ECONOMIA
MDIC destaca avanços da Nova Estratégia BIM BR no BIM Fórum Conference 2025
O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Uallace Moreira, destacou, nessa quarta-feira (21), a retomada da Nova Estratégia BIM BR como um dos pilares da política industrial Nova Indústria Brasil (NIB), durante a abertura do BIM Fórum Conference 2025.
No painel “A Nova Estratégia BIM-BR: Desafios e Perspectivas”, o secretário enfatizou a sinergia entre a Estratégia BIM BR e as missões estruturantes da NIB — com destaque para a Missão 3 (Infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades).
Moreira destacou o protagonismo do MDIC ao fomentar o desenvolvimento da indústria nacional de softwares e tecnologias relacionadas ao BIM, um dos eixos do Plano de Trabalho da Nova Estratégia BIM BR. Ele ressaltou ainda a articulação entre MDIC, MCTI, FINEP, BNDES, CNPq e Embrapii para o fortalecimento do ecossistema de inovação, com foco na geração de empregos qualificados e no aumento da competitividade da indústria brasileira.
Plano de Trabalho
Destacado pelo secretário, o Plano de Trabalho da Nova Estratégia BIM BR é conduzido atualmente por cinco Grupos de Trabalho (GTs), instituídos conforme Portarias da SDIC e com ampla participação de instituições públicas e privadas. Ao todo, são 60 ações prioritárias, distribuídas em três eixos estratégicos:
- Eixo A – Fortalecer a capacidade do setor público para adoção do BIM, em alinhamento com a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), que estabelece o uso preferencial da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling – BIM) em obras públicas.
- Eixo B – Promover a integração entre a política educacional e as demandas da transformação digital no setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO).
- Eixo C – Estimular investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), impulsionando o crescimento econômico e sustentável da indústria da construção por meio do BIM e de tecnologias associadas.
Além de Uallace Moreira, participaram do painel a secretária Adjunta de Gestão e Inovação do MGI, Regina Lemos; a diretora de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Luíza Deusdará; a professora Sênior da UNICAMP, Regina Ruschel; o gerente Substituto da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Leonardo Santana; e o presidente do BIM Fórum Brasil, Rodrigo Koerich.
Fotos: Eduardo Frazão
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
ECONOMIA
MDIC lança iniciativa para acelerar tecnologias voltadas à resiliência climática
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou, em Porto Alegre (RS), uma iniciativa para conectar empresas, instituições científicas e tecnológicas, universidades, startups e governos com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e a adoção de soluções inovadoras voltadas ao enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas.
O projeto foi apresentado na última terça-feira (18/06) e é financiado pelo programa Euroclima e implementado pelo MDIC, com apoio da Fundação para a Internacionalização das Administrações Públicas (FIAP). A iniciativa prevê a realização de rodadas de negócios, conexões entre ofertantes e demandantes de tecnologias e a articulação de parcerias entre atores nacionais e europeus, com foco em soluções aplicadas à infraestrutura resiliente rural e urbana.
Durante a abertura do evento, o secretário de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, Pedro Ivo Sebba Ramalho, destacou a importância da inovação e da cooperação para ampliar a capacidade de resposta do país aos desafios climáticos.
“A resiliência climática é também uma agenda de competitividade. Precisamos fortalecer os mecanismos que conectam conhecimento, tecnologia e investimento para transformar desafios em oportunidades de desenvolvimento sustentável e inovação para o país”, explicou.
Embora tenha alcance nacional, a iniciativa foi concebida a partir das lições aprendidas com as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, reforçando a necessidade de ampliar capacidades institucionais e tecnológicas voltadas à prevenção, mitigação e resposta a eventos climáticos extremos.
Na ocasião, também foi apresentado o edital “Conexões em Infraestrutura Rural e Urbana”, lançado pelo MDIC para identificar ofertantes e demandantes de soluções tecnológicas voltadas à resiliência climática. A chamada contempla áreas como monitoramento hidrometeorológico, sistemas de alerta precoce, drenagem urbana inteligente, soluções baseadas na natureza, energia resiliente, mobilidade para evacuação e gestão inteligente de resíduos. As inscrições estão abertas até 3 de julho.
Cooperação para a inovação climática
O projeto reúne parceiros nacionais e internacionais, entre eles a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A iniciativa faz parte do programa Euroclima, voltado ao fortalecimento da cooperação entre a União Europeia e países da América Latina e do Caribe na agenda climática.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT3 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDenúncias apontam supostas irregularidades em negociações imobiliárias na Grande Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCurso da ALMT incentiva mulheres a ocuparem espaços na política

