CUIABÁ
Prefeitura reforça prazo e orienta comerciantes sobre realocação para o Shopping Orla
A Prefeitura de Cuiabá iniciou na quarta-feira (14) uma nova fase do Programa Ambulantes em Ordem, com foco na realocação de comerciantes informais das calçadas da região central, especialmente da Rua 13 de Junho.
Segundo a secretária de Ordem Pública, Juliana Chiquito Palhares, a etapa começou com a Notificação Pública nº 2, que determina o prazo até 5 de junho para a desocupação voluntária desses espaços. Também foram distribuídos informativos destacando as vantagens da realocação para pontos de venda no Shopping Orla, onde os ambulantes contarão com apoio e orientação para formalizar seu negócio.
“Essa ação faz parte de um esforço coletivo para oferecer dignidade, estrutura e oportunidades reais a esses trabalhadores. Queremos que deixem as ruas não por imposição, mas por escolha, ao perceberem que é possível crescer, guardar seus produtos, se formalizar e contribuir para o desenvolvimento da cidade. Estamos tratando todos com muito respeito. Aliás, essa, inclusive, foi uma determinação do prefeito Abilio”, afirmou Juliana.
O Programa Ambulantes em Ordem visa garantir o cumprimento das normas urbanísticas e reorganizar o comércio informal em espaços públicos, conforme recomendação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), em parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur).
A ocupação inadequada das calçadas também é uma das principais reclamações da população, especialmente de pessoas com deficiência, que têm sido prejudicadas pela presença desordenada de barracas.
Cadastramento dos Ambulantes
Entre os dias 26 e 30 de maio, das 8h às 17h, equipes da Prefeitura estarão na Praça da República realizando o cadastramento dos interessados em ocupar provisoriamente um ponto de vendas no Shopping Orla. Uma equipe do SINE também estará presente para inscrever candidatos em vagas de emprego formal.
De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, a proposta vai além da reorganização urbana. “Faremos o cadastramento dos ambulantes que querem ocupar o Shopping Orla. Nossa intenção é gerar oportunidades e capacitação para que esses trabalhadores se tornem microempreendedores ou até grandes empresários no futuro. Neste cadastramento, faremos um diagnóstico individual para que eles saiam da informalidade e também tenham acesso a linhas de crédito”, afirmou.
Notificação Pública nº 002
Foram notificados para desocupação todos os ocupantes que utilizam trailers, barracas, carrinhos de mão, furgões, tendas, bancas, cavaletes, estruturas similares ou expõem mercadorias de forma manual, por meio de mostruários ou painéis, instalados de maneira fixa ou habitual sobre passeios públicos e logradouros da Rua 13 de Junho e vias do entorno do Centro Histórico de Cuiabá, sem autorização municipal.
#PraCegoVer
A foto mostra a secretária, Juliana Chiquito Palhares e o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, durante a ação para notificação dos comerciantes ambulantes na região central.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá leva orientações sobre bem-estar animal e adoção responsável à ExpoPet
Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal participa do evento neste fim de semana com ações de conscientização, cuidados e guarda responsável de cães e gatos
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal (BEA), participa da ExpoPet Cuiabá neste fim de semana, nos dias 12 e 13 de setembro, das 14h às 19h, no Centro de Eventos do Pantanal. A feira é voltada ao universo dos animais de estimação e reúne tutores, empresas, profissionais e empreendedores do segmento pet.
Durante os dois dias de programação, o Bem-Estar Animal contará com um espaço orientativo para apresentar ao público as ações desenvolvidas pelo município na área de proteção e bem-estar dos animais. A iniciativa busca aproximar a população das políticas públicas voltadas à causa animal e ampliar o acesso a informações sobre cuidados, proteção e guarda responsável de cães e gatos.
A participação da secretaria também pretende fortalecer a conscientização sobre a responsabilidade dos tutores e incentivar práticas que contribuam para a saúde e a qualidade de vida dos animais.
A ExpoPet Cuiabá reúne, em um mesmo espaço, produtos, serviços, informação, entretenimento e negócios relacionados ao mercado pet. Entre as atrações previstas estão exposição de produtos e serviços, participação de veterinários, conteúdos sobre saúde e bem-estar animal, competições de estética e tosa, palestras, presença de empresas e marcas do setor, além de brindes e atividades voltadas ao público.
O evento também contará com um espaço destinado a crianças e pets, além de atividades relacionadas à causa animal. A proposta é proporcionar um ambiente de interação e troca de informações para toda a família.
A expectativa é que a presença do Bem-Estar Animal permita que os visitantes conheçam melhor os serviços e iniciativas desenvolvidos pela Prefeitura de Cuiabá, além de receber orientações sobre cuidados e a guarda responsável dos animais.
SERVIÇO
ExpoPet Cuiabá
Data: 12 e 13 de setembro
Horário: das 14h às 19h
Local: Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEnquanto Mato Grosso precisa de recursos, Wellington manda quase R$ 600 mil para montanhistas na Antártida
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta mira pobreza zero em Mato Grosso e diz que filas na saúde estão ficando no passado – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásSTF dá vitória a Janaina Riva e manda dividir propaganda eleitoral em 50% com José Medeiros
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça mantém vídeo de Pivetta em que Silval acusa Wellington de receber propina
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPaulo Araújo reúne cerca de mil pessoas em ato com Virginia, Mauro Mendes, Gisela e lideranças em Cuiabá
-
POLÍTICA MT2 dias atrásPivetta amplia vantagem e eleição pode ser decidida no primeiro turno, Wellington cai
-
POLÍTICA MT7 dias atrásBotelho impulsiona maior programa de regularização fundiária de Várzea Grande e cerca de 12 mil famílias conquistam escrituras
-
POLÍTICA MT5 dias atrásOtaviano Pivetta incorpora agenda feminina ao projeto de governo
