MATO GROSSO

Governo de MT realiza Encontro Regional com Líderes Comunitários nesta quarta-feira (07)

O Governo de Mato Grosso realiza, nesta quarta-feira (07.06), o Encontro Regional com Líderes Comunitários, em alusão ao Dia Estadual do Líder Comunitário, comemorado no dia 2 de junho. O evento, voltado às lideranças da Baixada Cuiabana, faz parte do Programa SER Família Comunitário, e contará com a presença da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.

O Encontro tem como objetivo promover a aproximação entre o Governo e o Terceiro Setor, e é uma realização da Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc), por meio da Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários, sob gestão do secretário adjunto Édio Martins Souza, com apoio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf).

O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, localizado no bairro Coxipó, em Cuiabá, a partir das 13h, com o credenciamento. A abertura do evento será às 14 horas, com a apresentação do Instituto Ciranda. Em seguida, haverá uma apresentação da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Guilherme Maluf fará uma palestra institucional, a partir das 15 horas, com o tema “O líder comunitário e o seu papel na comunidade”. Após intervalo para coffee break, será a vez do diretor do Senai-MT, Carlos Braguini, palestrar sobre o papel do “líder multiplicador”.

Leia Também:  Polícia Civil prende em Cuiabá autor de furtos em Sinop que causaram mais de R$ 30 mil em prejuízo às vítimas

O fechamento do evento será realizado com a fala do governador Mauro Mendes, às 16h45. Posterior a ela, serão entregues os certificados aos líderes comunitários que participaram do evento.

Serviço
Encontro Regional com Líderes Comunitários

Data: Quarta-feira (07.06)
Horário: A partir das 13h
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso – Rua Antônio Dorilêo, 1.100, Coxipó – Cuiabá/MT

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Projeto “Um Conto em Cada Canto” leva histórias populares a comunidades de Cuiabá

Com apresentações gratuitas de contação de histórias em centros de convivência e espaços culturais, a 2ª edição do projeto Um Conto em Cada Canto teve início nesta sexta-feira (8.5) e segue até 22 de maio, em diferentes pontos da Capital. Além de atender os públicos de cada ponto selecionado, o público externo também pode assistir.

A iniciativa é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), selecionada no edital Literatura em Cena, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), e conta com apoio das instituições e espaços culturais das apresentações.

O projeto é um encontro de dois artistas que atuam na valorização das narrativas populares e da tradição oral: os narradores de história e escritores Alicce Oliveira, de Cuiabá, e João Luiz do Couto, de Barra do Garças.


Alicce apresenta o espetáculo “Contos e Lendas de Mato Grosso”, que se propõe a narrar histórias do Estado, enquanto João encena o “O Tempero da Vovó”, inspirado em memórias familiares como elemento narrativo.

Leia Também:  Câmara Temática da Sesp discute ações para combater a violência contra a mulher

A iniciativa irá chegar ao Quintal de Dona Domingas (Flor Ribeirinha), na Comunidade São Gonçalo Beira Rio, e aos centros de convivência “Padre Firmo Pinto Duarte”, no bairro Dom Aquino, e “Aidee Pereira do Nascimento”, no bairro Novo Horizonte.

A proposta é aproximar públicos diversos de histórias que atravessam gerações, fortalecendo vínculos culturais e sociais por meio da escuta e da partilha.

“A contação de história, nossa paixão, é mais que uma linguagem das artes cênicas. É levar literatura, teatro, encantamento para o público, nesse momento acolhedor de olho no olho. Contar histórias é tocar corações”, diz Alicce.


Acessibilidade

“Um Conto em Cada Canto” também incorpora recursos de acessibilidade. As apresentações contam com interpretação em Libras, voltadas para pessoas surdas ou com baixa audição. A equipe do projeto também participou da formação “Acessibilidade cultural e atitude inclusiva”, que abordou as formas distintas de promover a acessibilidade, além de orientar para uma atitude anticapacitista.

Orientada pelas formas de atuação na acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal, a produção decidiu por entregar, a cada um dos espaços que acolherão as apresentações, um kit com duas placas em braille para banheiros, seis capas para assentos prioritários e 25 adesivos de acessibilidade universal.

Leia Também:  Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas

Serviço
Um Conto em Cada Canto – 2ª edição
De 8 a 22 de maio de 2026, em Cuiabá
Entrada gratuita – aberto ao público externo

15/05 (sexta), às 9h
Espetáculo: Contos e Lendas de Mato Grosso, com Alicce Oliveira
Local: Quintal da Dona Domingas (Flor Ribeirinha), comunidade São Gonçalo Beira Rio

21/05 (quinta), às 9h
Espetáculo: O Tempero da Vovó, com João Luiz do Couto
Local: Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Pinto Duarte, bairro Dom Aquino

22/05 (sexta), às 8h30
Espetáculo: Tempero da Vovó, com João Luiz do Couto
Local: Centro de Convivência Intergeracional Aidee Pereira do Nascimento (Rua Flamengo, s/n Novo Horizonte)

Com informações da Assessoria

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA