CUIABÁ
Prefeitura retira 46 toneladas de bolsões de lixo no CPA, Dr. Fábio e Dom Aquino

Seguindo o cronograma de erradicação de bolsões de lixo na capital, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – Limpurb, realizou, nesta segunda-feira (3), a remoção de 46 toneladas de detritos descartados irregularmente. No CPA 3, foram retiradas 13 toneladas de lixo, enquanto no bairro Dom Aquino, outras 11 toneladas foram recolhidas.No bairro Doutor Fábio Leite II, a demanda resultou na retirada de 22 toneladas de lixo em um bolsão
A ação, realizada pela equipe especializada em retirada de bolsões de descarte irregular, contou com o apoio de retroescavadeiras, pás carregadeiras, caminhões trucados e caminhões toco, garantindo agilidade na execução do serviço e a destinação adequada do material recolhido.
Entre os itens encontrados estavam camas, colchões, geladeiras, pneus, portas de veículos, restos de poda de árvores e até mesmo resíduos de coleta regular, como garrafas PET, caixas de papelão e latas, materiais que poderiam ser destinados à coleta seletiva.
O diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, destacou a importância da conscientização da população para evitar novos descartes irregulares. “Nosso trabalho é constante e tem gerado resultados positivos, mas precisamos do apoio da população. O descarte irregular impacta diretamente na saúde pública e no meio ambiente. Pedimos que todos colaborem, utilizando os serviços de coleta disponíveis e evitando jogar lixo em locais proibidos”, afirmou.
Os trabalhos fazem parte das diretrizes da gestão do prefeito Abilio Brunini, que prioriza a manutenção urbana e o atendimento às comunidades, promovendo uma Cuiabá mais limpa, organizada e saudável para todos. Durante a atividade, foram eliminados focos de água parada, como pneus e plásticos, reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Atualmente, a Limpurb monitora 50 pontos críticos de descarte irregular na capital. A fiscalização é realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, em parceria com a Limpurb, com base na Lei Complementar nº 4/1992, que regula o Código Sanitário, a Defesa do Meio Ambiente e outros dispositivos legais.
O artigo 500, inciso I, da legislação vigente prevê multas a partir de R$ 818,90 para quem descartar lixo domiciliar ou materiais em locais inadequados, como ruas, terrenos, rios, praças e outras áreas públicas ou privadas não edificadas.
#PraCegoVer
A imagem mostra uma pá carregadeira removendo detritos em um bolsão no bairro Dom Aquino, em Cuiabá. O veículo é de cor laranja. Ao fundo, há uma árvore e um poste de iluminação pública.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


CUIABÁ
T.Coronel Dias propõe CPI para investigar irregularidades na Regularização Fundiária

Da Assessoria – Vereador T. Coronel Dias 
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Deputado reúne-se com presidente do TJMT e debate acesso à justiça e licenciamento de assentamentos na região Araguaia
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Oito anos de gestão: Botelho relembra avanços e conquistas na ALMT
-
POLÍTICA MT2 dias atrás
Comissão de Meio Ambiente instala grupo de trabalho para buscar soluções na regularização de áreas rurais
-
POLICIAL6 dias atrás
Polícia Civil prende integrantes de facção e resgata vítimas de sequestro e tortura em Primavera do Leste
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Max Russi diz que fará presidência de diálogo e harmonia com os poderes
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
Deputado Thiago reivindica Centro Educacional Inclusivo para Rondonópolis e outras cidades pólo de MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
Dr. João assume a Primeira-Secretaria da ALMT
-
POLICIAL7 dias atrás
Polícia Civil prende agressor que descumpria medidas protetivas de forma reiterada