CUIABÁ
Prefeitura intensifica limpeza urbana e atende avenidas, bairros e espaços públicos ao longo da semana
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou uma ampla força-tarefa de limpeza urbana entre segunda-feira (20) e sexta-feira (24), com serviços executados em diversas regiões da capital.
As ações incluíram varrição, capinagem, roçagem, pintura de meio-fio e manutenção geral de áreas públicas, com foco na melhoria da infraestrutura urbana e na qualidade de vida da população.
Ao longo da semana, equipes atuaram em importantes avenidas e corredores viários, como a Avenida Miguel Sutil, Avenida das Torres, Avenida Coronel Escolástico, Estrada do Moinho, além da Avenida Bernardo Antônio de Oliveira, na região do Centro de Eventos, e na rotatória da Miguel Sutil, nas proximidades da rodoviária.
Os serviços também contemplaram diversos bairros da capital, entre eles Santa Terezinha, Cophema, Pedra 90, Guia, Morada do Ouro, Alvorada, Residencial Esperança, Real Parque, Terra Nova, Jardim América, Boa Esperança, Parque Cuiabá e Tijucal.
Na manutenção de praças e espaços públicos, foram atendidas áreas como a Praça do Tijucal, Praça do Alvorada, Praça do Terra Nova, Praça do Parque Cuiabá, Praça Frederico Soares de Campos Neto, Praça Santa Rita de Cássia (conhecida como Praça do Bispo/Presépio), Praça Anita Negrão, Praça Oscar Amélito, Praça da Alegria Sinézio P. de Brito e Praça Assunta Scarmanhani da Silva.
As equipes também executaram serviços em áreas ambientais e de preservação, como o Parque da Família, Parque da Nascente e o córrego do Areão, reforçando o cuidado com espaços naturais e a prevenção de descarte irregular de resíduos.
Além disso, equipamentos públicos receberam manutenção, incluindo o Mini Estádio do Areão, Mini Estádio do Moinho, Mini Estádio do CPA 2, Campo do CPA 2, Cemitério do Despraiado e o CMEI Oscar Amélito, localizado no bairro Real Parque.
A Limpurb destaca que as ações fazem parte do cronograma contínuo de zeladoria urbana, com equipes distribuídas diariamente em diferentes pontos da cidade, garantindo a conservação dos espaços públicos e o bem-estar da população.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Parceria com empresários reforça monitoramento do Parque das Águas
A segurança do Parque das Águas ganhou um novo reforço com a entrega oficial de dois televisores de 55 polegadas, que serão utilizados como monitores pela Polícia Militar. Doados por empresários que atuam no parque, os equipamentos permitirão o acompanhamento contínuo das imagens das 34 câmeras já instaladas no local. A entrega foi realizada na tarde desta quinta-feira (20), na sede da 4ª Companhia de Polícia Militar de Segurança Institucional (4ª CIPMSI), conhecida como Companhia do Palácio.
Os aparelhos foram doados pelo Bar das Águas, representado pelo sócio administrador Lucélio Gomes Jacinto, e pelo Cupim Bar, do empresário Luciano Salina Bello. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, Fellipe Corrêa, a parceria permite à Companhia do Palácio acompanhar os estacionamentos, a circulação de famílias e outras áreas do parque, enquanto o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) mantém o monitoramento das imagens durante 24 horas.
De acordo com a diretora de Planejamento e Projetos da secretaria, Maryana Paixão, os dois monitores eram necessários para que a unidade policial acompanhasse exclusivamente as câmeras do Parque das Águas. “Como a aquisição pelo poder público exige um processo mais demorado, buscamos o apoio da iniciativa privada para colocar o sistema em funcionamento o mais rápido possível. Os empresários compreenderam a importância do projeto e se dispuseram a doar os aparelhos”, explicou.
Lucélio Jacinto afirmou que a iniciativa partiu do entendimento de que as empresas instaladas no parque também podem contribuir para a conservação e a segurança do espaço. Luciano Salina Bello ressaltou que a cooperação deve ser uma via de mão dupla. “Como contribuintes, podemos cobrar, mas também precisamos entender que, dentro do possível, ajudar para que o bem comum seja alcançado é nossa obrigação. É um trabalho de todos nós”, declarou o proprietário do Cupim Bar.
O comandante da 4ª CIPMSI, tenente coronel Marion Silva Metello, informou que furtos em veículos e de fios elétricos durante obras ou eventos estão entre as principais ocorrências registradas na região. Com o novo sistema, atitudes suspeitas poderão ser identificadas pela central e comunicadas imediatamente às equipes responsáveis pelo policiamento. “Além de otimizar o efetivo operacional, teremos cobertura ininterrupta”, ressaltou.
As imagens também servirão de apoio às investigações, especialmente em ocorrências envolvendo mais de uma pessoa ou veículos usados para dar suporte aos infratores. Entre as práticas observadas em parques está o emprego do dispositivo conhecido como “chupa cabra”, que interfere no sinal do controle do automóvel e impede o travamento das portas. A Polícia Militar recomenda que os motoristas façam uma verificação manual antes de se afastarem dos veículos.
As 34 câmeras foram instaladas por meio de um termo de cooperação entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Prefeitura de Cuiabá, com a participação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública. Outras sete unidades estão previstas para ampliar a cobertura. O secretário adjunto de Segurança Municipal, Hudson Leite de Campos, acrescentou que o monitoramento será complementado pelo policiamento preventivo, com motopatrulhamento nos horários de maior movimento, rondas de viaturas e postos fixos no período noturno.
O diretor geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) destacou que o trabalho reúne as áreas municipais de Desenvolvimento Econômico, Mobilidade Urbana, Segurança Pública e zeladoria. Além de contribuir para prevenir furtos e outras ocorrências, o sistema poderá auxiliar na identificação de crimes ambientais. A atuação integrada busca ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança e oferecer mais proteção aos frequentadores do Parque das Águas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásBarbudo aposta em vitória de Pivetta no primeiro turno e reforça apoio à reeleição
-
POLÍCIA FEDERAL4 dias atrásCandidato ao Senado antecipa suposta operação da PF em MT e levanta suspeita de vazamento
-
POLÍTICA MT2 dias atrásVídeo feito por IA projeta Wellington no Paiaguás com Silval, Riva, Emanuel e Jayme e viraliza
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPodemos mira bancada histórica na ALMT e Max Russi projeta eleger até sete deputados
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVídeo detonando Reinaldo Moraes, vice de Wellington Fagundes, viraliza na rede
-
POLÍTICA MT1 dia atrásVídeo recortado do debate em que Wellington diz ser médico-veterinário ao responder pergunta sobre saúde viraliza na rede
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington Fagundes inicia campanha ao Governo de Mato Grosso com gravação de programas e inserções eleitorais
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGalvan chama Wellington de “melancia” e declara apoio a Pivetta que classifica como “direita raiz”


