MATO GROSSO
Fórum da Agricultura Familiar e Turismo Rural será destaque na FIT Pantanal
O Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural do Vale do Rio Cuiabá tem início nesta quinta-feira (5.6), às 7h, com o credenciamento dos participantes.
As palestras serão realizadas até o dia 7 de junho, no Auditório das Flores, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento integra a programação da Feira da Agricultura Familiar e Turismo Rural (FEAFTUR), dentro da programação da FIT Pantanal 2025, uma realização do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assisténcia e Extensão Rural (Empaer), com apoio do Sebrae.
A iniciativa tem como objetivo promover o debate e a construção de propostas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e do turismo rural na região do Vale do Rio Cuiabá, reunindo gestores públicos, produtores, pesquisadores, técnicos, lideranças comunitárias e representantes do terceiro setor.
Durante os dois primeiros dias, o fórum será dividido em painéis temáticos e rodas de conversa que abordarão desde a caracterização do território, infraestrutura, logística e sustentabilidade hídrica, até políticas públicas, geração de renda, turismo rural, agroindústrias e associativismo.
No sábado (7.6), o encontro será encerrado com a apresentação dos resultados das discussões e a construção colaborativa do relatório final. A programação também inclui a leitura da “Carta do Fórum”, que reunirá os principais encaminhamentos e propostas para o fortalecimento territorial da agricultura familiar.
FIT Pantanal
A abertura da FIT Pantanal 2025 acontece nesta quinta-feira (5.6), às 17h, no Centro de Eventos do Pantanal, com programação até o dia 8 de junho. A entrada é gratuita e a agenda é ampla e estratégica, voltada à valorização do turismo sustentável, ao fortalecimento da agricultura familiar e à integração regional em Mato Grosso. Com o tema “Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável”, o evento contará com rodadas de negócios, fóruns, oficinas, palestras, feiras, programação artística e cultural, além da rica gastronomia regional.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Sema promove primeira oficina do AdaptaCidades para fortalecer o planejamento climático dos municípios
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou, nesta terça-feira (30.6), a primeira Oficina para Estruturação da Governança da iniciativa AdaptaCidades em Mato Grosso. Promovido por meio da Coordenadoria de Mudanças Climáticas e REDD+, o encontro reuniu representantes de municípios mato-grossenses escolhidos para participar da iniciativa, que busca auxiliar na elaboração dos planos municipais de adaptação à mudança do clima.
Durante a abertura do evento, foram entregues certificados simbólicos aos representantes de oito municípios que aderiram à iniciativa, sendo eles Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Cárceres, Tangará da Serra, Vila Rica, Juina e Lucas do Rio Verde. Os certificados oficializam o compromisso das prefeituras com o desenvolvimento das capacidades técnicas da governança local em combater os impactos das mudanças climáticas.
A secretária-adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema, Lílian Ferreira dos Santos, destacou que a iniciativa fortalece o planejamento dos municípios para enfrentar eventos climáticos extremos e reduzir seus impactos sobre a população.
“Esse evento é importante para nós discutirmos a adaptação das cidades às mudanças climáticas, principalmente pensando em focos de escassez hídrica, risco de erosão e questão de queimadas. Nós trouxemos os municípios hoje para discutir, junto com o Ministério do Meio Ambiente, essa adaptação das cidades. Em Mato Grosso, dez municípios foram escolhidos como prioritários e oito deles já assinaram a carta de intenção. Inclusive, entregamos hoje esse certificado, que demonstra o interesse dos municípios em trabalhar de forma integrada com os órgãos estaduais e federais”, afirmou.
A secretária-adjunta ressaltou que, além das ações voltadas à redução das mudanças climáticas, é fundamental preparar os municípios para responder aos seus efeitos.
“É importante que os municípios estejam preparados para casos como grandes enchentes ou grandes secas, eventos que podem afetar a população e impactar diretamente na qualidade de vida e na segurança das pessoas”, concluiu.
A oficina teve como principal objetivo orientar tecnicamente os municípios na estruturação da governança necessária para a elaboração dos planos municipais de adaptação à mudança do clima. Ao longo da programação, os participantes receberam orientações sobre a organização institucional do processo de planejamento e a articulação entre secretarias, conselhos e demais órgão locais.
O AdaptaCidades integra o Programa Cidades Verdes Resilientes, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério das Cidades (MCid). A iniciativa busca fortalecer as políticas públicas de adaptação e resiliência climática, promovendo a integração e a articulação entre governos, ampliando a capacidade técnica dos gestores públicos e apoiando a elaboração de planos locais para enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas.
*Com a supervisão da jornalista Clênia Goretth
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPrefeitos de Campo Verde e Colíder declaram apoio a Virginia Mendes e Mauro Mendes durante lançamento de pré-candidaturas
-
POLÍTICA MT2 dias atrás“Meu nome é Pedra 90”, diz Jaime Campos em vídeo de pré-campanha ao relembrar origem do apelido – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásNininho destaca legado de Mauro Mendes, destaca atuação de Virginia Mendes e defende gestão de Otaviano Pivetta
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro Mendes define convenção estadual do União Brasil para 4 de agosto – Convocação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira
-
POLÍTICA MT3 dias atrásWELLINGTON FAGUNDES DESTACA PARCERIA COM A IGREJA E DEFENDE GOVERNO HUMANIZADO DURANTE A 43ª CONEMAD-MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT homenageia colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá
