CUIABÁ
Prefeitura e setor de eventos alinham ações para fortalecer e desburocratizar segmento
Representantes das principais empresas e entidades do setor de eventos de Cuiabá se reuniram nestasemana com gestores municipais para discutir medidas de fortalecimento do segmento e melhorias na relação com o poder público. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura (SDTA) em parceria com o Sindieventos-MT, foi realizado no auditório da Fecomércio-MT e contou também com a presença do Procon Municipal e da Secretaria de Ordem Pública (SORP).
Durante a reunião, foram debatidos temas centrais como o mapeamento das demandas setoriais, a padronização da documentação exigida para realização de eventos e o alinhamento de práticas relacionadas à legislação do consumidor. O secretário municipal Fernando Medeiros destacou que a prefeitura tem investido em tecnologia para desburocratizar os protocolos de autorização de eventos, além de reforçar o diálogo entre as secretarias envolvidas e o setor privado.
“Essa reunião foi propositiva e resolutiva. Avançamos em pontos importantes, como o alinhamento com o Procon sobre meia-entrada e acesso de pessoas com deficiência, além de tratarmos da aplicação da Lei do Silêncio e de melhorias nos processos internos da prefeitura. Estamos trabalhando para facilitar a vida de quem produz e movimenta a economia da cidade”, afirmou Medeiros.
O secretário também destacou que a gestão municipal tem ampliado esforços para atrair novos eventos para a capital, incluindo ações voltadas à internacionalização do aeroporto Marechal Rondon e à promoção de Cuiabá no circuito nacional e internacional de turismo de negócios e entretenimento. Entre as propostas em andamento estão o fortalecimento do Convention Bureau, o uso de tecnologia para democratizar informações turísticas e o desenvolvimento de projetos para captação de grandes eventos.
A secretária-adjunta do Procon Municipal, Mariana Almeida Borges, avaliou o encontro como um passo importante para consolidar uma agenda permanente de diálogo com o setor.
“Foi um debate muito produtivo, que permitiu alinhar o que o município pode oferecer em apoio e também o que espera das empresas na regularização dos eventos. A ideia é incentivar feiras culturais, eventos esportivos e grandes produções, garantindo que tudo seja feito dentro da legalidade e com segurança para o público”, destacou.
De acordo com o secretário Medeiros, novas reuniões devem ocorrer nos próximos meses, com foco setorizado, abrangendo segmentos como entretenimento, cultura, negócios e gastronomia, para aprofundar os encaminhamentos discutidos e implementar as ações definidas. “O papel da nossa secretaria enquanto Desenvolvimento Econômico é fazer o link entre o setor produtivo privado e o setor público. A ideia é unir forças, desburocratizar e incentivar a produção de eventos que tragam mais visitantes e visibilidade para Cuiabá”, concluiu.
#PraCegoVer
A imagem mostra representantes do setor de eventos, autoridades municipais e entidades reunidos no auditório da Fecomércio-MT durante a reunião.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Secretaria reúne 500 professores em formação sobre leitura e escrita na Educação Infantil
A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou uma formação continuada destinada aos professores que atendem crianças de 4 e 5 anos da rede municipal de ensino. A iniciativa tem como objetivo discutir conceitos e práticas relacionados à leitura e à escrita para essa etapa da educação. Aproximadamente 500 professores participam da formação, que acontecerá durante a semana, no auditório Maestro China, na SME. São diferentes turmas, conforme a disponibilidade da hora atividade dos profissionais envolvidos. A formação teve início nesta segunda-feira (5).
De acordo com a assessora técnica pedagógica da Coordenadoria Técnica da Educação Infantil (CTEI) e formadora do programa, Joyce Carvalho, o conteúdo tratado também busca aproximar teoria e prática, incentivando os professores a desenvolverem atividades significativas, atrativas e alinhadas aos documentos que orientam a Educação Infantil, seguindo as orientações do Ministério da Educação (MEC).
“Desde o início do ano, estamos proporcionando aos nossos professores momentos de estudo e reflexão sobre leitura e escrita. A participação dos profissionais tem sido positiva, com envolvimento e motivação para contribuir ativamente com a melhoria da qualidade do atendimento oferecido às crianças”, explicou Joyce.
A professora Irene Rosa da Silva, que atua na Emeb Profº Filogônio Corrêa, está entre as participantes e relatou se tratar de uma experiência proveitosa. “É um momento de grande aprendizado que podemos levar para nossa prática do dia a dia. Tivemos a oportunidade de trabalhar aqui em grupos temáticos de contação de histórias, de brincadeiras, de musicalização, de rimas e de cantigas de roda e socializamos essas atividades entre os participantes. Foi divertido e destaca a importância para nossa prática com as crianças”, afirmou.
A formação continuada é entendida como uma ferramenta essencial para fortalecer o trabalho realizado nas unidades escolares, além de estreitar o diálogo com os profissionais.
“Representa um importante instrumento de aprimoramento da prática pedagógica e vem ao encontro do compromisso da gestão com a qualidade do ensino oferecido à primeira infância. Esse contato e as discussões promovidas durante a formação vão ao encontro do que desejamos para nossas crianças em cada unidade escolar”, destacou Joyce.
A coordenadora técnica da Educação Infantil, Dayane Denardi Terra, também reforçou o caráter permanente da iniciativa. “Investir na formação dos professores é investir diretamente no desenvolvimento das nossas crianças. Quando o professor amplia seu repertório e compreende a intencionalidade de cada proposta, a leitura e a escrita chegam à criança de forma lúdica, prazerosa e cheia de sentido”.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta dispara, chega a 51,6% dos votos válidos e pode ser reeleito governador no primeiro turno neste domingo em mato grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJanaína Riva apresenta propostas para mulheres, segurança e famílias de Mato Grosso
-
POLICIAL5 dias atrásSargento da Marinha é morto a tiros dentro de casa em Cáceres; polícia apura se vítima foi confundida com outro alvo
-
CIDADES5 dias atrásGisela diz que Oeste está no radar de Pivetta com novas diretrizes de desenvolvimento
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEm áudio Medeiros admite força de Janaína e diz que adversária está “quase eleita” ao Senado
-
ESPORTES6 dias atrásBrasil vira sobre a Austrália e vence por 4 a 2 em amistoso
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia identifica mulher suspeita de integrar grupo que torturou vereador em MT
-
MATO GROSSO4 dias atrásOs R$ 600 mil do deputado Sebastião Rezende para a Unemat ainda precisam ser comprovados
