MATO GROSSO
Escola Pública de Trânsito encerra o ano com 2.305 certificados emitidos e cerca de 112 mil horas de capacitação
Ao longo de 2025, a Escola Pública de Trânsito do Detran-MT realizou 112.112 horas de capacitação, gerando 2.305 certificados. As ações alcançaram 104 municípios do Estado demostrando a expansão da oferta de cursos, fortalecimento das parcerias institucionais e a modernização da infraestrutura voltada ao ensino em segurança viária.
Foram realizados oito cursos distribuídos em 13 turmas, além de quatro eventos de capacitação e da outorga da Medalha Mérito da Segurança Viária. O destaque do período foi a qualificação de 1.610 agentes de segurança viária, entre servidores do Detran-MT, policiais militares e guardas municipais.
Também foram realizadas capacitações de Direção Defensiva, Atualização de Examinador de Trânsito, Formação de Instrutor de Trânsito e de Vistoriador Veicular, em modalidades presenciais, remotas, EaD e híbridas.
Curso Noções de Técnicas de Controle e Submissão
O ano também foi marcado pela regulamentação do cadastro de professores e pelos avanços relacionados à remuneração da hora-aula, alinhados à nova legislação estadual sobre serviços instrutórios.
“Os resultados apresentados reforçam o papel estratégico da Escola Pública de Trânsito na consolidação de políticas educativas voltadas à segurança viária e na implementação de ações alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS)”, pontuou o Presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.
A Coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas, destacou que, com a expansão contínua das atividades desde o ano de 2022, a Escola reafirma o seu compromisso com a qualificação de profissionais e com a democratização do acesso ao conhecimento na área de trânsito, consolidando-se como referência estadual na formação e capacitação em segurança viária.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Workshop capacita Estado e municípios para atração de investimentos nacionais e internacionais
A Agência Mato-grossense de Promoção de Investimentos e Competitividade (Invest MT) promove, entre os dias 11 e 15 de maio, o workshop “Investe Mais Estados”, uma capacitação voltada à atração de investimentos nacionais e internacionais, além da estruturação de projetos estratégicos para Mato Grosso.
O evento é realizado em parceria com a ApexBrasil, com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
A proposta é preparar órgãos públicos, instituições e entidades do setor produtivo para transformar projetos locais em oportunidades atrativas para investidores.
Entre os participantes estão técnicos e representantes da Invest MT, Sedec, Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Parque Tecnológico Mato Grosso, Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), Assembleia Legislativa, Desenvolve MT, Prefeitura de Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
O treinamento será realizado na sede do Indea, em Cuiabá, e terá como instrutor o professor Javier S. Casademunt, associado da ESADE Business School, considerada uma das principais escolas de negócios do mundo, além de criador da metodologia de promoção comercial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Segundo o diretor-presidente da Invest MT, Mirael Praeiro, o workshop foi estruturado para ajudar estados e municípios a deixarem de atuar apenas de forma reativa na busca por investimentos e passarem a trabalhar com estratégias mais agressivas de captação de capital privado nacional e internacional.
“Hoje Mato Grosso já desperta o interesse de investidores do mundo inteiro pela força do agro, da logística, da energia e da indústria. O que estamos fazendo agora é preparar nossas equipes para transformar esse potencial em projetos estruturados, com linguagem técnica, planejamento e capacidade de venda internacional. Não basta esperar o investidor chegar, é preciso saber apresentar oportunidades e competir globalmente”, destacou.
Ao longo dos cinco dias, os participantes irão desenvolver projetos prontos para apresentação a investidores nacionais e internacionais, além de aprender metodologias de priorização de projetos, estruturação de pitches, ferramentas de marketing, relacionamento com investidores e estratégias de pós-investimento.
Já a coordenadora de Comércio Exterior da Sedec, Cynthia Corrêa, ressaltou que a capacitação fortalece a integração entre Estado, municípios e setor produtivo na busca por novos investimentos.
“Esse treinamento ajuda Mato Grosso a construir uma visão mais moderna e integrada de desenvolvimento econômico. Estamos reunindo instituições estratégicas para pensar projetos com potencial real de atrair investimentos, gerar empregos e agregar valor às cadeias produtivas do Estado”, afirmou.
A programação também prevê a criação de uma carteira inicial com sete projetos considerados prioritários para Mato Grosso, que poderão ser apresentados futuramente a instituições financiadoras e investidores internacionais.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT7 dias atrásQuando ninguém vê
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásVacinas contra clostridioses
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Mendes lidera corrida ao Senado com 41% em Mato Grosso; Medeiros aparece em segundo e Janaina consolida terceira posição
-
POLÍTICA MT3 dias atrásDeputado Alex Sandro cobra instalação de passarelas na Avenida da FEB para evitar tragédias e preparar região para o BRT
-
ECONOMIA5 dias atrásSem política industrial, o Brasil não avança na geração de emprego e renda’, afirma Márcio Elias Rosa

