CUIABÁ
Prefeitura limpa boca de lobo na Rua Comandante Costa
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, realizou a limpeza de nove bocas de lobo e desobstruiu aproximadamente 200 metros da rede de manilhamento na Rua Comandante Costa. A ação integra os trabalhos de resposta às ocorrências registradas após a chuvas.
Para executar os trabalhos, a Secretaria mobilizou dois caminhões hidrojato, operados por dois motoristas e seis ajudantes. O veículo de menor porte contou com um motorista e um ajudante. Uma retroescavadeira também foi empregada para levantar as tampas e permitir o acesso das equipes às estruturas de drenagem.
As caixas coletoras e a rede de tubulações foram limpas e desobstruídas para restabelecer o escoamento das águas pluviais. As equipes também fizeram a manutenção das tampas das bocas de lobo ao longo do trecho atendido.
Durante a operação, os trabalhadores encontraram grande quantidade de lixo acumulado dentro das tubulações. O descarte irregular de resíduos dificulta a passagem da água e amplia o risco de retenções e alagamentos em períodos de chuva.
A vistoria também identificou manilhas danificadas na rede. Os pontos foram encaminhados à equipe responsável da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras para a programação das substituições necessárias.
A intervenção na Rua Comandante Costa faz parte dos esforços do município para recuperar o funcionamento da drenagem e atender pontos afetados pelas chuvas. Além da limpeza imediata, o levantamento de danos permite direcionar os reparos necessários e reduzir novos bloqueios no sistema.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá mantém controle mensal de pragas em unidades de saúde
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém de forma permanente o controle de pragas nas unidades da rede municipal de saúde. O serviço é realizado mensalmente nas unidades de Atenção Secundária, incluindo Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas, com ações de desinsetização e desratização. Neste mês de agosto, os procedimentos foram realizados conforme cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde.
A medida tem como objetivo garantir ambientes salubres e seguros para pacientes e servidores, além de prevenir riscos sanitários e manter a qualidade das instalações.
A empresa responsável realizou os procedimentos conforme o seguinte cronograma:
UPA Verdão: quarta-feira (19), às 8h
UPA Leblon: quinta-feira (20), às 7h
UPA Morada do Ouro: sexta-feira (21), às 8h
UPA Pascoal Ramos: terça-feira (25), às 8h
Policlínica Pedra 90: quinta-feira (27), às 7h30
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destaca que o trabalho integra as ações permanentes da gestão para garantir qualidade e segurança nos espaços de atendimento.
“Esse trabalho é realizado de forma contínua e mensal, porque manter as unidades em condições adequadas é fundamental para garantir segurança, qualidade e conforto durante o atendimento. Estamos cuidando tanto da estrutura quanto dos serviços prestados à população”, afirmou.
O secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa, reforça que as ações de controle de pragas fazem parte da rotina de manutenção das unidades.
“Além do controle mensal de pragas, as UPAs e Policlínicas também passaram por reformas e manutenções estruturais, com o objetivo de melhorar as condições dos espaços, garantir mais qualidade no serviço e oferecer mais conforto para pacientes e funcionários”, destacou.
A SMS reforça que o controle periódico de pragas faz parte das ações de biossegurança da rede municipal e contribui para a prevenção de riscos sanitários e a manutenção das condições adequadas de atendimento.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLICIAL4 dias atrásRelatório da Polícia Civil cita Adelcino Lopo em suspeitas de favorecimento em contratos públicos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásIrajá avança, entra no pelotão de frente e Emanuelzinho pode perder a reeleição no PSD
-
MATO GROSSO4 dias atrásBombeiros combatem dois incêndios florestais em Mato Grosso e Estado registra 93 focos de calor
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta amplia vantagem e eleição pode ser decidida no primeiro turno, Wellington cai
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPivetta promete RGA anual pela inflação e diz que vai ampliar diálogo com servidores – veja o video
-
MATO GROSSO3 dias atrásCalor intenso dá lugar a queda nas temperaturas em Mato Grosso neste fim de semana
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno Pivetta tem 70,2% de aprovação em MT, aponta Paraná Pesquisas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta vistoria abastecimento de água e acompanha chegada às casas do Cristo Rei
