CUIABÁ
Prefeito de Cuiabá recebe festeiros do Senhor Divino e lembra de respeito e carinho por tradicional evento cuiabano
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu no final da tarde desta segunda-feira (15), no terraço do Palácio Alencastro, a imperatriz Mariuza Arruda e os demais festeiros do Senhor Divino para o tradicional chá com bolo. Ele lembrou que, quando era deputado estadual, apresentou um projeto de lei sancionado em 2013, que instituiu a “Festa do Senhor Divino Espírito Santo” da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá no calendário oficial do Estado. Neste mês, a lei completará 10 anos.
Os secretários Francisco Vuolo (Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico) e Aluizio Leite (Cultura, Esporte e Lazer) também estavam presentes.
A festa do Senhor Divino é uma das manifestações mais expressivas da religiosidade cuiabana, cuja celebração remonta aos tempos do Brasil Império. “Cuiabano de tchapa e cruz, e prefeito de todos os cuiabanos, hoje somos uma nova Cuiabá, mas com os mesmos sentimentos, devoção e respeito à nossa história, tradição, religiosidade e costumes. É um orgulho muito grande receber todos os fiéis, colaboradores e todos aqueles que têm no Senhor Divino a inspiração da nossa cultura, religiosidade e da inabalável fé do povo cuiabano. São 164 anos de uma das mais tradicionais festas populares que representam a cuiabania. A fé cristã, a fé católica, a devoção do povo cuiabano ao Senhor Bom Jesus de Cuiabá e a fé cristã vêm dos 304 anos da nossa capital, estão intrínsecas ao descobrimento de Cuiabá e foi com base nessa fé que a população cuiabana conseguiu superar-se ao longo desses três séculos e formar hoje uma das cidades mais incríveis do país. E no dia 20 de maio, a lei 9.918, que colocou a festa do Senhor Divino no calendário oficial de eventos de Mato Grosso, completará seu aniversário. Quando criei essa lei, estava em meu terceiro mandato como deputado estadual, e a imperatriz da época era a juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva”, lembrou ele.
O secretário de Agricultura de Cuiabá, Francisco Vuolo, destaca que a festa é um momento de fé e união. “Essa é a história de Cuiabá, não há como a Prefeitura deixar de abrir as portas e estender os braços ao Senhor Divino. Ele é o grande mestre que nos abençoa e conduz nossos passos. E o prefeito, juntamente com nossa primeira-dama, Marcia Pinheiro, são a extensão de nossa religiosidade e de nossa fé. É muita alegria e colocamos nossa gestão e nossos colaboradores para que ele continue nos abençoando com muita fé, paz e união”, disse.
A imperatriz Mariuza Arruda falou sobre a importância de manter essa tradição. “Quero agradecer ao prefeito, aos secretários e aos devotos do Senhor Divino. É muito importante este momento com a cuiabania percorrendo as ruas de Cuiabá e elevando a tradição de 164 anos. E sempre com a ajuda do prefeito Emanuel Pinheiro para manter essa linda festa que é tradição”, comentou.
Confira abaixo a programação da Festa do Senhor Divino:
14 de maio
18h – Cenáculo ( Mov. Sacerdotal Mariano)
18h30 – Santa Missa
19h – Levantamento do Mastro do Senhor Divino
15 de maio
7h30 – Recepção da Bandeira do Senhor Divino pelo Governador
(Chá com Bolo na Antiga Residência dos Governadores)
Inicio das Esmolas do Senhor Divino
20h – Primeira novena na casa do imperador.
15 a 24 de maio
Novena / Coroa do Divino nas residências dos festeiros.
24 de maio
Novena na casa da Imperatriz
25 de maio
Jantar – Baile dos Festeiros – Hotel Fazenda Mato Grosso
27 de maio
09h – Santa Missa dos Festeiros – Catedral Basílica Senhor Bom Jesus
17h – Santa Missa e após Procissão
20h – Show na Praça Alencastro com Padre Cleidemar Moreira
Comunidade Canção Nova e Banda Regional
Quermesse e Jantar Típico
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Cuiabá realiza Dia D de vacinação contra a gripe e orienta quais documentos levar
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no próximo dia 25 de abril o Dia D de vacinação contra a Influenza, com atendimento em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 17h, em todas as regiões da capital, incluindo áreas urbanas e rurais. A mobilização tem como foco principal a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, considerados mais vulneráveis às complicações da gripe.
Na estratégia de rotina, fazem parte desse público crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes em qualquer período da gestação, não sendo necessário comprovante formal, e idosos com 60 anos ou mais, mediante apresentação de documento que comprove a idade.
Já os grupos prioritários da estratégia especial incluem pessoas com maior risco de agravamento da doença ou maior exposição ao vírus. Entre eles estão puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência permanente, sendo considerada a autodeclaração no ato da vacinação, e pessoas com doenças crônicas, como doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas, além de diabetes, obesidade grave, imunossupressão, transplantados e pessoas com trissomias.
Também integram esse público trabalhadores da saúde das redes pública e privada, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários e dos Correios.
A lista contempla ainda povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional, além de jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Para receber a vacina, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. O cartão do SUS e a carteira de vacinação são recomendados, mas não impedem a imunização caso não estejam em mãos. Nesses casos, os dados podem ser consultados por meio do CPF e, após a aplicação da dose, é fornecido um comprovante para registro posterior.
No caso dos grupos prioritários, também é necessária a comprovação da condição que garante o acesso à dose. Puérperas devem apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento hospitalar. Profissionais precisam comprovar vínculo ativo por meio de crachá, contracheque ou declaração da instituição.
Caminhoneiros e trabalhadores do transporte devem apresentar documento que comprove o exercício da função, enquanto profissionais das forças de segurança e integrantes das Forças Armadas devem apresentar documento funcional ou declaração de serviço. Para pessoas com deficiência permanente, a autodeclaração é considerada no momento da vacinação.
Em relação às pessoas com doenças crônicas, a Nota Técnica não especifica um documento obrigatório, mas a comprovação geralmente ocorre por meio de laudos, receitas ou exames médicos que atestem a condição clínica.
A influenza é uma infecção viral altamente transmissível e pode evoluir para quadros graves, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. A vacinação é a principal forma de prevenção e contribui diretamente para a redução de internações e óbitos.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a ampliação da vacinação para o público geral ocorrerá de forma gradual, conforme o envio de doses pelo Ministério da Saúde. A participação da população no Dia D é considerada essencial para ampliar a cobertura vacinal e reduzir o impacto das doenças respiratórias na rede pública de saúde.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT2 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
MATO GROSSO5 dias atrásDa montagem das chapas ao embate eleitoral: o que já está em jogo nestas eleições de 2026
-
Sinop5 dias atrásSinop apresenta atrativos turísticos a visitantes nacionais e internacionais e reforça potencial do setor
-
POLÍTICA MT3 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
MATO GROSSO2 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMato Grosso sanciona lei que proíbe uso de inteligência artificial para criação de “deep nudes”
-
POLÍTICA MT2 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
PICANTES5 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
