CUIABÁ
Prefeitura e setor de eventos alinham ações para fortalecer e desburocratizar segmento
Representantes das principais empresas e entidades do setor de eventos de Cuiabá se reuniram nestasemana com gestores municipais para discutir medidas de fortalecimento do segmento e melhorias na relação com o poder público. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura (SDTA) em parceria com o Sindieventos-MT, foi realizado no auditório da Fecomércio-MT e contou também com a presença do Procon Municipal e da Secretaria de Ordem Pública (SORP).
Durante a reunião, foram debatidos temas centrais como o mapeamento das demandas setoriais, a padronização da documentação exigida para realização de eventos e o alinhamento de práticas relacionadas à legislação do consumidor. O secretário municipal Fernando Medeiros destacou que a prefeitura tem investido em tecnologia para desburocratizar os protocolos de autorização de eventos, além de reforçar o diálogo entre as secretarias envolvidas e o setor privado.
“Essa reunião foi propositiva e resolutiva. Avançamos em pontos importantes, como o alinhamento com o Procon sobre meia-entrada e acesso de pessoas com deficiência, além de tratarmos da aplicação da Lei do Silêncio e de melhorias nos processos internos da prefeitura. Estamos trabalhando para facilitar a vida de quem produz e movimenta a economia da cidade”, afirmou Medeiros.
O secretário também destacou que a gestão municipal tem ampliado esforços para atrair novos eventos para a capital, incluindo ações voltadas à internacionalização do aeroporto Marechal Rondon e à promoção de Cuiabá no circuito nacional e internacional de turismo de negócios e entretenimento. Entre as propostas em andamento estão o fortalecimento do Convention Bureau, o uso de tecnologia para democratizar informações turísticas e o desenvolvimento de projetos para captação de grandes eventos.
A secretária-adjunta do Procon Municipal, Mariana Almeida Borges, avaliou o encontro como um passo importante para consolidar uma agenda permanente de diálogo com o setor.
“Foi um debate muito produtivo, que permitiu alinhar o que o município pode oferecer em apoio e também o que espera das empresas na regularização dos eventos. A ideia é incentivar feiras culturais, eventos esportivos e grandes produções, garantindo que tudo seja feito dentro da legalidade e com segurança para o público”, destacou.
De acordo com o secretário Medeiros, novas reuniões devem ocorrer nos próximos meses, com foco setorizado, abrangendo segmentos como entretenimento, cultura, negócios e gastronomia, para aprofundar os encaminhamentos discutidos e implementar as ações definidas. “O papel da nossa secretaria enquanto Desenvolvimento Econômico é fazer o link entre o setor produtivo privado e o setor público. A ideia é unir forças, desburocratizar e incentivar a produção de eventos que tragam mais visitantes e visibilidade para Cuiabá”, concluiu.
#PraCegoVer
A imagem mostra representantes do setor de eventos, autoridades municipais e entidades reunidos no auditório da Fecomércio-MT durante a reunião.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Estudantes indígenas conhecem história de Cuiabá em visita ao Complexo Biocultural do Porto
Quarenta e dois estudantes da Escola Indígena Umutina, de Barra do Bugres, visitaram nesta sexta-feira (29) o Complexo Biocultural do Porto, em Cuiabá, conhecendo o Museu do Rio Cuiabá, o Aquário Municipal e a Orla do Porto. A atividade integrou uma programação educativa voltada à valorização do patrimônio cultural mato-grossense e ao fortalecimento da identidade dos povos originários.
Com idades entre 11 e 17 anos, os alunos participaram da visita acompanhados pelas professoras Eliane Boroponepa Monzilar, da Aldeia Boropó, e Ana Lúcia Calomezoré, da Aldeia Balotipone. O objetivo pedagógico foi conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do patrimônio cultural do Estado e promover reflexões sobre a história e as culturas indígenas.
A visita foi viabilizada pelo projeto Caminhos da Cultura, iniciativa criada em 2019 pelo artista plástico e produtor cultural Vicente Paulo. O projeto tem como proposta ampliar o acesso de estudantes da rede pública, além de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, a museus, galerias e outros espaços de formação cultural. Desde sua criação, a iniciativa já aproximou mais de 11 mil alunos de equipamentos culturais em Mato Grosso.
“O projeto nasceu para proporcionar esse acesso aos estudantes da rede pública e também às comunidades tradicionais. Hoje estamos contemplando os Umutina, vindos de diferentes comunidades dessa grande nação indígena”, explicou Vicente Paulo.
No Complexo Biocultural do Porto, os estudantes participaram de um roteiro guiado que apresentou aspectos históricos de Cuiabá por meio do acervo do Museu do Rio e das atrações do Aquário Municipal. A coordenadora pedagógica do Museu do Rio, Luana da Cruz Borema, explicou que o complexo está implantando um novo formato de recepção aos visitantes, com uma apresentação guiada que contextualiza a história da cidade antes da visita aos espaços expositivos.
Segundo ela, a proposta busca tornar a experiência mais educativa e aproximar os visitantes do patrimônio histórico e cultural de Cuiabá.
Para a professora Eliane Boroponepa Monzilar, a atividade representa uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e de ampliação do repertório cultural dos estudantes.
“Esse projeto proporciona às crianças e aos jovens indígenas a oportunidade de conhecer outros saberes. Muitos deles nunca haviam visitado um museu. É uma troca importante entre o conhecimento do nosso povo e outros conhecimentos culturais, permitindo que compreendam melhor esses espaços e sua importância”, afirmou.
A fala da educadora reforça uma realidade observada em outras ações do Caminhos da Cultura. Em atividades recentes promovidas pelo projeto, estudantes da zona rural e de comunidades tradicionais também tiveram contato pela primeira vez com museus e espaços históricos da capital, vivenciando experiências que ampliam o aprendizado para além da sala de aula.
A turismóloga Silvana Maria de Morais Abdala destacou o interesse demonstrado pelo grupo durante toda a visita. Segundo ela, as fotografias históricas e a maquete expostas no museu despertaram grande curiosidade entre as crianças e os adolescentes.
“Foi gratificante perceber o interesse deles em conhecer a história de Cuiabá e compreender melhor o espaço. As crianças, principalmente, demonstraram muita atenção e curiosidade durante toda a visita”, relatou a servidora, que atua há 18 anos na área do turismo.
Além do Complexo Biocultural do Porto, o roteiro dos estudantes incluiu visitas ao Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), à Galeria Lava Pés e ao Museu de História Natural de Mato Grosso, consolidando um dia de atividades voltadas ao conhecimento, à cultura e à formação cidadã.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásArticulação de bastidores pode unir Max Russi, Janaína Riva e Jayme Campos em recuo estratégico de Wellington Fagundes em chapa ao Governo de Mato Grosso
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásComissão externa debate atuação da Força Nacional do SUS após chuvas na Zona da Mata mineira
-
POLÍTICA MT6 dias atrásConheça Manciolli, o homem de confiança de Otaviano Pivetta
-
SAÚDE5 dias atrásAssembleia Mundial da Saúde: Ministério amplia cooperação internacional para fortalecer produção de tecnologias
-
POLÍTICA MT7 dias atrásCom mais de R$ 379 milhões, Otaviano Pivetta lidera lista dos pré-candidatos mais ricos ao Governo de MT
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásMinistro André de Paula debate cooperação agropecuária e abertura comercial com o Suriname
-
Sinop4 dias atrásMaio Amarelo encerra programação com blitz educativa e reforça conscientização por um trânsito mais seguro
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro chama Wellington de “cara de pau”, “mentiroso” e “desonesto” e sugere comando político do DNIT em gestões do PT – veja o video

