CUIABÁ

Sugestão de Pauta: Semob realiza nesta quarta-feira (27) audiência pública sobre o Plano de Mobilidade


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) realizará, na quarta-feira (27), audiência pública que debaterá o Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade de Cuiabá. O debate será no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), às 19h. Os estudos (em fase de elaboração) irão apontar as  formas e condições de locomoção no trânsito. O diagnóstico será apresentado pelo’Consórcio Cuiabá em Movimento’, formado pelas empresas EGL Engenharia LTDA e GPO Sistran LTDA.
 
O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, ressalta sobre a importância da participação da sociedade, representantes do povo (políticos  detentores de cargos eletivos), empresários, instituições representativas e sociedade civil em geral.
 
“Neste momento, da audiência pública apresentamos o diagnóstico do Plano de Mobilidade e aceitamos sugestões ou analisaremos  os pontos questionados para que o Plano de Mobilidade fique conforme o planejado.   Vamos projetar o desenvolvimento da Capital através desses estudos com dados técnicos. E isso vai servir para os próximos gestores que terão um plano de desenvolvimento na mobilidade. Essas diretrizes são importantes para que o gestor saiba onde investir, onde melhorar e o que mudar na mobilidade urbana. E sem contar que esse estudo é obrigatório para cidades  que possuem mais de 200 mil habitantes, conforme consta na Lei 12.587/2012”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana.
 
O diagnóstico irá mostrar soluções para o trânsito e apontar as condições de calçadas e passeios públicos, além de apresentar de que forma elas são utilizadas. E os trabalhos colhe informações da população por meio de pesquisas realizadas para pedestres, motoristas, ciclistas, Pessoa com Deficiência (PCD).
Conforme a Lei 12.587/2012, o Plano de Mobilidade deve conter diagnósticos para o transporte público coletivo, circulação de carros e pedestres, acessibilidade para pessoas com deficiência e integração do transporte público com o privado, ciclovia/ciclofaixa, entre outros. O município que não tiver esse diagnóstico poderá deixar, por exemplo, de receber recursos federais para mobilidade urbana. 
 

Confira na íntegra LEI Nº 12.587, DE 3 DE JANEIRO DE 2012.

Leia Também:  Prazo para recurso do Casa Cuiabana começa nesta segunda-feira (6)

SERVIÇO:

O que:  Audiência Pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Cuiabá

Data: 27/04

Horário: 19h 

Local: Crea-MT – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Av. do CPA) 

Propaganda

CUIABÁ

Feira de Empregabilidade reúne 1,5 mil vagas com participação do Sine Municipal

A Prefeitura de Cuiabá participa da Feira de Empregabilidade da Universidade de Cuiabá (Unic Beira Rio), nesta terça-feira (28), levando mais de 600 vagas de emprego ofertadas pelo Sine Municipal. A ação será realizada das 9h às 15h, no Bloco B da instituição, reunindo empresas de diversos segmentos e oportunidades para quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho.

As vagas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo se somam às cerca de 1.500 oportunidades oferecidas durante o evento. O atendimento será por ordem de chegada, com encaminhamento para processos seletivos, entrevistas e recebimento de currículos.

No estande da Prefeitura, os candidatos terão acesso a vagas cadastradas por centenas de empregadores da capital, com oportunidades para diferentes níveis de escolaridade e perfis profissionais. Os salários variam de um salário mínimo a R$ 10 mil, conforme a função e a qualificação exigida.

Entre as oportunidades disponíveis estão cargos de auxiliar administrativo, assistente e consultor de vendas, atendente de loja, operador de caixa, recepcionista, motorista, técnico em segurança do trabalho, farmacêutico, analista de recursos humanos, gerente comercial, soldador, eletricista, mecânico, operador de empilhadeira, repositor e açougueiro, entre outros. Também haverá vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD).

Leia Também:  Vereador apresenta 11 propostas para atender demanda de oito bairros

A programação contará ainda com processos seletivos promovidos em parceria entre a Unic, o Sine Cuiabá e a Fundação CDL (FDL), além da participação de empresas como Grupo Pereira, com as bandeiras Comper, Fort Atacadista e Trudy’s, ALT Brasil, Agro Ferragens Luizão, Mônaco Diesel, Biológica Farmácia de Manipulação, Drogasil, RDanillo RH e Assaí Atacadista.

Serviço

Feira de Empregabilidade da Unic Beira Rio

Data: terça-feira, 28 de julho
Horário: das 9h às 15h
Local: Bloco B da Unic Beira Rio, Avenida Manoel José de Arruda, nº 3.100, Jardim Europa, Cuiabá.

Os interessados devem comparecer com documento oficial com foto, CPF, carteira de trabalho, física ou digital, e currículo atualizado para participar dos processos seletivos e do encaminhamento às vagas.

Informações: (65) 99255-3707.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA