MATO GROSSO

Detran orienta condutores sobre como adicionar ou mudar categoria na CNH

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) orienta os condutores sobre etapas e requisitos para adicionar ou mudar a categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É possível adicionar uma nova categoria nas CNHs A ou B, ou mudar de categoria no caso das C, D e E.

A coordenador de Suporte de Habilitação, Veículos e Credenciados do Detran-MT, Fabiano Ferreira da Silva, explicou que o serviço para adição ou mudança de categoria pode ser iniciado de forma presencial, no Detran, mediante agendamento online feito AQUI, ou em um CFC credenciado.

“A adição de categoria é quando o condutor tem, por exemplo, somente a categoria A, e quer colocar a categoria B na CNH. Já a mudança acontece quando tem a categoria B, e quer mudar para C ou D ou E, por exemplo”, afirmou.

Os condutores que desejam mudar de categoria precisam ter mais de 21 anos de idade e o tempo de experiência determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) na categoria B. Todas as regras estão definidas no CTB.

Leia Também:  Bombeiros socorrem homem que caiu de telhado de 3 metros de altura

Além da idade mínima, o condutor que deseja passar para a categoria C precisa estar há um ano na categoria B; para a categoria D, o condutor deve estar há um ano na C ou há dois anos na B. Para a categoria E, é preciso estar há um ano na categoria C. Se o condutor for da categoria D, pode fazer a solicitação de forma imediata.

De acordo com o coordenador, além das regras definidas no CTB, os condutores também precisam realizar exame psicológico (para transporte remunerado – EAR), médico e procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC). Depois de dar entrada no processo, o candidato precisa passar por exames clínicos nos casos de adição das categorias A ou B. Em caso de mudança de categoria, a realização do exame toxicológico é obrigatório antes do exame médico. Sendo cumpridos os quesitos de exames, os candidatos devem buscar um CFC para o curso prático.

“O exame prático para a categoria pretendida é agendado pelo próprio CFC, considerando a oferta de vagas e a disponibilidade do candidato, sendo este submetido a avaliação pelos servidores examinadores do Detran”, detalhou.

Leia Também:  Governo de MT pede para Justiça manter suspensão de desconto de consignados

Tipos de veículos

Os condutores com a CNH na categoria C podem dirigir veículos motorizados utilizados em transporte de carga com peso que exceda a 3.500kg. A categoria C também se destina às combinações de veículos cujo conjunto ultrapasse a lotação e capacidade de peso para a categoria B e desde que a unidade acoplada, reboque, semirreboque ou articulada não exceda a 6.000 kg de peso bruto total. Já os veículos da categoria D são aqueles utilizados no transporte de passageiros cuja lotação exceda a oito lugares.

A categoria E é para a combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada (reboque, semirreboque, trailer ou articulada) tenha 6.000 kg ou mais, ou cuja lotação exceda a oito lugares.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Etapa regional Leste dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses reunirá mais de 1.000 participantes

A etapa regional Leste dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses vai reunir mais de 1.100 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, a partir desta sexta-feira (12.6), em Canarana (a 651 km de Cuiabá).

Durante uma semana, 97 equipes e seleções com estudantes de 12 a 17 anos disputam os títulos regionais de basquetebol, handebol, futsal e voleibol nas competições promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com o município sede.

Nos Jogos Escolares, que abrangem estudantes de 12 a 14 anos, o evento esportivo contará com 45 equipes de escolas públicas e privadas. Mais 57 seleções municipais disputam os Jogos Estudantis, com alunos de 15 a 17 anos.

As duas competições ocorrem simultaneamente e contam com times masculinos e femininos, que representam os municípios de Água Boa, Araguaiana, Barra do Garças, Campinápolis, Canarana, Gaúcha do Norte, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Querência, Ribeirãozinho, Santo Antônio do Leste e Torixoréu.

Após uma paralisação de duas semanas devido à agenda que envolveu os estudantes e as escolas cedidas para alojamento pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), os Jogos Escolares e Estudantis estão sendo retomados nesta que é a 8ª etapa regional da edição 2026.

Leia Também:  Equipes campeãs da Taça das Favelas Mato Grosso serão definidas no domingo (09)

Outras três fases regionais ocorrem até o final deste mês. De 20 a 26 de junho, Sinop e Confresa recebem, respectivamente, as equipes das regiões Centro Norte e Nordeste; Já a disputa da região Norte, com estudantes de 12 a 14 anos nos Jogos Escolares, será realizada entre os dias 27 de junho e 2 de julho, em Colíder.

As equipes e seleções campeãs em cada região competem pelos títulos mato-grossenses nas etapas estaduais de sua faixa etária, no mês de julho. Confira o calendário atualizado aqui.

Abertura oficial e locais dos jogos


A abertura oficial da etapa regional Leste ocorre nesta sexta-feira (12), às 19h30, no Ginásio Municipal Pedro Canciãn, em Canarana. As competições prosseguem até a próxima quinta-feira (18), em diferentes espaços esportivos, de acordo com a modalidade. Confira:

Futsal: Ginásio Municipal Edmar Parzianello e Ginásio do Colégio Portal do Xingu

Basquetebol: Ginásio da Escola Estadual Militar Tiradentes

Handebol: Esporte Clube Canarana

Voleibol: Ginásio Pedro Canciãn e Escola Estadual Norberto Schwantes

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Seplag realiza oficinas sobre inovação no setor público

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA