura, ações da Defesa Civil no Estado e fiscalização de barragem pela Sema.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA