CUIABÁ

Prefeitura percorre 15 bairros com operação Cata-treco esta semana

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), está executando, entre os dias 23 e 28 de junho, uma força-tarefa da operação Cata-treco. A ação de limpeza urbana vai beneficiar 15 comunidades da capital com a coleta gratuita de objetos inservíveis, promovendo o descarte correto e contribuindo para a eliminação de focos de sujeira e proliferação de vetores.

O cronograma semanal da iniciativa prevê a passagem das equipes por diferentes regiões todos os dias. Nesta segunda-feira (23), os trabalhos tiveram início pelos bairros Jardim dos Ipês, Jardim Califórnia e Condomínio Coxipónes. Ao longo da semana, os serviços chegarão ainda aos bairros Itapajé, Pedra 90, Jardim Cuiabá, Santa Amália, Alvorada, Novo Colorado, entre outros.

A coleta é realizada por uma equipe de aproximadamente 20 profissionais da Limpurb, sempre a partir das 7h da manhã. Os moradores devem deixar os itens a serem recolhidos em frente às residências, de forma organizada e com fácil identificação. São aceitos móveis como sofás, camas, armários, colchões, mesas, cadeiras e eletrodomésticos fora de uso, como geladeiras e fogões.

Leia Também:  Siminina prepara jovens para o mercado de trabalho em parceria com Instituto Canopus

Itens como restos de poda, vidros, pilhas, baterias, pneus, entulhos e latas de tinta não são recolhidos pela operação e devem ser encaminhados aos ecopontos da cidade.

Além do mutirão semanal, a população também pode solicitar o serviço em datas específicas, por agendamento. Os pedidos podem ser feitos pelos números (65) 3645-5518 ou WhatsApp (65) 99243-6502.

Confira o roteiro completo de atendimento da semana:

– Segunda-feira (23): Jardim dos Ipês, Jardim Califórnia, Condomínio Coxipónes

– Terça-feira (24): Itapajé, Jardim dos Pinheiros, Jardim Cuiabá

– Quarta-feira (25): Santa Amália, Pedra 90, Sonho Meu

– Quinta-feira (26): Alvorada, Novo Colorado

– Sexta-feira (27): Distrito do Coxipó do Ouro, Distrito de Piquizeiro

– Sábado (28): Jardim Aquarius, Dr. Fábio I e II

A operação Cata-treco é parte das ações contínuas da Prefeitura para manter a cidade limpa, promover saúde pública e oferecer melhores condições de bem-estar à população cuiabana.

#PraCegoVer

A imagem mostra os colaboradores da Limpurb realizando a retirada de móveis inservíveis através do programa cata-treco no bairro São João Del Rey. Os trabalhadores usam uniformes e EPIs.

Leia Também:  Qualifica Cuiabá: Formação profissional e atua com foco na igualdade de gênero

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Vigilância Epidemiológica descarta meningite meningocócica e reforça estabilidade do cenário em Cuiabá

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio da Vigilância Epidemiológica, descartou neste sábado (9) a hipótese de meningite bacteriana meningocócica em um caso investigado no município e reforçou que o cenário epidemiológico da capital segue estável.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (LACEN-MT) concluiu a análise do líquor por biologia molecular, com resultado não detectável para os principais agentes bacterianos causadores de meningite bacteriana, incluindo a bactéria Neisseria meningitidis, responsável pela meningite meningocócica.

O paciente segue em tratamento hospitalar, com quadro clínico estável e acompanhado pelas equipes assistenciais e pela Vigilância Epidemiológica do município.

Desde a notificação inicial, todas as medidas de vigilância, monitoramento e investigação epidemiológica foram adotadas conforme os protocolos do Ministério da Saúde.

A Vigilância Epidemiológica também realizou avaliação técnica dos contatos próximos do paciente para verificar a necessidade de quimioprofilaxia, porém não foram identificados critérios epidemiológicos que justificassem a medida.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que Cuiabá não possui registro confirmado de meningite meningocócica em 2026 e que o monitoramento epidemiológico ocorre de forma contínua em toda a rede municipal de saúde.

Leia Também:  Siminina prepara jovens para o mercado de trabalho em parceria com Instituto Canopus

A meningite pode ser causada por diferentes agentes infecciosos, como vírus, bactérias e fungos. A confirmação diagnóstica depende de avaliação clínica, laboratorial e epidemiológica.

A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção contra os tipos mais graves da doença. As vacinas meningocócicas seguem disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Cuiabá, conforme o calendário do Sistema Único de Saúde (SUS).

A orientação é para que pessoas com sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez na nuca e prostração procurem atendimento médico imediatamente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA