CUIABÁ

Prefeito e primeira-dama se reúnem com representantes do Governo Federal e alinham ampliação de políticas públicas sociais

O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Marcia Pinheiro participaram, nesta quarta-feira (25), de uma reunião com o ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, senador Wellington Dias, em Brasília – DF. O encontro foi realizado a partir da articulação feita pelo deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho. A agenda teve como objetivo a apresentação ao Governo Federal das políticas públicas sociais implementadas em Cuiabá, que alcançaram reconhecimento nacional. 

Entre as ações estão, por exemplo, o programa Cuiabá de Prato Cheio, que subsidia até 80% dos valores das refeições que serão fornecidas pelos restaurantes credenciados, destinado às pessoas em vulnerabilidade social, e também o Solidariedade em Ação, o qual proporciona a transferência de renda às crianças órfãs de mães vítimas do feminicídio em Cuiabá. Ambos foram idealizados pela primeira-dama Márcia Pinheiro. 

O prefeito classificou a visita ao Executivo Brasileiro como satisfatória e vantajosa, possibilitando o estreitamento das relações entre o Município e a União, o que resultará em benefícios contínuos à população cuiabana. 

Leia Também:  Comissão de Segurança aprova projeto de Ranalli que quer apagar símbolos de facções de espaços públicos em Cuiabá

“Os gestores ficaram encantados com tudo que a nossa administração está fazendo no município e pediram para conhecer de perto o Solidariedade em Ação e o Cuiabá de Prato Cheio. Esse encontro, intermediado pelo deputado Emanuelzinho, aproxima ainda mais a Prefeitura e o Governo Federal. Isso resulta em ações de justiça e inclusão social, que condiz com a bandeira defendida pelo presidente da República, Lula, que é o combate à fome”, declarou Emanuel. 

A primeira-dama, Marcia Pinheiro, destacou que o planejamento é continuar ampliando as ações sociais nos próximos anos. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento alcançado nacionalmente pelo trabalho social que a gestão Emanuel Pinheiro vem fazendo. Nossa felicidade é maior ainda, quando enxergamos o resultado na prática, que é alcançar aqueles que mais precisam. Agora, a meta é ampliar essas ações e fazer de Cuiabá uma referência no trabalho social”, completou. 

Esteve presente também, a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, e a secretária da Mulher, Cely Almeida.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá mantém cenário de normalidade para meningite e reforça vacinação na rede municipal

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (30) a Nota Informativa nº 02/2026 com o panorama da meningite na capital. O documento, elaborado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), indica que o município segue em situação de normalidade epidemiológica, apesar da confirmação de casos e óbitos neste ano.

Até abril de 2026, foram registrados sete casos confirmados de meningite, com três mortes. A taxa de incidência é de 1,01 caso por 100 mil habitantes, índice inferior à média nacional, que é de 1,4.

Em Cuiabá, os registros são predominantemente de meningites não meningocócicas, que apresentam menor letalidade em comparação aos tipos mais graves da doença.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e outros agentes. No Brasil, a doença é considerada endêmica, com ocorrência contínua ao longo dos anos.

A transmissão ocorre principalmente por meio de gotículas respiratórias, como secreções do nariz e da garganta, além da via fecal-oral, por ingestão de água ou alimentos contaminados ou contato com fezes infectadas.

Leia Também:  CPI dos Consignados define data das primeiras oitivas

Por atingir o sistema nervoso central, a doença pode evoluir rapidamente e causar complicações graves, podendo levar à morte.

Os casos registrados em 2026 atingiram diferentes faixas etárias, incluindo bebês, adultos e idosos. Entre as causas identificadas estão vírus, bactérias como Staphylococcus e fungos como Cryptococcus. Há registros de pacientes que receberam alta, óbitos e também casos em investigação.

No mês de abril, até a data de publicação do boletim, não houve novos registros da doença na capital.

Entre os principais sintomas estão febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e prostração. Sinais mais graves incluem rigidez na nuca, sensibilidade à luz, manchas na pele, convulsões e alterações respiratórias, que exigem atendimento imediato. Em bebês, irritabilidade e choro persistente também são indicativos de alerta.

A vacinação é a principal forma de prevenção contra a meningite, especialmente nos casos mais graves. Em Cuiabá, as doses estão disponíveis em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs) distribuídas por toda a capital.

Algumas unidades contam com horário estendido, garantindo maior acesso da população:

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá oferece 38 vagas para motorista carreteiro

Região Leste (07h às 19h):
Bela Vista/Carumbé; Terra Nova/Canjica; Jardim Eldorado; Dom Aquino; Pico do Amor; Areão; Jardim Imperial.

Região Norte:
Jardim Vitória I (07h às 19h); CPA I e II (07h às 21h); Paiaguás (07h às 19h); CPA IV (07h às 19h); CPA III (07h às 19h); Ilza Terezinha Piccoli (07h às 21h).

Região Oeste (07h às 19h):
Despraiado; Ribeirão da Ponte; Novo Terceiro; Sucuri; Jardim Independência.

Região Sul:
Tijucal (07h às 21h); Parque Ohara (07h às 21h); Pedra 90 II, III e CAIC (07h às 19h); Parque Cuiabá (07h às 19h); Cohab São Gonçalo (07h às 17h); Santa Laura/Jardim Fortaleza (07h às 19h); Industriário (07h às 19h); Residencial Coxipó I e II (07h às 19h).

Zona Rural (07h às 19h):
Distrito de Nossa Senhora da Guia.

Em caso de suspeita, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde, UPA ou policlínica. A notificação deve ser feita em até 24 horas à Vigilância Epidemiológica.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA