CUIABÁ

Parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Votorantim beneficia a Bem-Estar Animal com um carro zero quilômetro

A Secretaria-Adjunta de Bem-Estar Animal foi beneficiada, na manhã desta terça-feira (29), com um veículo zero quilômetro, equipado e adaptado para o atendimento específico de animais, como cães e gatos. Trata-se de um Fiorino 2024/2024, concedido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e o grupo Votorantim S/A.

“O novo meio de transporte contribuirá, e muito, nas tarefas diárias da Bem-Estar Animal, que não são poucas. Todos os dias, surgem situações que demandam uma estrutura adequada para o transporte dos pets. Por isso, atendendo ao nosso pedido, o Fiorino já vem com gaiolas apropriadas para o transporte”, explicou o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Juares Samaniego.

O veículo passará por caracterização e identificação específicas, com a aplicação de adesivos dos mascotes da Bem-Estar Animal. Após a conclusão do processo de incorporação ao patrimônio público, ele será oficialmente disponibilizado para uso da secretaria.

A secretária-adjunta de Bem-Estar Animal comemorou a iniciativa: “Pensar na causa animal é abrir o coração e estender a mão para acolher os animais. Nossa luta é constante, e avançamos muito na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, com a criação de legislações específicas. Com o apoio do secretário Juares, que tem um olhar criterioso e deseja expandir o trabalho, tenho certeza de que estamos construindo um grande legado para nossos pets”, destacou.

Leia Também:  Parcela da cota única ou do parcelamento do IPTU 2022 vencem no dia 29 de abril

A entrega do veículo aconteceu na fábrica da Votorantim, com a presença do gerente da fábrica, Harri Schimidh Júnior, do supervisor de mineração, Leonardo Caldeira, da assessora de meio ambiente da Votorantim, Luana Caubaz, e do secretário Juares Samaniego. Na ocasião, os presentes também realizaram uma visita ao complexo da empresa.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Justiça suspende despejo de famílias em Cuiabá após agravo da Prefeitura

A Prefeitura de Cuiabá conseguiu uma liminar junto ao Poder Judiciário de Mato Grosso para suspender a desocupação de quase 500 unidades habitacionais no Residencial Villas das Minas e nos condomínios Lavras do Sutil I e II, em Cuiabá. A medida foi concedida pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo após recurso apresentado pela Prefeitura, por meio da Procuradoria-Geral do Município e reunião do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini na tarde desta sexta-feira (17)

O Agravo de Instrumento com pedido de efeito suspensivo foi protocolado na tarde de hoje e acompanhado do procurador-geral, Luiz Antônio Araújo Jr, e do procurador-geral adjunto, Rober Caio Ribeiro. No encontro o gestor municipal defendeu a suspensão imediata da ordem de desocupação para garantir o avanço da regularização fundiária.

Ao analisar o pedido, o magistrado reconheceu o risco social da retirada coletiva e deferiu parcialmente a liminar. “Defiro parcialmente o efeito suspensivo pleiteado, exclusivamente para suspender a eficácia da ordem de imissão na posse coletiva contida na decisão agravada”, destacou na decisão.

Na prática, a medida impede, neste momento, a desocupação de cerca de 496 unidades habitacionais ocupadas há mais de duas décadas, evitando impacto direto sobre famílias em situação de vulnerabilidade.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá conclui obras na Rua das Araras e libera tráfego de veículos

O recurso apresentado pela Procuradoria também solicita a retomada do processo de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S), a suspensão de sanções impostas ao Município e o encaminhamento do caso à Comissão de Soluções Fundiárias, com base em diretrizes do Conselho Nacional de Justiça para garantir tratamento humanizado.

Apesar da decisão favorável quanto à suspensão do despejo, o desembargador optou por não analisar, neste momento, o mérito completo da ação, mantendo a paralisação da REURB até manifestação da relatora natural do caso.

Durante a agenda no Tribunal, o prefeito destacou que a prioridade da gestão é assegurar o direito à moradia. “Nós viemos ao Tribunal de Justiça apresentar o nosso recurso e reforçar que o nosso objetivo não é retirar ninguém. O que queremos é garantir a regularização dessas áreas, dar segurança jurídica para essas famílias e assegurar o direito à moradia”, afirmou.

A decisão está alinhada a recomendações da Corregedoria-Geral da Justiça e a entendimentos do Supremo Tribunal Federal sobre conflitos fundiários coletivos, priorizando soluções que evitem despejos em massa sem análise social prévia.

Leia Também:  CFEO realiza sua 4ª reunião deliberando dois processos

Com a liminar, o Município ganha fôlego para buscar uma solução definitiva para a área, enquanto o processo segue para análise da desembargadora relatora.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA