MATO GROSSO

Controlador-geral participa de reunião técnica do Conselho Nacional de Controle Interno


O secretário-controlador geral do Estado de Mato Grosso, Emerson Hideki Hayashida, participará nesta quinta-feira (24.03) e sexta-feira (25.03) da 41ª Reunião Técnica promovida pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), sediado em Natal, no Rio Grande do Norte.

O destaque deste ano é a realização de duas Câmaras Técnicas, uma debaterá a Lei Anticorrupção e a outra Auditoria e IA-CM, que ocorrerão de forma simultânea durante a Reunião Técnica. Durante o encontro também serão divulgados e discutidos os resultados do diagnóstico do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC).

Nas palestras, serão abordados temas como Compras Públicas e Nova Lei de Licitações. Além de abordar iniciativas e boas práticas direcionadas aos municípios e o resultado da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

Na agenda administrativa da RTC ainda serão tratadas questões como o aplicativo para o Conaci, planejamento estratégico, plano de comunicação, livro do Conselho, aprovação de resoluções e diretrizes para Grupo de Trabalho sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Leia Também:  Polícia Militar prende trio, apreende 36 aparelhos celulares e 290 chips

Também estarão presente ao evento, a secretária adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência da CGE-MT, Elba Vicentina de Moraes, e a superintendente de Processos de Pessoa Jurídica, Karen Cristina Oldoni. A superintendente Karen participará da câmara técnica da Lei Anticorrupção.

Encontro Nacional

Durante a 41ª Reunião Técnica serão definidas as datas para a realização do Encontro Nacional dos órgãos de Controle Interno de 2022, que terá como anfitrião o Governo de Mato Grosso, por meio da CGE-MT. Mato Grosso foi escolhido para sediar o evento na última reunião técnica, realizada em Goiânia (GO), em dezembro de 2021. 

O encontro nacional acontece uma vez por ano, geralmente entre os meses de setembro e outubro, tendo como sede um estado filiado ao Conaci.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

SES promove seminário para fortalecer o cuidado às vítimas de violência

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, nesta quarta e quinta-feira (20 e 21.5), das 7h30 às 17h30, o seminário “Violências: Reconhecer, Acolher e Agir em Rede”, com o objetivo de fortalecer a atuação intersetorial e a qualificação da rede de atenção às vítimas de violência. O evento conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

O seminário deve reunir cerca de 300 participantes, entre profissionais da saúde, educação, assistência social, segurança pública, sistema judiciário e gestores públicos, no Hotel Fazenda Mato Grosso, nesta quarta-feira, e no Mato Grosso Palace Hotel, nesta quinta.

“A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria com a qualificação permanente dos profissionais da rede pública e com o fortalecimento das ações de prevenção, vigilância e enfrentamento às violências no Estado, por meio da atuação integrada entre os diversos setores e instituições envolvidas na proteção da população”, avaliou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Marcos Roberto Dias, o seminário busca sensibilizar e mobilizar os profissionais que atuam diretamente no atendimento à população para aprimorar as ações de identificação, acolhimento, notificação e encaminhamento de casos de violência.

Leia Também:  Polícia Civil recupera gado furtado e evita prejuízo de mais R$ 120 mil a pecuarista

“O seminário também visa ampliar a integração entre saúde, assistência social, educação, segurança pública e justiça para garantir uma atuação mais eficiente e humanizada em situações de vulnerabilidade. É uma importante estratégia para interromper os ciclos de violência, promover cuidado integral e assegurar atendimento adequado às vítimas, especialmente diante da complexidade dos casos de violência registrados nos serviços públicos”, explicou.

A programação inclui palestras, capacitações técnicas e estudos de casos práticos conduzidos por especialistas do Ministério da Saúde, além da participação de representantes de diversas instituições com atuação direta na temática e das equipes técnicas das vigilâncias epidemiológicas estadual e municipal.

Entre os temas debatidos estão os impactos das violências na sociedade, violência autoprovocada e comportamento suicida, escuta protegida de crianças e adolescentes, acolhimento em diferentes ciclos de vida e a importância da notificação compulsória dos casos de violência no Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento também promoverá a capacitação dos participantes para o preenchimento correto das fichas de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), ferramenta fundamental para o monitoramento dos casos.

Leia Também:  Sinfra informa que trânsito no Portão do Inferno ficará liberado nesta quinta-feira (07)

No segundo dia, os participantes acompanharão estudos de casos práticos envolvendo abuso infantil, violência doméstica, negligência contra idosos e automutilação, com discussões sobre riscos, fluxos de encaminhamento e estratégias de cuidado em rede.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA