CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá realiza operação de limpeza na Ilha da Banana

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), iniciou nesta terça-feira (28) uma grande operação de limpeza na Ilha da Banana, localizada na região central da capital. Até o momento, cerca de 20 toneladas de materiais descartados irregularmente já foram retiradas do local. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final desta semana.

A área pertence ao Governo do Estado de Mato Grosso e, conforme a Limpurb, o município está realizando a limpeza emergencial para garantir melhores condições de higiene e segurança à população. A Prefeitura já notificou o Estado solicitando informações sobre o processo de licitação e possíveis medidas de manutenção do espaço, que permanece sob responsabilidade estadual.
A expectativa é que, até o término dos trabalhos, aproximadamente 30 toneladas de resíduos sejam removidas, entre entulhos, vegetação e lixo descartado de forma irregular.

A operação conta com 30 servidores da Limpurb, além do apoio de caminhões cata-treco, utilizados para recolher e destinar corretamente os resíduos. O mutirão também busca eliminar bolsões de lixo e remover materiais que possam acumular água parada, como pneus, plásticos e latas, contribuindo diretamente para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Leia Também:  Prefeito, primeira-dama e secretária de Saúde lamentam falecimento de enfermeiro Michael Felicio

O diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, destacou a importância da ação e reforçou que o trabalho segue o compromisso da gestão municipal com a limpeza da cidade.

“Estamos fazendo a nossa parte para garantir que a região central permaneça limpa e segura para todos. Mesmo sendo uma área de responsabilidade do Estado, a Prefeitura de Cuiabá não poderia deixar de agir diante do acúmulo de lixo. Seguimos firmes no nosso compromisso de manter a cidade limpa e bem cuidada”, afirmou Felipe Wellaton.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura remove edificações desocupadas em área de nascentes após recomendações do Ministério Público

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou, na manhã desta quinta-feira (27), uma nova ação de fiscalização e remoção de edificações irregulares no Loteamento Residencial Ilza Terezinha Picoli Pagot e entorno. A atuação ocorre em cumprimento a recomendações e notificações do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), que orientam o poder público a exercer seu papel constitucional e legal na proteção do meio ambiente, do patrimônio público e da segurança da população.

Durante a operação, realizada de forma coordenada pela Secretaria de Ordem Pública, com apoio da Polícia Militar e demais órgãos envolvidos, cerca de oito edificações desocupadas foram demolidas. As estruturas eram de alvenaria, muros e obras ainda em construção. Conforme levantamento realizado pelos órgãos municipais, não havia moradores nos imóveis no momento da intervenção. Nenhuma família foi retirada de residência habitada.

A área possui nascentes e características de área úmida, com presença de minas d’água, além de solo arenoso e suscetível a processos erosivos e alagamentos. O local está inserido em área de preservação permanente (APP), que possui legislação específica e restritiva justamente para garantir a proteção dos recursos hídricos e das nascentes.

Leia Também:  Prefeito de Cuiabá flagra descarte irregular de lixo no Mercado do Porto e promete medidas extremas contra empresa de coleta

Laudo elaborado pela Defesa Civil Municipal também classificou a região como de alto risco hidrológico. Segundo os estudos técnicos, as condições do terreno podem provocar erosões, alagamentos e comprometer a segurança de edificações instaladas no local. Por se tratar de área ambientalmente protegida e de risco, a ocupação também apresenta restrições para eventual regularização fundiária.

Ao comentar a atuação, o prefeito Abílio Brunini reforçou que o Município não apoia novas ocupações irregulares e que a Prefeitura está cumprindo determinações e orientações dos órgãos de controle e do sistema de Justiça. “Não invadam área pública, privada, área de proteção permanente, área de praça, qualquer equipamento público ou privado. Se invadir, infelizmente, teremos de agir para proteger o direito à propriedade e o bem público”, afirmou.

O prefeito também destacou que a fiscalização não tem como objetivo retirar famílias de imóveis habitados sem o devido atendimento. “Se tivesse alguma família dentro, ela teria o apoio”, afirmou, ao explicar que as estruturas demolidas durante a ação foram previamente verificadas e estavam desocupadas.

A Prefeitura ressalta que o combate às ocupações irregulares ocorre especialmente em áreas públicas, propriedades privadas e locais ambientalmente protegidos, em atendimento às recomendações e notificações do Ministério Público e às determinações judiciais. A legislação estabelece proteção especial para áreas de nascentes e APPs, restringindo intervenções que possam causar degradação ambiental.

Leia Também:  Nota de Pesar | Beatriz Soares

Nos casos em que houver famílias em situação de vulnerabilidade eventualmente afetadas por ações de desocupação, o Município prevê atendimento individualizado por meio do Comitê Intersetorial de Gestão de Desocupações de Áreas Públicas (CIGDAP), com participação das secretarias de Assistência Social e Habitação e encaminhamento à rede de proteção social.

A medida reforça a atuação integrada do poder público para impedir novas ocupações em áreas ambientalmente protegidas e de risco, preservar as nascentes e garantir o cumprimento das normas ambientais, urbanísticas e das orientações dos órgãos de controle.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA