ESPORTES
Portugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
A seleção de Portugal iniciou sua trajetória no Mundial de 2026 com um resultado abaixo das expectativas. Em partida realizada nesta quarta-feira, no NRG Stadium, em Houston, os lusitanos não passaram de um empate por 1 a 1 contra a República Democrática do Congo, válido pela rodada de abertura do Grupo K. João Neves marcou para os europeus, enquanto Wissa garantiu a igualdade para os africanos. Cristiano Ronaldo, principal estrela da equipe, teve atuação discreta e não balançou as redes.
O jogo
O confronto começou promissor para o time comandado por Roberto Martínez. Logo aos cinco minutos, Pedro Neto acertou um cruzamento preciso para João Neves, que cabeceou com firmeza no canto para abrir o placar. No entanto, após o gol precoce, Portugal diminuiu o ritmo e permitiu que a RD Congo ganhasse confiança. A insistência africana deu resultado nos acréscimos da primeira etapa: aos 49 minutos, Masuaku cruzou na medida para Wissa, que testou para o fundo do gol, deixando tudo igual antes do intervalo.
Na etapa complementar, Portugal buscou retomar a vantagem e chegou a balançar as redes com um belo voleio de João Cancelo, mas o lance foi anulado pela arbitragem por impedimento. Cristiano Ronaldo, que pouco apareceu no primeiro tempo, teve duas oportunidades em jogadas rasteiras dentro da área, mas finalizou para fora em ambas.
Nos minutos finais, a pressão portuguesa aumentou. Bernardo Silva parou em grande defesa do goleiro Mpasí e Bruno Fernandes arriscou de longa distância, sem sucesso. Apesar do esforço nos últimos instantes, o placar permaneceu inalterado, selando o tropeço na estreia.
Com este empate, as duas seleções somam o primeiro ponto na competição. O Grupo K terá o fechamento da rodada ainda hoje, com o duelo entre Colômbia e Uzbequistão.
Próximos jogos | 2ª rodada do Grupo K
- Portugal x Uzbequistão
- Data e horário: 23/06 (terça-feira), às 14 horas (de Brasília)
- Local: RG Stadium, em Houston, Texas (EUA)
- Colômbia x RD Congo
- Data e horário: 23/06 (terça-feira), às 23 horas (de Brasília)
- Local: Estádio Akron, em Zapopan, Jalisco (MEX)
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Placar |
Portugal 1 x 1 RD Congo |
| Competição | Copa do Mundo (1ª rodada – Grupo K) |
| Data | 17 de junho de 2026 (quarta-feira) |
| Horário | 14h (de Brasília) |
| Local | NRG Stadium, em Houston (EUA) |
| Cartões amarelos | Bernardo Silva, Nelson Semedo e Tomás Araújo (Portugal); Mbemba (RD Congo) |
| Cartões vermelhos | Nenhum |
| Árbitro | Abdulrahman Aljassim (CAT) |
| Assistentes | Taleb Amarri (CAT) e Saoud Almaqaleh (CAT) |
| Gols | João Neves, aos 5′ do 1ºT (Portugal); Wissa, aos 49′ do 1ºT (RD Congo) |
| Portugal | Diogo Costa; João Cancelo, Tomás Araújo, Renato Veiga e Nuno Mendes (Semedo); Vitinha (Gonçalo Ramos), João Neves, Bernardo Silva (Francisco Conceição) e Bruno Fernandes; Pedro Neto (Rafael Leão) e Cristiano Ronaldo. |
| RD Congo | Mpasi; Wan-Bissaka (Kalulu), Mbemba, Tuanzebe, Kapuadi e Masuaku (Joris Kayembe); Mukau (Sadike), Moutoussamy e Kayembe (Pickel); Wissa e Bakambu (Banza). |
Fonte: Esportes
ESPORTES
Lionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
A Argentina começou com autoridade e derrotou a Argélia por 3 a 0, nesta terça-feira (16.06), a partida foi marcada por domínio albiceleste e atuação inspirada de Lionel Messi, autor dos três gols do confronto. O resultado consolidou uma vitória tranquila da seleção sul-americana, que controlou o ritmo do jogo do início ao fim.
O jogo
O início foi agitado, com os argentinos tendo dois gols anulados por impedimento antes mesmo da abertura do placar. Logo aos 5 minutos, Messi apareceu dentro da área e chegou a finalizar para a rede após passe de Lautaro Martínez, mas a jogada foi invalidada. Pouco depois, a Argélia também viu um gol de Fares Chaibi ser anulado pelo VAR. Mesmo com os lances interrompidos, a Argentina manteve a pressão e passou a comandar a posse de bola.
Aos 16 minutos, Messi finalmente inaugurou o marcador em grande estilo. O camisa 10 recebeu pela intermediária, ajeitou para a perna esquerda e acertou um chute colocado no ângulo, sem chance para Luca Zidane. O gol abriu caminho para uma atuação ainda mais dominante da seleção argentina, que seguiu controlando as ações ofensivas e explorando os espaços deixados pela defesa adversária.
Na etapa final, o capitão voltou a brilhar. Depois de uma bola disputada por Mac Allister e rebatida por Luca Zidane, Messi apareceu na área para empurrar para o fundo das redes e ampliar a vantagem argentina. O lance ainda teve peso histórico: com o gol, o atacante chegou a 15 gols em Copas do Mundo e igualou Miroslav Klose na artilharia máxima da competição.
O terceiro gol saiu aos 30 minutos do segundo tempo. Após bela assistência de Nico González, Messi recebeu na entrada da área e finalizou com precisão, marcando pela terceira vez no jogo. Com o hat-trick, o astro argentino chegou a 16 gols em Copas e entrou ainda mais para a história do torneio, consolidando a vitória da Argentina sobre a Argélia.
Próximos jogos | 2ª rodada do Grupo J
Jogo: Argentina x Áustria
Competição: Copa do Mundo
Data e horário: 22 de junho de 2026 (segunda-feira), às 14h (de Brasília)
Local: Estádio de Dallas, em Dallas (EUA)
Jogo: Jordânia x Argélia
Competição: Copa do Mundo
Data e horário: 23 de junho de 2026 (terça-feira), às 0h (de Brasília)
Local: Estádio da Baía de São Francisco, na Califórnia (EUA)
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Placar |
Argentina 3 x 0 Argélia |
| Competição | Copa do Mundo (Grupo J – 1ª rodada) |
| Local | Estádio de Kansas City (EUA) |
| Data | 16 de junho de 2026 (terça-feira) |
| Horário | Às 22h (de Brasília) |
| Cartões amarelos | Nenhum |
| Cartões vermelhos | Nenhum |
| Árbitro | Szymon Marciniak (POL) |
| Assistente 1 | Tomasz Litkiewicz (POL) |
| Assistente 2 | Adam Kupsik (POL) |
| VAR | Tomasz Kwiatkowski (POL) |
| Gols | Messi, aos 16′ do 1°T (Argentina); Messi, aos 14′ do 2°T (Argentina); Messi, aos 30′ do 2°T (Argentina) |
| Argentina | Emiliano Martínez; Gonzalo Montiel (Molina), Lisandro Martínez, Cristian Romero e Facundo Medina; Rodrigo de Paul, Mac Allister e Enzo Fernández; Lionel Messi (Otamendi), Thiago Almada (Nico González) e Lautaro Martínez (Julián Álvarez). |
| Técnico da Argentina | Lionel Scaloni |
| Argélia | Luca Zidane; Aissa Mandi, Rayan Ait-Nouri, Rafik Belghali e Ramy Bensebaini; Fares Chaibi, Hicham Boudaoui, Nabil Bentaleb e Ibrahim Maza; Amine Gouiri e Anis Hadj Moussa. |
| Técnico da Argélia | Vladimir Petkovic |
Fonte: Esportes
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop lança livro infantil sobre a importância do turismo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCurso da ALMT incentiva mulheres a ocuparem espaços na política

