CUIABÁ
Sétima edição de feira resulta na adoção de 35 cães e gatos
A 7ª edição da Feira de Adoção de animais realizada pela Secretaria Adjunta de Bem Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Parque Tia Nair, resultou na adoção de 35 animais. A ‘Blitz Animal’ também surpreendeu pela receptividade das pessoas com a causa animal. As programações aconteceram no fim da tarde do sábado (26).
A equipe do Bem Estar Animal chegou com 40 minutos de antecedência e se deparou com vários interessados. Entre os 35 animais que foram adotados, 8 já são adultos e foram para seus novos lares devidamente castrados. Dos 28 filhotes que conquistaram uma família, 25 eram cães. Os demais, três gatinhos.
“Constatamos que as pessoas anseiam por um bichinho de estimação em casa, com muito amor para compartilhar. A feira é, na verdade, uma oportunidade para toda família e o local, ao ar livre também é inspirador para quem tem um coração amoroso”, explicou a secretária adjunta de Bem Estar Animal, Andrea de Melo.
Todas as sete edições foram realizadas em 2023. E, no que depender do pessoal da Bem Estar Animal, outros eventos dessa magnitude ainda acontecerão este ano.
“A oferta de animais para adoção é crescente, tendo em vista que as pessoas não estão totalmente conscientizadas sobre o quão nocivo é para os animais e para a sociedade abandonar cães e gatos. Grande parte deles são deixados ainda bebês em locais à ermo”, pontuou Andrea.
Outros atrativos estão sendo incorporados à Feira de Adoção, conforme o ambiente propicia. A mais recente edição contou com atividades lúdicas.
“Imagine, era o clima perfeito para as crianças. Animais graciosos, alegria e diversão com pinturas e desenhos e tudo isso ao ar livre. Mas não deu nem deu tempo, as crianças queriam mesmo era ver os bichinhos”, pontuaram os organizadores.
Para os interessados, só ficar atento aos próximos eventos. E, para oportunizar aos animais um lar digno com responsabilidade, é necessário ser maior de idade e levar documentos de identificação pessoal bem como comprovante de residência.
A BLITZ
A Blitz Animal é voltada para a prevenção de maus tratos e abandono de animais. Através da abordagem aos cidadãos para refletirem sobre o assunto com a distribuição de material impresso do tipo panfletos. “O Parque Tia Nair é um espaço em que as pessoas se refugiam em contato com a natureza em busca de sossego físico e mental, ou ainda, e onde as famílias se distraem com seus filhos, portanto, oportuno para tratar de coisa séria também, como é a causa animal. E a blitz não atrapalha o passeio uma vez que o material pode ser levado para casa e lido mais tarde. O que importa, que ali ele teve um contato, um direcionamento sobre o assunto, especificamente sobre as responsabilidades que diz respeito a todos. Se cada um fizer a sua parte teremos outra realidade”, pontou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Renivaldo Alves do Nascimento.
Entre as responsabilidades estão cuidados diários com alimentação, hidratação (água limpa), abrigo, medicação adequada, vacinação para evitar doenças, entre outros.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Mutirão de regularização fundiária no Doutor Fábio Leite II é retomado nesta segunda-feira
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, retoma, nesta segunda-feira (4), até quarta-feira (6), o mutirão de cadastramento voltado aos moradores do bairro Doutor Fábio Leite II que desejam regularizar seus imóveis. O atendimento ocorre das 9h às 16h, na Rua dos Trabalhadores, quadra 77, casa 18.
A ação teve início na quarta-feira (29) e também foi realizada na quinta-feira (30), dando continuidade ao processo de regularização fundiária. O objetivo é garantir o acesso ao título definitivo de propriedade, assegurando mais segurança jurídica às famílias e contribuindo para a valorização dos imóveis.
De acordo com a coordenadora de Habitação, Graziele Rondon, a entrega e a atualização dos documentos são etapas fundamentais para o andamento do processo. “Estamos orientando os moradores sobre a atualização dos documentos. Quem já tem processo em andamento poderá complementar a documentação e, para quem ainda não iniciou, será aberto um novo processo pela equipe técnica de regularização. Em outro momento, a equipe social realizará visita domiciliar para comprovação dos documentos apresentados e também para verificar o uso do lote”, explicou.
Entre os moradores que compareceram nos primeiros dias de atendimento está André Luiz, que vive há mais de 15 anos no bairro. Segundo André, a regularização representa mais segurança para a família. “Para nós, moradores, regularizar o terreno é uma garantia a mais. Moro aqui há mais de 15 anos e vi toda a evolução do bairro. Já temos asfalto, melhorias, mas precisamos do documento. Morar em um lugar sem documentação é não ter garantia de nada. Vim dar entrada no processo para ter essa segurança”, afirmou.
A moradora Karina Cristine, que reside há 26 anos no bairro Doutor Fábio Leite II, também participou do mutirão. “Já tenho mais de 26 anos morando aqui e, há dois anos, dei entrada no processo. Acredito que agora será a oportunidade de concluir. É um sonho ter o documento da casa, não só para mim, mas para muitas pessoas que moram aqui há tantos anos”, relatou.
Durante o mutirão, os moradores recebem orientações sobre a documentação necessária, podem entregar pendências e contam com o apoio da equipe social para dar andamento às etapas do processo de regularização fundiária.
Confira abaixo os documentos necessários para dar início ao processo de regularização:
Para solteiros: certidão de nascimento, RG e CPF;
Para casados: certidão de casamento, RG e CPF de ambos;
Para divorciados: certidão de casamento com averbação do divórcio, RG e CPF apenas de quem está requerendo e partilha de bens ou formal de partilha (se houver);
Para viúvos: certidão de casamento e certidão de óbito do cônjuge falecido, RG e CPF de quem está requerendo e partilha de bens ou formal de partilha (se houver);
União estável: escritura pública de cartório ou homologação dessa condição feita em juízo, certidão de nascimento, RG e CPF de ambos.
Trazer também:
Contrato de compra e venda da casa ou outro documento do imóvel (é necessário constar quadra e lote, por exemplo: título de posse antigo, IPTU etc.);
Comprovante de endereço da casa a ser regularizada (água, luz, telefone etc.);
Comprovante de renda de todos os moradores da casa dos últimos três meses.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
JUSTIÇA3 dias atrásApós “vídeo bomba”, Naco realiza operação contra deputado estadual e vereador em Cuiabá
-
SAÚDE5 dias atrásGoverno do Brasil entrega cinco novos aceleradores lineares em cidades do interior para ampliar acesso à radioterapia no SUS
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT reconhece trajetórias de dedicação ao desenvolvimento de Mato Grosso em sessão especial
-
ECONOMIA4 dias atrás‘Crescimento econômico não cai do céu’ diz secretário do MDIC, citando políticas industrial e de inclusão
-
ECONOMIA5 dias atrásBrasil registra superávit de US$ 1,7 bilhão na 4° semana de abril de 2026
-
CUIABÁ4 dias atrásCuiabá inaugura CAPS Adolescer para atendimento de crianças e adolescentes no dia 6 de maio
-
POLÍTICA MT2 dias atrásVoto contra Messias no STF pode impulsionar Jaime Campos como nome do União para o Governo de MT
-
CUIABÁ7 dias atrásGratuidade do transporte amplia acesso ao lazer e movimenta Cuiabá neste domingo

