MATO GROSSO

1ª Caminhada Ser Família Mulher terá série de atividades neste sábado (18); confira

Publicados

em

A 1ª Caminhada Ser Família Mulher contará com uma série de atividades, neste sábado (18.03), no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. O evento com o slogan “Ninguém Segura uma Mulher Segura” é idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc) e a Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam). O objetivo é sensibilizar a sociedade para a necessidade de combater a violência doméstica.  

Às 7h30 será a entrega da doação de uma lata de leite em pó para a retirada da camiseta, no local onde fica o bebedouro, próximo à entrada do parque. A equipe do Cermac da Saúde Estadual vai aferir a pressão arterial gratuitamente, antes do evento. A concentração será na concha acústica, onde equipes da Rotam vão fazer orientações sobre a caminhada. O público vai fazer o aquecimento com os personal trainers: Edmilson Mulher e a Djanee Sampaio. A largada da Caminhada será em frente ao coreto e o percurso será de 1.400 metros, até o Casarão em frente da Sede da Batalhão Ambiental.

Após o término da caminhada, serão realizadas as seguintes atividades: aula de yoga; aula de capoeira; sessão de massoterapia; além de brincadeiras para as crianças com animação do palhaço Tapioca, pula-pula, escorregador inflável e distribuição de açaí.

Leia Também:  Seciteci divulga projetos classificados da regional Sudeste para a etapa estadual da XVIII Mostra de Ciência

Inscrições 

Os interessados em participar da caminhada devem fazer inscrição nas unidades da Rotam, na Rua São José Operário, no Bairro Dom Aquino; na sede da Setasc, na Avenida Jornalista Amaro de Figueiredo Falcão, 503, no Bairro CPA 1 (ao lado do Comper), no Parque Mãe Bonifácia (no dia do evento) ou neste link.

No momento da inscrição, deve ser feita a doação de uma lata de leite em pó para a retirada da camiseta personalizada da caminhada.  As doações serão entregues à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Mato Grosso. 

Mais de 600 pessoas já se inscreveram e a previsão é chegar a mil inscritos. Quem estiver no Parque Mãe Bonifácia, no sábado, também poderá participar da caminhada.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho, percorreu o trecho da caminhada e definiu a programação do evento, acompanhada do comandante da Rotam, dos técnicos da pasta, de servidores da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf) e administração do parque estadual.

Toda a caminhada será acompanhada dos policiais da Rotam. Em torno de 30 policiais estarão envolvidos no evento, trabalhando na segurança e orientação dos participantes, conforme o comandante da Rotam, tenente-coronel André Wilian Dorileo.

Leia Também:  Governo de MT distribui 101 mil testes para detecção da Covid-19 aos 141 municípios

A Rotam estará com um estande expondo as atividades e iniciativas para a auto defesa da mulher.

Haverá ainda sorteio de brindes e um estande de hidratação, com a distribuição de água gratuita, para os participantes.

O evento contará com a presença do helicóptero do Centro Integração de Operações Aéreas (Ciopaer). 

Veja abaixo a programação:
 

  • 7h30 – Entrada com a doação de uma lata de leite e retirada da camiseta, no local onde fica o bebedouro;
  • 8h – Início do evento, na concha acústica do parque;
  • Pronunciamentos das autoridades;
  • Lançamento de Curso de Defesa Pessoal para Mulheres do Batalhão da Rotam e Orientações Gerais para a Caminhada;
  • 8h30 – Aquecimento dos participantes com os personal trainers Edmilson Muller e Dejanee Sampaio;
  • 8h50 – Início do percurso da caminhada de aproximadamente 1600 metros;
  • 9h20 – Chegada ao Batalhão Ambiental;
  • Outras atividades para a família toda; algumas voltadas para as crianças;
  • 10h30 – Encerramento. 

A Banda de Música da PM também vai participar do evento.

Fonte: GOV MT

Propaganda

MATO GROSSO

IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%

Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais

Publicados

em

Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.

Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.

O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.

Leia Também:  Governador Otaviano Pivetta autoriza repasse para manutenção das estações de água em Barra do Bugres

Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram. 

Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.

Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.

A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.

Leia Também:  Seciteci divulga projetos classificados da regional Sudeste para a etapa estadual da XVIII Mostra de Ciência

RESULTADOS

A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período. 

Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.

A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA