CUIABÁ
Primeira-dama lança 4ª edição do Qualifica Cuiabá com 1,8 mil vagas e mais de 40 cursos
Com início previsto para o mês de agosto, a 4ª edição do Qualifica Cuiabá irá ofertar 1,8 mil vagas para mais de 40 cursos profissionalizantes. O programa foi lançado nesta segunda-feira (11) pela primeira-dama da Capital, Márcia Pinheiro, em solenidade que contou com a participação do gerente de Educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Marcos Vinicius Ribeiro, e da secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
Para Márcia Pinheiro, a Prefeitura de Cuiabá está dando oportunidades de qualificação para as mulheres e jovens. “O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que a sua gestão fosse humanizada e é isso que nós estamos fazendo. Estamos atendendo aqueles que mais precisam. Estou muito feliz de ver que muitas pessoas aproveitaram essa chance e agora têm uma profissão”, comemorou Márcia.
Segundo o gerente do Senai, Marcos Vinicius Ribeiro, o Qualifica Cuiabá é uma ótima opção para as pessoas de baixa renda se capacitarem de forma eficiente. “Os cursos vão permitir que essas pessoas tenham uma profissão, tenham mais dignidade. Esse ano, catadores de recicláveis que atuam no aterro sanitário também serão contemplados com alguns cursos. Todos os nossos alunos recebem um certificado de conclusão”, explicou Marcos.
Já para Rita Silva, ex-aluna do Qualifica Cuiabá, muitas pessoas não teriam a chance de se capacitar, caso não existisse o programa. “Fiz o curso de retroescavadeira. Um curso que sempre tive vontade, mas por não ter condições financeiras não conseguia fazer. Quando fiquei sabendo que a Prefeitura e o Senai estavam oferecendo essa vaga, não perdi tempo e corri para me inscrever. Só tenho a agradecer à primeira-dama por nos dar a oportunidade de ter um trabalho digno e com ele sustentar os meus três filhos e minha casa. Estou muito feliz”, agradeceu Rita.
Na ocasião, a primeira-dama aproveitou para anunciar que em breve Cuiabá terá o Banco da Mulher, um programa específico de atendimento para a mulher. A ideia é que seja aberta uma linha de crédito que será destinado a atender esse público feminino.
Qualifica Cuiabá
Idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, o programa Qualifica Cuiabá já atendeu mais de 6.650 pessoas, em cinco anos, e tem como principal objetivo chegar a 10 mil pessoas qualificadas até o fim de 2024. Foi implantado na gestão em 2018. Com 40 cursos de diversas áreas como Gestão, Empreendedorismo, Construção Civil, Alimentação e Bebida, entre outros
O Qualifica Cuiabá é uma das principais políticas sociais da Prefeitura de Cuiabá e oportuniza a centenas de pessoas, a partir dos 16 anos, a profissionalização em cursos com grande abrangência no mercado de trabalho. Os cursos são totalmente gratuitos.
Cursos que serão Ofertados:
Produção de hambúrguer artesanal; produção de pães naturais e integrais; técnicas de decoração de bolos; técnicas para produção de doces gourmets; confeiteiro; padeiro; salgadeiro; aplicador de revestimento argamassa; assentador de revestimentos cerâmicos; carpinteiro de estruturas de telhado; construtor de alvenaria; letricista de instalações prediais; instalador hidráulico; pintor de obras imobiliárias; eletricista industrial; almoxarife; designer gráfico editorial; instalador de reparador de redes de computadores; montador e reparador de computadores; operador de computador; web designer; costura de peças íntimas infantis juvenis; confeccionador de lingerie e moda praia; confeccionador de bolsas em tecido; costureiro industrial do vestuário e modelista.
Inscrições:
As inscrições quando abertas serão feitas exclusivamente nos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS) dos bairros.
Além da primeira-dama Márcia Pinheiro e da Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, participaram do lançamento o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, a secretária da Mulher, Cely Almeida, a gerente do Senai Cuiabá, Ozara Guerreiro, o gerente do Senai Distrito Industrial, Wesley Rondon, o gerente de Educação do Senai, Marcos Ribeiro, gerente de projetos e parcerias de Mato Grosso do Senai, Joceli Nogueira, a Diretoria Administrativa do Fundo Municipal de Assistência Social, Angélica Martins e Benedito Paulo Arantes, o presidente da Femab, Walter Arruda, o vereador Sargento Vidal e a aluna Samila de Arruda.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Fiscalização encontra produtos vencidos em cantina de clube em Cuiabá
A Operação Alvará Regular: Férias Seguras interditou, na quarta-feira (17), a lanchonete de um clube em Cuiabá após identificação de falta de alvarás, produtos vencidos e diversas irregularidades sanitárias e de segurança.
A ação, realizada pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com órgãos de fiscalização, ocorrerá todas as quartas, quintas e sextas-feiras, com o objetivo de prevenir acidentes e garantir a segurança dos frequentadores de clubes e balneários durante o período de férias escolares.
De acordo com a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, a operação tem como foco orientar os estabelecimentos e assegurar a proteção dos consumidores. “Além de orientar, nosso objetivo é verificar as condições de segurança para quem frequenta esses locais. Nesta primeira inspeção coletiva, algumas irregularidades foram constatadas, e foi necessária a interdição da cantina devido à ausência das documentações mínimas exigidas, além da identificação de produtos vencidos e impróprios para consumo”, afirmou.
A Vigilância Sanitária encontrou equipamentos em desuso, utensílios e móveis fora dos padrões exigidos pela legislação, alimentos armazenados de forma inadequada, produtos vencidos e itens sem identificação ou procedência. Carnes, embutidos e bacon em situação irregular foram descartados imediatamente na presença do responsável pelo estabelecimento. O órgão concedeu prazo de 45 dias para que todas as irregularidades sejam sanadas, incluindo a obtenção do alvará sanitário e a adequação das condições de armazenamento e manipulação dos alimentos.
Já o Procon Municipal apreendeu 30 produtos com prazo de validade vencido, entre eles água sem gás, cervejas, bebidas do tipo gin-tônica, pacotes de banana frita e macarrão instantâneo. Também foram constatadas falhas na prestação de informações obrigatórias aos consumidores, como a ausência de tabela de preços, informações sobre formas de pagamento e orientações sobre os canais de defesa do consumidor.
A secretária-adjunta do Procon, Mariana Almeida Borges, informou que foram emitidos auto de constatação, auto de infração e auto de apreensão. “Detectamos irregularidades na cantina do clube, especialmente relacionadas a produtos vencidos e à falta de informações básicas ao consumidor”, destacou.
O Corpo de Bombeiros verificou que a edificação do clube, localizado no bairro Despraiado, não possuía os dispositivos preventivos mínimos contra incêndio e estava sem o alvará da corporação. Também foram identificadas estruturas provisórias montadas sem responsável técnico, extintores vencidos e a ausência de guarda-vidas ou salva-vidas habilitado para atuar na piscina do local. Foram emitidos termo de notificação e termo de advertência, com prazo de 90 dias para a regularização das pendências.
O Crea-MT informou que irá apurar se eventos realizados no espaço contaram com o acompanhamento de profissional legalmente habilitado. Caso não seja constatada a participação de engenheiro, arquiteto ou técnico responsável, os organizadores poderão ser notificados e autuados.
A equipe do conselho também apontou a ausência de acessibilidade para pessoas com deficiência física. O caso será analisado junto aos órgãos competentes para definição das medidas necessárias à adequação do espaço.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT4 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
Sinop7 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDenúncias apontam supostas irregularidades em negociações imobiliárias na Grande Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCurso da ALMT incentiva mulheres a ocuparem espaços na política

