MATO GROSSO

Campanha de Natal da Seduc arrecada fraldas geriátricas para doação no Abrigo Bom Jesus

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) está arrecadando fraldas geriátricas para os idosos moradores do Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá. A campanha “Natal Solidário Seduc” foi lançada na segunda-feira (11.11) e vai até dia 15 de dezembro. A prioridade é para doação de fraldas geriátricas no tamanho G e XG.

“Quando chega o período natalino, chega junto esse sentimento de solidariedade. Aqui na Seduc não poderia ser diferente. Discutimos sobre o assunto com os servidores e decidimos pela campanha em prol do Abrigo Bom Jesus, onde a Seduc já desenvolve o Projeto Mais MT Muxirum”, explicou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

A supervisora administrativa do Abrigo Bom Jesus, Daniele de Oliveira, observou que a fralda geriátrica é um item de alto consumo e, por isso, uma das maiores necessidades da instituição. “A fralda é sempre um item bem crítico, então a doação de fraldas geriátricas vai ser de extrema ajuda”, apontou.

Atualmente, são 98 pessoas acolhidas que vivem no abrigo, sendo que 81 delas fazem o uso de fralda geriátrica diariamente. Segundo a supervisora, o total de gasto com fraldas por dia pode chegar a 400 unidades.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso lamenta falecimento do ex-deputado federal José Augusto Curvo, o Tampinha

“Ficamos imensamente alegres com a notícia de que vamos ser agraciados com as doações, pois o nosso receio todos os dias é saber se vamos ter a quantidade necessária para atender os nossos acolhidos”, concluiu Daniele.

As doações podem ser feitas na sede da Seduc-MT, na Rua Engenheiro Edgar Prado Arze, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%

Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais

Publicados

em

Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.

Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.

O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.

Leia Também:  Foragido da Justiça é preso em Várzea Grande com veículo roubado após alerta do Vigia Mais MT

Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram. 

Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.

Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.

A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros monta grupo de trabalho com objetivo de expandir aplicativo para atender pessoas surdas

RESULTADOS

A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período. 

Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.

A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA