ESPORTES

Austrália bate a Turquia na estreia e larga bem no Grupo D da Copa do Mundo

A Austrália começou sua trajetória na Copa do Mundo da FIFA 2026™ com vitória por 2 a 0 sobre a Turquia, neste domingo, em Vancouver, pela rodada de abertura do Grupo D. Com gols de Nestory Irankunda e Connor Metcalfe, os Socceroos fizeram valer a eficiência nas finalizações e venceram o primeiro duelo entre as duas seleções em Mundiais. Com o resultado, a equipe soma três pontos e assume a vice-liderança da chave, atrás apenas dos Estados Unidos no saldo de gols. Os turcos, por sua vez, iniciam a competição sem pontuar.

O jogo

A partida teve um roteiro claro no primeiro tempo. Enquanto a Turquia controlava a posse de bola, a Austrália se fechava com organização e apostava nas ligações rápidas para explorar os espaços. A estratégia deu resultado aos 27 minutos, quando Bos lançou do campo de defesa, Irankunda ganhou nas costas da zaga, driblou com categoria e finalizou com tranquilidade para abrir o placar.

A Turquia ainda tentou responder imediatamente, em chute forte de Bardakci, mas o goleiro australiano conseguiu desviar a bola antes de ela explodir na trave. Na etapa final, os turcos aumentaram a pressão e passaram a buscar o empate com mais intensidade. Arda Güler exigiu boa intervenção de Beach, e Çalhanoglu chegou a aparecer livre na área, mas foi desarmado antes da finalização.

Leia Também:  Vasco vence Fortaleza por 2 a 0 e se afasta da zona de rebaixamento

O momento mais perigoso da reação turca aconteceu com Celik, que invadiu a área pela direita e soltou uma bomba, obrigando Beach a fazer outra defesa importante. Quando a pressão parecia crescer, a Austrália definiu o jogo aos 29 minutos. Metcalfe recebeu na intermediária, avançou em velocidade, puxou para a perna esquerda e bateu rasteiro no canto para selar a vitória por 2 a 0.

Próximos jogos | 2ª rodada do Grupo D da Copa do Mundo

Estados Unidos x Austrália 
Data e horário: 19/06 (sexta-feira), às 16h (de Brasília)
Local: Lumen Field, em Seattle (EUA)

Turquia x Paraguai (2ª rodada do Grupo D da Copa do Mundo)
Data e horário: 20/06 (sábado), às 00h (de Brasília)
Local: Levi’s Stadium, em São Francisco (EUA)

FICHA TÉCNICA
Placar Austrália 2 x 0 Turquia
Competição 1ª rodada do Grupo D da Copa do Mundo
Local BC Place, em Vancouver (CAN)
Data 14 de junho de 2026 (sábado)
Horário 1h (de Brasília)
Cartões amarelos Akgun (Turquia)
Cartões vermelhos Nenhum
Árbitro principal Jesús Valenzuela (VEN)
Assistente 1 Jorge Urrego (VEN)
Assistente 2 Túlio Moreno (VEN)
VAR Tatiana Guzman (NIC)
Gol da Austrália Irankunda, aos 27′ do primeiro tempo
Gol da Austrália Metcalfe, aos 31′ do segundo tempo
 Austrália Patrick Beach; Alessandro Circati, Harry Souttar e Cameron Burgess; Jacob Italiano (Geria), Aiden O’Neill, Irankunda (Nishan Velupillay), Jordan Bos (Behich), Connor Metcalfe e Paul Okon-Engstler (Irvine); Mohamed Touré (Yengi)
Técnico da Austrália Tony Popovic
 Turquia Çakir; Zeki Çelik (Muldur), Demiral, Bardakçi e Kadroglu; Yusek (Ozcan), Hakan Çalhanoglu, Arda Guler, Orkun Kokçu (Akgun) e Yilmaz (Yildiz); Akturkoglu (Gul)
Técnico da Turquia Vincenzo Montella

Fonte: Esportes

Leia Também:  Atlético-MG empata com Cuiabá em jogo marcado por pênaltis na Arena MRV

Propaganda

ESPORTES

Pivetta diz que Cuiabá sediará “espetáculo” do automobilismo

Primeira etapa da competição será disputado neste fim de semana no Parque Novo MT, em Cuiabá

O governador Otaviano Pivetta destacou o potencial do Parque Novo Mato Grosso para impulsionar o esporte, o turismo e os negócios durante coletiva de imprensa sobre a primeira etapa da Nascar Brasil em Mato Grosso, realizada nesta quarta-feira (29.7), no Palácio Paiaguás.

“O Parque Novo Mato Grosso tem múltiplas funções. O automobilismo é uma delas, mas esse espaço também vai receber grandes feiras de negócios, eventos e muitas outras atividades. Especialistas já afirmaram que a pista construída aqui tem padrão internacional e pode receber qualquer competição. Isso coloca Mato Grosso em um novo patamar”, afirmou o governador.

Pivetta ressaltou que a realização da Nascar Brasil também fortalece a economia e amplia a visibilidade da Capital.

“Cuiabá passa a ser palco desse espetáculo. Vem muita gente para os hotéis, para os restaurantes e nós vamos promovendo a nossa capital de Mato Grosso”, disse.

A primeira etapa da Nascar Brasil em Mato Grosso será realizada neste fim de semana no novo autódromo do Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. Será a primeira vez que a categoria disputará uma prova no Estado.

Leia Também:  Atlético Mineiro enfrenta o Cuiabá pelo Brasileirão Sub-20

A piloto Bia Figueiredo elogiou o novo circuito e afirmou que o traçado deve proporcionar grandes disputas.

“Parece realmente um traçado fantástico. É uma pista larga, com boas oportunidades de ultrapassagem e retas longas. Tenho certeza de que a Nascar vai proporcionar um grande espetáculo aqui”, disse.

Já a piloto e motorista profissional Débora Rodrigues destacou os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura rodoviária após percorrer o trajeto entre São Paulo e Cuiabá conduzindo a própria carreta.

“Vi muitas obras de duplicação e faixas adicionais. Isso representa mais segurança para quem trabalha nas estradas. Quero parabenizar o Estado por esses investimentos”, afirmou.

Também participaram da coletiva o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, representantes da Nascar Brasil e pilotos da categoria.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA