MATO GROSSO
Desenvolve MT realiza atendimento especial a empreendedores do setor industrial
A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT, realizou o Dia D de atendimento aos empresários do setor industrial, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), nesta quarta-feira (14.08). A iniciativa atraiu inúmeros empreendedores interessados em tirar dúvidas e iniciar suas solicitações de crédito.
O atendimento especial ocorreu em parceria com o Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (Compem) da Fiemt, por meio Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), e teve como principal objetivo fornecer suporte e orientação aos empresários interessados em expandir seus negócios por meio da Linha Desenvolve Empresarial.
Entre os participantes estavam os empresários Fábio Wolf, Ednaldo Leal e Adenilson Ribeiro, que demonstraram grande interesse na implantação de energia solar. “Viemos tentar a captação de crédito para implantação de energia solar na Sorveteria Moreninha, do Adenilson”, esclarece Fábio, da Flow Light Solar.
O crédito oferecido pela Desenvolve MT é abrangente e pode ser utilizado para diversos fins relacionados à expansão industrial, incluindo obras civis, aquisição de insumos e estoques, compra de máquinas e equipamentos, além da instalação de usinas fotovoltaicas e outros investimentos estratégicos.
“Achamos o processo tranquilo e estamos verificando a possibilidade de continuar com a Desenvolve. Além disso, estou recomendando a Agência para outros clientes que também têm interesse na implantação de novas tecnologias e na expansão de seus negócios. Um deles, inclusive, tem interesse em fazer uma usina fotovoltaica de 30 mil kWh”, afirmou Ednaldo Leal, também da Flow Light.
Os empreendedores que procuraram o atendimento eram principalmente do segmento alimentício, de energia solar e moveleiro, como Valdirene, da Movelaria Brasil, que pretende expandir seu negócio.
“Meu objetivo é investir em maquinário e reforma, gostei muito do atendimento e agora vou esperar o retorno para continuar com a solicitação”, destaca a empreendedora.
Atraídos pelos juros baixos, 26 participantes, que fizeram o agendamento prévio, tiveram a oportunidade de debater e esclarecer as possibilidades de financiamento para apoiar o desenvolvimento de seus empreendimentos.
“Parcerias como essas que temos com a Fiemt nos ajudam a impulsionar cada dia mais os diversos segmentos da economia mato-grossense. Nesta ocasião, muitos empreendedores já aproveitaram para dar início à solicitação”, destaca Maristela de Almeida, gerente de BackOffice da Desenvolve MT.
Crédito
A linha Desenvolve Empresarial tem duas modalidades de financiamento, a Invest e a Invest Mix, que possuem crédito de até R$1,5 milhão de reais, carência de até 1 ano e até 10 anos para pagamento. A Invest atende com taxa de juros de até 1,0% ao mês, já a Invest Mix, que possui capital de giro associado, trabalha com taxas de juros de até 1,20% a.m.
Ambas as linhas oferecem 30% de desconto nas taxas para clientes adimplentes e financiam desde obras civis até máquinas e insumos. Conheça um pouco mais sobre as linhas da Agência em desenvolve.mt.gov.br ou entre em contato através do número (65) 3613-7900.
Com colaboração de Clara Campos.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
SES reúne gestores para fortalecer o planejamento regional da saúde em Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reuniu, nesta terça e quarta-feira (9 e 10.6), mais de 200 participantes na Oficina do Planejamento Regional Integrado (PRI), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, com o objetivo de construir de forma participativa a proposta para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) nas macrorregiões do Estado.
O evento foi realizado em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Ministério da Saúde. Participaram das discussões representantes da Secretaria, dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS), dos municípios, e das demais instituições.
“Se nós não tivermos a nossa rede organizada, regionalizada, pensando em um atendimento integral, a linha de cuidado do paciente, não adianta ter o melhor hospital do país porque esse atendimento não vai chegar em quem precisa, que é o usuário do SUS [Sistema Único de Saúde]”, afirmou a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi.
O presidente do Cosems-MT, Marco Felipe, destacou que o tema tem sido discutido há muitos anos e precisa realmente ser tirado do papel e colocado em prática. “Eu tenho certeza que daqui discutiremos várias formas. As melhores cabeças pensantes na área de Mato Grosso em saúde estão aqui reunidas, então isso é o mais importante”, disse.
Conforme a chefe do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (Nger) da SES, Claudete de Souza, a oficina materializou o compromisso de todos os participantes pelo fortalecimento do SUS com a construção de soluções integradas para os desafios da saúde.
“Ao longo desses dois dias, tivemos a oportunidade de compartilhar experiências, conhecimento, perspectivas, buscando construir de forma participativa propostas para a organização da rede de atenção à saúde nas macrorregiões de Mato Grosso, fortalecendo a governança regional e contribuindo para a elaboração dos planos regionais nas macrorregiões de saúde”, avaliou.
A assessora técnica do Conass Tereza Cristina Amaral falou sobre o “Planejamento Regional Integrado no Fortalecimento da Regionalização do SUS”. A técnica do Nger Glória Maria Melo palestrou sobre a “Trajetória do PRI/MT e os Objetivos da Fase IV”.
Regiane Mendonça, também do Nger, tratou sobre o “Panorama da Rede de Atenção à Saúde nas Macrorregiões”. A servidora da SES Eugênia Callejas abordou os “Fundamentos Conceituais para Organização da Rede de Atenção à Saúde”. Também houve debate sobre a Rede materno-infantil e a Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
Nesta quarta-feira, foi realizada uma análise da capacidade instalada da Rede de Atenção à Saúde, com aplicação no contexto macrorregional. Os participantes criaram um instrumento para o cálculo da capacidade instalada, com aplicação prática.
Ao fim da oficina, os profissionais fizeram um documento com as prioridades estratégicas para a organização da RAS, com os principais desafios identificados, agendas prioritárias da Fase IV do Planejamento Regional Integrado, e temas orientadores da programação macrorregional.
Crédito: SES-MT
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVencedores destacam a força do rádio e estimulam novas inscrições
-
POLÍTICA MT5 dias atrásComissão da ALMT avança em projetos para proteção do Pantanal, da fauna e dos recursos hídricos
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDelegados da PJC não falam à CPI e empresários são convocados para próxima etapa das investigações
-
POLÍTICA MT2 dias atrásIrajá Lacerda entre a Cruz e a Espada, sob risco de ver candidatura naufragar
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop fortalece turismo religioso com roteiro que destaca artes sacras nas igrejas
-
POLÍTICA MT4 dias atrásConsulta popular colocará fim há 27 anos de disputa territorial entre Poxoréu e Primavera do Leste
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Civil incinera 28.5 quilos de entorpecentes apreendidos pelas Forças de Segurança em Confresa

