CUIABÁ
Prefeito e Associação do Shopping Popular deliberam nesta terça-feira (16), às 15h, novas medidas para auxílio a 600 comerciantes
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o presidente da Associação do Shopping Popular de Cuiabá, Misael Galvão, estarão reunidos nesta terça-feira (16), a partir das 15h, no Salão Nobre do Palácio Alencastro. Durante a reunião, o prefeito irá deliberar ações que serão implementadas em benefício dos mais de 600 comerciantes que perderam o sustento em razão do incêndio que consumiu toda a estrutura do Shopping Popular, construído há 29 anos, na região do Porto.
Na manhã de hoje, os comerciantes aceitaram a sugestão apresentada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. A área do campo de futebol do Complexo Dom Aquino será utilizada para as instalações temporárias dos 600 comerciantes.
Medidas:
Ainda na segunda-feira,15, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou o trabalho conjunto do Cuiabanco e Desenvolve MT para maior assertividade na concessão de linhas de crédito e a cessão do espaço do Complexo Dom Aquino para a reabertura, em caráter temporário, de um centro comercial. A Secretaria de Ordem Pública irá auxiliar no processo de legalização das empresas e fornecer a documentação necessária para viabilizar as possibilidades de crédito, além de garantir a segurança do local. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e a Secretaria de Obras Públicas, mediante liberação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, irão atuar imediatamente para liberar a área e manter a limpeza e a ordem pública.Também será implementado um protocolo de apoio psicossocial específico por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, uma proposta sugerida pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Complexo Biocultural do Porto é opção de lazer para famílias aos fins de semana
O Complexo Biocultural do Porto é uma opção gratuita de lazer, cultura e contato com a natureza para famílias aos fins de semana. Localizado na Orla do Porto, o equipamento público reúne o Museu do Rio Cuiabá, o Aquário Municipal e o Parquinho Infantil e recebe moradores da capital, visitantes e famílias de toda a Baixada Cuiabana.
Aos sábados, domingos e feriados, o Parquinho Infantil e o Museu do Rio Cuiabá funcionam das 9h às 21h. Durante a semana, o atendimento ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 19h. Às segundas-feiras, os espaços permanecem fechados para manutenção e conservação.
Uma das principais atrações para as crianças é o playground instalado ao lado do Aquário Municipal e do Museu do Rio. Inaugurado no início de junho, o espaço integra o projeto Brincar com Raízes, desenvolvido para oferecer novas opções de lazer infantil em áreas públicas da capital.
O parquinho conta com brinquedos inspirados na fauna pantaneira e está instalado em uma área arborizada do complexo. O piso emborrachado, produzido com material reciclado, foi projetado para absorver impactos e proporcionar mais segurança durante as brincadeiras.
O acesso ao playground é gratuito, e a utilização dos equipamentos deve ocorrer sempre sob a supervisão dos pais ou responsáveis. A estrutura foi planejada para estimular a convivência familiar e contribuir para a ocupação dos espaços públicos da região.
O passeio também pode incluir uma visita ao Aquário Municipal, que funciona das 9h às 18h e reúne diversas espécies de peixes da fauna mato-grossense. A atração permite que crianças e adultos conheçam um pouco mais sobre a biodiversidade dos rios e de outros ambientes aquáticos de Mato Grosso.
As famílias ainda podem visitar o Museu do Rio Cuiabá, espaço dedicado à preservação da história, da cultura e da relação da população cuiabana com o rio. Juntas, as atrações fortalecem o Complexo Biocultural como ponto turístico e de convivência na Orla do Porto.
SERVIÇO
Complexo Biocultural do Porto
Local: Orla do Porto, em Cuiabá
Parquinho Infantil e Museu do Rio Cuiabá
Segunda-feira: fechado para manutenção e conservação
Terça a sexta-feira: das 9h às 19h
Sábados, domingos e feriados: das 9h às 21h
Aquário Municipal
Funcionamento: das 9h às 18h
Acesso ao parquinho: gratuito
Orientação: crianças devem utilizar os brinquedos sob a supervisão dos pais ou responsáveis.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
MATO GROSSO4 dias atrásWania Dantas, ex-presidente do CRO-MT, entra no radar para vice de Wellington Fagundes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT amplia mobilização para doação de sangue e chama servidores e comunidade para ajudar a reforçar estoques
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVirginia Mendes reage a operação, defende Francisco Lopes e questiona exposição de familiares
-
POLÍTICA MT5 dias atrásO homem por trás da barba: agro, convicções e superação marcam trajetória de Nelson Barbudo
-
SAÚDE7 dias atrásMinistro da Saúde realiza visitas técnicas em Santa Casa de Curitiba e Hospital Angelina Caron, em Campina do Sul (PR)
-
POLÍTICA MT5 dias atrásApós Operação, Pivetta mantém Fábio Garcia como vice e sai em defesa de Mauro Mendes
-
POLÍTICA MT3 dias atrásVantagem de Wellington sobre Pivetta despenca de 26 para 8 pontos
-
POLÍTICA MT4 dias atrásFábio Garcia desiste de disputar vice de Pivetta e deve buscar novo mandato na Câmara


