ECONOMIA

Livro sobre neoindustrialização é finalista do Jabuti Acadêmico

O livro “Neoindustrialização brasileira”, idealizado e organizado pelo engenheiro Sérgio Knorr Velho, está entre os finalistas da segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico. A lista dos finalistas em várias categorias foi divulgada nesta terça-feira (22/7) pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

O livro – com 14 artigos escritos por 20 estudiosos, acadêmicos, técnicos e analistas ligados aos setores público e privado – discute as razões da desindustrialização brasileira e a retomada das políticas públicas nessa área, apresentando propostas, limites e desafios da neoindustrialização.

Os autores são Luiz Carlos Bresser-Pereira, Luiz Gonzaga Belluzzo, Tatiana Farah, Verena Hitner, Cristina Reis, Milene Tessarin, André Nassif, Paulo César Morceiro, Celso Pancera, Rafael Dubeux, José Luis Gordon, João Paulo Pieroni, Caetano Penna, Adalmir Marquetti, Pedro Fonseca, Hudson Mendonça, Mario Bernardini, Antônio Carlos Diegues e Jackson De Toni. O coletivo reindustrialização também colabora com um artigo na obra.

Knorr Velho, que organizou a publicação, é servidor público federal de carreira e trabalhou por 10 anos no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Desde 2023, faz parte dos quadros técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Leia Também:  Brasil e México vão ampliar acordo de comércio e investimentos

Ele conta que o livro é resultado de debates iniciados em 2022, com a formação de um coletivo de servidores e acadêmicos que sentia falta de uma discussão mais aprofundada sobre políticas industriais na campanha presidencial daquele ano.

“Fizemos vários encontros virtuais utilizando a plataforma do canal universitário da UnBTV”, recorda. “Na época, a gente falava em ‘reindustrialização’, já que ainda não havia esse conceito de ‘neoindustrialização’, que foi trazido mais tarde pelo presidente Lula e pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, e que a gente incorporou, porque de fato faz mais sentido”, explica.

Alckmin assina o prefácio do livro, que tem 344 páginas e foi publicado em janeiro de 2025, um ano depois do lançamento da Nova Indústria Brasil (NIB) pelo governo federal.

“O livro serve como um importante registro das reflexões essenciais sobre a política industrial, cuja concepção e organização iniciaram-se em 2022. Ele busca explorar a neoindustrialização do Brasil através de um projeto de desenvolvimento que tem como objetivo fortalecer a indústria nacional de maneira inovadora, digital, sustentável e produtiva, com um enfoque especial no bem-estar das pessoas”, diz o organizador.

Leia Também:  Exportações totalizam US$ 255,21 bi de janeiro até a 4ª semana de setembro

 A publicação é da Editora Blucher.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ECONOMIA

Cursos gratuitos de comércio exterior abrem mais 250 vagas para mulheres e negros

Estão abertas as inscrições para a terceira turma de cursos online gratuitos da plataforma EduComex, iniciativa conjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, Campinas e Guarulhos (Sindasp). Os cursos fazem parte Programa Raízes Comex e são voltados para mulheres e pessoas negras com conhecimentos básicos da área.

Nessa fase, serão disponibilizados 250 acessos gratuitos à plataforma. As inscrições tiveram início nesta terça-feira (26/5) e vão até 18 de junhoEventuais vagas remanescentes serão destinadas ao público geral.

Com a abertura desta terceira turma, o curso se consolida como uma importante iniciativa do Programa Raízes Comex, que lançamos em 2024 para ampliar oportunidades para pessoas negras no comércio exterior. Estou certa de que um comércio exterior mais diverso e inclusivo é também mais forte e mais competitivo e é por isso que seguimos apostando na consolidação e ampliação do Raízes, destacou a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres.

Leia Também:  Mais de mil empreendedores já se inscreveram no Cadimpacto

A EduComex é a plataforma de ensino a distância do Sindasp voltada à capacitação contínua de profissionais de comércio exterior. Com mais de 180 horas de aulas gravadas, o ambiente reúne cursos que vão desde os fundamentos da área até tópicos avançados, organizados em trilhas temáticas e desenvolvidos por especialistas do setor. Ao final dos cursos, os participantes recebem certificado de conclusão reconhecido pelo mercado.

Cronograma da 3ª turma de cursos online

• Período de inscrição: 26 de maio a 18 de junho de 2026
• Publicação dos resultados: 26 de junho de 2026
• Validação e liberação dos acessos: 30 de junho de 2026
• Período de realização do curso: 1º de julho a 30 de setembro de 2026, com possibilidade de renovação por mais três meses condicionada ao desempenho do estudante

Programa Raízes Comex

O Raízes Comex é uma iniciativa do MDIC voltada à promoção da inclusão racial no comércio exterior. Por meio de ações estruturadas de capacitação e mobilização empresarial, o programa busca reduzir desigualdades históricas e ampliar o acesso de pessoas negras a oportunidades no setor.

Leia Também:  Demo Day do Empreendedoras Tech premia seis startups lideradas por mulheres

Sindasp

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, Campinas e Guarulhos (Sindasp) é a maior entidade representativa da categoria no Brasil, com mais de 1.800 associados. Além de atuar na defesa dos interesses da categoria, a entidade promove capacitação profissional por meio da plataforma EduComex e integra o Comitê Nacional de Facilitação de Comércio (Confac) e Comitês Locais de Facilitação de Comércio (Colfacs).

Mais informações: https://bit.ly/RaizesComexCapacitacao

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA