MATO GROSSO
Cermac promove semana de conscientização e combate à hanseníase
O Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promove nesta semana (26 a 30.1) uma campanha de combate à hanseníase, com atendimento especializado, qualificado e humanizado de pacientes com dor crônica.
A ação é feita em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande, a Associação Mato-Grossense de Fibromiálgicos “Daniel Lenz” (Afibromt-DL), o MT Hemocentro e o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), e faz parte das ações do Janeiro Roxo, para alertar a população sobre os sintomas, combater o estigma e a discriminação associados à doença.
A iniciativa é voltada a pacientes com dor crônica há mais de três meses atendidos na Rede de Atenção à Saúde de Cuiabá e Várzea Grande e que apresentem suspeita clínica ou diagnóstico de hanseníase ou fibromialgia.
A previsão é de atender cerca de 200 pacientes que já passaram por triagem da associação de fibromialgia e foram encaminhados pelas secretarias de Cuiabá e Várzea Grande.
“Os usuários passarão por avaliação clínica de um hansenólogo no Ambulatório de Dermatologia Sanitária do Cermac, com apoio de equipe multiprofissional especializada, com o objetivo de investigar, confirmar ou excluir o diagnóstico de hanseníase neural”, explicou a diretora-geral do Cermac, Jocineide Rita dos Santos.
Segundo a diretora, a dor crônica representa um grande desafio para os serviços de saúde, especialmente quando associada a quadros de difícil definição do diagnóstico.
“Condições como fibromialgia, neuropatias periféricas, doenças autoimunes e, em especial, a hanseníase neural podem apresentar sintomas sobrepostos, como dor neuropática, dormência, sensação de queimação e alterações sensitivas, o que favorece erros diagnósticos e atrasos no início do tratamento adequado”, acrescentou.
A força-tarefa da campanha “Sentir e Cuidar” é composta por dois hansenólogos, dois enfermeiros e equipes de técnicos e funcionários administrativos do Cermac; quatro médicos, seis enfermeiros e um fisioterapeuta da Prefeitura de Cuiabá; e um enfermeiro e um fisioterapeuta da Prefeitura de Várzea Grande.
Durante os atendimentos, os pacientes terão consultas médicas especializadas em hanseníase e clínica de dor para o diagnóstico e tratamento adequado; teleconsultorias por meio do programa Saúde Digital Mato Grosso com avaliação dos especialistas em dor do Cridac e do MT Hemocentro para orientações e estratégias; além de exames laboratoriais no MT Hemocentro.
“Através desta ação, haverá uma troca de saberes entre equipes médicas e multiprofissionais, principalmente nos diagnósticos mais precisos, intervenções terapêuticas mais adequadas e melhoria significativa da qualidade de vida das pessoas com dor crônica persistente”, concluiu a diretora.
Após os atendimentos, os casos confirmados de hanseníase serão encaminhados para acompanhamento pela Atenção Primária à Saúde dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, garantindo a continuidade do tratamento, com o apoio do Cermac, que é referência no Estado.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Seciteci abre inscrições para cursos de agente cultural e agricultor orgânico em Cuiabá e Santo Antônio de Leverger
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cuiabá, abriu inscrições para dois cursos gratuitos de qualificação profissional ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ao todo, são disponibilizadas 48 vagas para moradores de Cuiabá e Santo Antônio de Leverger.
A Seciteci atua como uma das instituições ofertantes do cursos desenvolvidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado pelo Governo Federal.
As oportunidades são para os cursos de Agente Cultural, com aulas no período noturno em Cuiabá; e Agricultor Orgânico, ofertado no período vespertino em Santo Antônio de Leverger. Cada curso conta com carga horária de 160 horas e 24 vagas disponíveis.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre os dias 18 e 26 de junho, por meio de formulário eletrônico. O resultado final da classificação está previsto para o dia 29 de junho.
As aulas dos dois cursos terão início em 3 de agosto de 2026. O curso de Agente Cultural será realizado na Escola Técnica Estadual de Cuiabá, enquanto o curso de Agricultor Orgânico ocorrerá na Escola Estadual Hermes Rodrigues de Alcântara, em Santo Antônio de Leverger.
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter no mínimo, 16 anos de idade e Ensino Fundamental I completo (do 1º ao 5º ano). A seleção será realizada por ordem de inscrição, respeitando o número de vagas ofertadas para cada curso. Os primeiros inscritos que atenderem aos requisitos estabelecidos no edital serão considerados aprovados, enquanto os demais formarão cadastro de reserva.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição correspondente ao curso desejado e encaminhar a documentação exigida no edital, incluindo comprovante de escolaridade, documentos pessoais e comprovante de residência.
Informações adicionais podem ser obtidas diretamente com a ETEC Cuiabá pelo telefone (65) 9971-1176.
Acesse o edital aqui (clique)
Acesse o formulário de inscrição para Agente Cultural aqui (clique).
Acesse o formulário de inscrição para Agricultor Orgânico aqui (clique).
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT3 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDenúncias apontam supostas irregularidades em negociações imobiliárias na Grande Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCurso da ALMT incentiva mulheres a ocuparem espaços na política
