MATO GROSSO
Acelera GovMT abre inscrições para sua 4ª edição
Estão abertas até 20 de fevereiro as inscrições para a 4ª edição do Acelera GovMT, programa voltado a servidores públicos interessados em desenvolver projetos inovadores aplicados à gestão pública. São ofertadas 15 vagas, sendo que as inscrições devem ser realizadas exclusivamente on-line, por meio deste link.
A iniciativa integra as ações de inovação do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), em parceria com o Sebrae-MT, e tem como objetivo fomentar soluções que contribuam para a modernização da administração pública estadual.
O Acelera GovMT oferece acompanhamento metodológico, mentoria especializada e o uso de ferramentas para a estruturação de projetos, desde a concepção da ideia até a proposição de soluções voltadas ao aprimoramento de processos e serviços no âmbito do Poder Executivo Estadual. Podem participar servidores públicos que desejam apresentar e desenvolver propostas relacionadas à melhoria da gestão em seus órgãos de atuação.
O programa terá duração de três meses, com a realização de 10 oficinas práticas semanais, alternando encontros on-line e presenciais. Além disso, os participantes contarão com mentorias técnicas, conexões estratégicas para ampliar o impacto das propostas e apoio para a superação de possíveis impedimentos ao desenvolvimento dos projetos.
O encerramento do programa ocorrerá com o Demoday, evento no qual os participantes apresentarão suas soluções a uma banca avaliadora. Nas edições anteriores, o programa já acelerou 64 projetos e capacitou 240 servidores.
Serviço | 4ª edição do Acelera GovMT
Inscrição: neste link até 20 de fevereiro ou até o preenchimento das 15 vagas.
Mais informações sobre o Acelera GovMT estão disponíveis na página oficial do programa.
Dúvidas: [email protected]
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Edital da Secel viabiliza inventário do Patrimônio Imaterial das Redeiras de Limpo Grande
O edital “Inventários de Patrimônio Imaterial de Mato Grosso – edição Política Nacional Aldir Blanc (Pnab”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), está viabilizando a documentação dos saberes seculares das redeiras de Limpo Grande, em Várzea Grande.
Realizado pela Associação Tece Arte, o projeto vai, pela primeira vez, transformar o “saber-fazer” das artesãs locais em um acervo documental definitivo. O objetivo é transformar esse “segredo de família” em um guia de consulta digital para pesquisadores, estudantes e entusiastas da arte popular de todo o mundo.
“Não estamos registrando apenas um objeto de decoração, mas uma tecnologia ancestral de resistência feminina. Mais do que fios e nós, o que se produz em Limpo Grande é memória viva “, afirma a coordenadora do projeto, Ester Moreira Almeida.
O Inventário do Patrimônio Imaterial das Redeiras de Limpo Grande utiliza um registro minucioso de imagens e depoimentos para mapear todo o processo — desde a colheita e preparo da matéria-prima até o acabamento dos padrões que deram fama nacional às redes de Várzea Grande. Com lançamento previsto para junho deste ano, o projeto está na fase de entrevistas.
Por décadas, a técnica da tecelagem em Limpo Grande residiu apenas na tradição oral, passada de mãe para filha sob o som ritmado dos teares de madeira. O projeto, agora, mergulha nesse universo para registrar o que antes era invisível: os nomes dos pontos, a simbologia das cores e os relatos de resistência das mulheres que transformaram o artesanato em sustento e voz.
Para Ester, o inventário é um tributo à autonomia das mestras redeiras, preservando a tecelagem como símbolo de orgulho e desenvolvimento social.
“Ao sistematizar esse conhecimento, a Associação Tece Arte, com apoio da Secel, não apenas protege o passado, mas projeta o futuro. O projeto reafirma que, enquanto houver mãos tecendo em Limpo Grande, o patrimônio brasileiro continuará pulsando”, conclui.
(Com informações da Assessoria)
Fonte: Governo MT – MT
-
SAÚDE7 dias atrásMinistério da Saúde assina acordo e hospital privado de referência passa a atender pacientes do SUS em Guarulhos (SP)
-
SAÚDE4 dias atrásGoverno do Brasil entrega cinco novos aceleradores lineares em cidades do interior para ampliar acesso à radioterapia no SUS
-
Sinop7 dias atrásPrefeitura decreta luto oficial pela morte do piloto e pioneiro Chico Ledur
-
JUSTIÇA2 dias atrásApós “vídeo bomba”, Naco realiza operação contra deputado estadual e vereador em Cuiabá
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT reconhece trajetórias de dedicação ao desenvolvimento de Mato Grosso em sessão especial
-
VÁRZEA GRANDE MT7 dias atrásVárzea Grande garante investimento de R$ 3,1 milhões para ampliar atendimento em saúde mental
-
PICANTES6 dias atrásMãe de Lucas Lucco exibe nova fase durante tratamento contra alopecia: ‘Autoestima’
-
CUIABÁ6 dias atrásGratuidade do transporte amplia acesso ao lazer e movimenta Cuiabá neste domingo

