MATO GROSSO
A conquista do voto e a participação da mulher na política
Para que as mulheres de fato alcançassem a conquista do voto foram necessários alguns passos. Em 1930 o direito do voto foi instituído com código provisório apenas às mulheres casadas com autorização do marido, e somente em 1934 que o código eleitoral eliminou as ressalvas, no entanto não era obrigatório, a obrigatoriedade veio somente em 1946.
Na história desta conquista, faço questão de lembrar a ação de Bertha Lutz, liderança dos ideais sufragistas e fundadora da Federação pelo Progresso Feminino (1922), ela foi uma personalidade decisiva para esta mudança revolucionária, que deu às mulheres brasileiras não apenas o direito de votar, mas também de serem votadas.
Muitas campanhas são feitas para que a mulher participe de forma efetiva da política, empoderando e levando a consciência que elas são importantes no processo eleitoral, porém, o direito ao voto não garantiu a equidade e muito ainda precisa ser feito. Nas últimas eleições nacionais, as mulheres representavam 52,7% do eleitorado, mas somente 17,7% ocuparam cadeiras da Câmara, esse é somente um dos exemplos.
De acordo com dados do Inter-Parliamentary Union, organização que reúne os parlamentos dos países ligados à ONU, o Brasil está na 132ª posição no ranking de participação de mulheres no Congresso Nacional, muito pouco. É preciso investir em ações para aumentar o percentual feminino de candidatas eleitas, para isso os partidos políticos precisam incentivar, porque não se constrói uma candidatura de um dia para o outro, no ano da eleição. Essa é uma questão de médio prazo.
No alcance da equidade da mulher na política são necessários mais investimento e interesse dos partidos, além de um olhar para mulheres que não estão na política partidária, mas também em outras áreas da política, como associações de moradoras, sindicatos e poderes. Nós temos uma capacidade incrível de desenvolver políticas públicas com olhar atencioso, não quero desmerecer a capacidade do homem, longe de mim, mas a mulher tem na sua essência a inspiração de cuidar.
Ah! E sobre eu participar de candidaturas, isso ainda não está em meus planos, contudo, me vejo na responsabilidade de mobilizar outras mulheres a fazer parte da política, e tenho certeza que nossa união será fundamental para lutarmos por outras conquistas, como já venho cobrando dos parlamentares leis mais duras e eficazes contra a violência doméstica e assim evitar que crimes de feminicídio continuem sendo rotina.
Com mais mulheres na política, pautas antes deixadas de lado e que têm o objetivo de promover o bem estar da sociedade, das famílias e de políticas públicas terão mais chances de acontecer, esse é meu grande desejo.
Virginia Mendes é economista e primeira-dama de MT.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Sorriso recebe etapa regional norte da Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação nesta sexta-feira (19)
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci-MT) realiza, nesta sexta-feira(19.6), a Etapa Regional Norte da XVIII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Mecti). O evento ocorrerá na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Sorriso e reunirá estudantes, professores, pesquisadores e avaliadores de diversos municípios da região para a apresentação de projetos científicos e inovadores.
A etapa integra o processo de regionalização da Mecti, estratégia adotada pela Seciteci para ampliar o alcance da mostra e fortalecer a participação de estudantes da educação básica, técnica e profissional em todas as regiões do Estado. Ao longo do dia, os participantes apresentarão trabalhos desenvolvidos nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e economia criativa, que serão avaliados por uma comissão técnica especializada.
A programação terá início às 7h com o credenciamento dos participantes. Paralelamente às atividades presenciais, os projetos inscritos na modalidade on-line serão apresentados remotamente entre 7h30 e 12h, por meio de salas virtuais disponibilizadas aos estudantes e avaliadores. Informações dos horários e link de acesso estão disponíveis aqui (clique).
No evento presencial, a cerimônia oficial de abertura está prevista para as 8h, seguida por uma apresentação cultural. Na sequência, às 9h, será realizada a palestra magna ministrada pela professora Graciele Marques dos Santos, com o tema “Mulheres na Ciência: Democratização da Educação e da Construção do Conhecimento no Interior de Mato Grosso”.
No período da tarde, os participantes realizarão a organização dos estandes para a exposição presencial dos trabalhos. A avaliação oficial dos projetos ocorrerá entre 13h30 e 15h, seguida da visitação pública e socialização das pesquisas apresentadas. Após a consolidação das notas pela comissão avaliadora, a programação será encerrada com a cerimônia de premiação dos projetos destaques da etapa regional.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT3 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDenúncias apontam supostas irregularidades em negociações imobiliárias na Grande Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCurso da ALMT incentiva mulheres a ocuparem espaços na política
