CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro vistoria obras de pavimentação no Real Parque e Jardim Pauliceia

Após o lançamento da obra do Hospital Veterinário Municipal (HVM), o Complexo Manchinha, na tarde desta quinta-feira (26), o prefeito Emanuel Pinheiro e o vice-prefeito, José Roberto Stopa, deram continuidade as ações de vistoria e percorreram pelos bairros Real Parque e Jardim Pauliceia, onde estão sendo executadas as obras de pavimentação, drenagem, calçada e meio-fio em todas as vias.

As obras – que integram o programa Minha Rua Asfaltada – contam com apoio do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho), que tem viabilizado recursos para Cuiabá. A pavimentação deve ser entregue em 18 de agosto.

“Foi um dia muito especial para a região Sul, a grande Coxipó e, especialmente, para o Real Parque e Jardim Pauliceia. Viemos realizar um sonho dos apaixonados, como eu e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, pela causa animal lançando a pedra fundamental das obras do Hospital Veterinário Municipal, o primeiro hospital veterinário público do Estado. Então, estou muito feliz. Na sequência,  viemos fazer as vistorias de duas pavimentações asfálticas aqui da região. Estaremos entregando o Real Parque e o Jardim Pauliceia 100% pavimentados, com drenagem, meio-fio e calçadas no dia 18 de agosto. Com isso, estaremos valorizando a comunidade, dando mais cidadania e dignidade, além de valorizar os imóveis de todas as pessoas que moram nos dois bairros”, disse o prefeito.

Leia Também:  Representantes de diversos seguimentos culturais participam de 2º Fórum sobre Plano Municipal de Cultura Cuiabá

Os presidentes dos bairros, Sidney Torres e Bárbara Santos, agradeceram a gestão por cumprir com o compromisso firmado com a população trazendo melhorias na qualidade de vida para os moradores bairros Real Parque e Jardim Pauliceia.

“Estou recente como presidente do bairro, mas aqui foi feito um compromisso com o prefeito Emanuel Pinheiro, quando ele ainda era deputado. No dia da reunião aqui, eu o questionei sobre a dimensão do compromisso assumido com a comunidade e ele realmente é um prefeito atuante que cumpriu com suas palavras”, disse Sidney, presidente do bairro Real Parque.

“O bairro Jardim Pauliceia tem 28 anos e agora, graças a Deus, estamos recebendo o asfalto, com calçada e meio-fio. Estamos muito felizes e a gestão Emanuel Pinheiro veio mesmo para abrilhantar a região Sul, trazendo muitas melhorias”, acrescentou Bárbara, presidente do bairro Jardim Pauliceia.

O vereador por  Cuiabá, Marcrean Santos, acompanhou à visita aos bairros. 

Propaganda

CUIABÁ

Com “esquenta” no estande da Prefeitura, 58ª Expoagro reúne shows regionais e abertura do rodeio

A 58ª Expoagro, realizada no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá, celebrou uma noite dedicada à cultura sertaneja de Mato Grosso, reunindo artistas regionais em uma programação de shows e a aguardada abertura da Copa Matogrossense de Rodeio, na quarta-feira (15).

Antes de subirem ao palco principal, os artistas passaram pelo estande da Prefeitura de Cuiabá, onde participaram de um esquenta que animou o público presente. De acordo com o assessor executivo do Núcleo de Música da Secretaria Municipal de Cultura, Neto Moraes, a ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura.

“Os artistas começaram a alegrar a noite aqui no estande e depois seguiram para o palco principal. Hoje a alegria é em dobro. Além de celebrar os artistas regionais, temos o rodeio”, destacou Neto Moraes.

A festa sertaneja reuniu nomes como Douglas Cabral, Jonathan e Adam, Ana Ju, Rafa Barros, Fabrício e Fernando, Danilo e Rafael, Luzi Castro, Dé Rico, Denner e Gabriel e Felippe Carvalho, além da participação especial de Henrique Maluf e Luiz Paulo, artistas que atuam na Secretaria Municipal de Cultura.

Um dos momentos mais emocionantes da noite ficou por conta de Ana Ju, cantora sertaneja que iniciou a carreira aos 9 anos e, com apenas 12, já conquista fãs em todo o estado. Radiante, a jovem artista celebrou a oportunidade. “Estou muito feliz de estar aqui. É um sonho realizado. Sempre quis e está tudo sendo perfeito para mim. Deus acima de tudo”, declarou Ana Ju, que apresentou ao público Olha Onde Eu Tô, de Ana Castela, e Volta pra Mim, clássico do Roupa Nova.

Cynthia Fortuna, moradora do bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, não escondeu o entusiasmo. “É muito gratificante saber que a prefeitura está abrindo esse espaço para que todos esses talentos possam mostrar o que têm de melhor. Estou aqui especialmente para acompanhar a apresentação da Ana Ju. Ela é a grande revelação de Mato Grosso e tenho certeza de que vai estourar e representar muito bem todos nós. Sou fã declarada.”

Representando o segmento feminino da noite, Luzi Castro, cantora sertaneja de Cuiabá, falou sobre o significado de ocupar o palco ao lado de grandes nomes da música regional. Ela levou um repertório que vai do romântico ao dançante, com destaque para a música Coração Bandido. “Para mim está sendo uma honra representar esse grupo feminino. No meio desses homens maravilhosos da música, poder representar o sertanejo raiz é uma grande realização”, afirmou.

Leia Também:  Limpurb intensifica ações contra descarte irregular com Cata-treco em 22 bairros nesta semana

Também emocionado com a oportunidade, o cantor Dé Rico reforçou a importância do apoio institucional. “Para nós é muito importante essa oportunidade que a prefeitura está nos dando, apoiando a cultura regional”, destacou.

Com um repertório autoral, que inclui Rasgando o Céu e Bumbum no Chão, além de muita moda sertaneja, a dupla Jonathan e Adam elogiou a gestão municipal e a valorização dos artistas mato-grossenses. “Queremos parabenizar o Johnny e o prefeito Abilio, porque realmente estão abrindo espaço para a cultura mato-grossense. Sentimos a diferença na forma como a administração vem conduzindo essa questão regional. Estamos nos sentindo muito valorizados”, disse Jonathan.

Adam completou falando sobre as raízes do sertanejo e o crescimento do gênero entre os jovens. “A gente cresceu ouvindo música sertaneja, temos também um pezinho no lambadão, mas realmente o sertanejo é nosso forte. Percebemos que o sertanejo raiz vem crescendo, principalmente entre os jovens, que gostam de ouvir Boate Azul, Amargurado e muita moda boa.”

Paralelamente aos shows, a noite também marcou a abertura da Copa Matogrossense de Rodeio, organizada por Zeca Batista, da JB Rodeios, com a presença de princesas e da rainha, em uma cerimônia que celebrou a tradição agropecuária mato-grossense. A disputa começou na quarta-feira (15) e é dividida em quatro rounds, com novas etapas na quinta e na sexta-feira, seguidas da grande final no sábado, quando será definido o campeão.

A grande final reunirá os dez peões mais bem classificados durante a temporada de etapas disputadas em diversas cidades do estado. “Estamos na capital de Mato Grosso, e o que há de melhor no rodeio estará aqui. Temos peões que já montaram até nos Estados Unidos e um locutor nacional. É motivo de orgulho para todo o estado”, afirmou Zeca Batista.

O campeão da etapa recebe uma moto zero quilômetro e o campeão da Copa Matogrossense ganha um carro zero quilômetro. A competição segue o formato clássico do rodeio, em que o peão precisa permanecer montado no touro por oito segundos, com a pontuação levando em conta também o desempenho do animal.

As arquibancadas e a arena do Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro reuniram famílias de diferentes bairros e municípios da região. Renata Cristina, moradora do Residencial Jequitibá, em Várzea Grande, chegou acompanhada do esposo e dos três filhos. “Vim com toda a minha família assistir ao rodeio e prestigiar essa grande festa. Os meninos também queriam vir. Estou animada”, contou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá capacita profissionais para rastreamento precoce do TEA

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também prestigiou a programação da noite, acompanhando as apresentações dos artistas regionais e percorrendo o Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro. Durante a visita, cumprimentou o público, conversou com expositores e visitantes e reforçou o apoio da gestão municipal à valorização da cultura local.

A programação da 58ª Expoagro segue até o dia 19 de julho com grandes atrações nacionais. No dia 16, sobem ao palco Zezé Di Camargo e Mariana Fagundes. No dia 17, será a vez de Thiaguinho e do grupo Kamisa 10. O encerramento dos grandes shows acontece no dia 18, com Wesley Safadão.

Serviços públicos e gastronomia

A 58ª Expoagro também oferece aos visitantes opções das culinárias árabe e oriental em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura. No espaço Destino Oriente, o público encontra drinks, sushi, hot roll, onigiri e combinados, doces marroquinos, café turco preparado pelo método tradicional, esfihas, quibe frito, kebab de carne e diversas outras opções gastronômicas com preços acessíveis.

Além de garantir o acesso gratuito ao evento, a Prefeitura de Cuiabá leva à Expoagro um estande institucional com diversos serviços públicos. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão oferece orientações sobre o Cadastro Único (CadÚnico), enquanto a Secretaria Adjunta de Bem Estar Animal promove ações de conscientização.

O estande conta também com o projeto Cuiabá Acolhe Mulheres, da Secretaria Municipal da Mulher, que garante acolhimento, atendimento sigiloso, orientação e suporte às mulheres em situação de violência. O público ainda recebe orientações do Procon Municipal. Na área da saúde, a Vigilância Epidemiológica, a Vigilância Sanitária e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde acompanham os atendimentos, monitoram possíveis emergências em saúde pública e fiscalizam as condições de alimentação, hidratação e higienização dos banheiros, integrando as ações desenvolvidas pela Vigilância em Saúde em eventos de grande público.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, orienta produtores sobre a regularização de produtos de origem animal. O estande também fortalece o empreendedorismo local por meio da Feira Cultura, Sabor e Arte, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, onde artesãos e pequenos produtores têm a oportunidade de divulgar seus produtos e ampliar as vendas durante o evento.

As secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Segurança Pública, Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e demais pastas também estão envolvidas na realização do evento para garantir conforto, organização e segurança à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA