CUIABÁ

Maysa Leão homenageia mais de 100 psicólogos com Moção de Aplausos

31/08/2023
Maysa Leão homenageia mais de 100 psicólogos com Moção de Aplausos

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) realizou sessão solene em homenagem ao Dia do Psicólogo na noite de quarta-feira (30), no plenário das deliberações da Câmara de Cuiabá. Foram entregues Moção de Aplausos para mais de 100 profissionais da área.

A parlamentar presidiu a sessão e ao lado dela na mesa de honra foram convidados a neuropsicóloga Taísa Moschini o presidente da Associação de Psicólogos de Mato Grosso, Otávio Caldas e as psicólogas Kauana Gonçalves, Vera Lúcia Capilé, Vera Diana de Souza Ribeiro e Talita Moraes.

Maysa disse que fez questão de escolher na mesa de honra psicólogos das mais diferentes áreas para representar os demais homenageados. Além disso, destacou que todas as Moções de Aplausos foram a profissionais com história de vida fantástica e que foram referendados pelos colegas de profissão.

“A psicologia é uma ciência que as pessoas pouco compreendem, de como vocês profissionais transformam as vidas. A gente conhece mais pela dor, quando surge algum problema. Eu faço terapia há 20 anos e não pretendo parar porque acredito que a minha evolução pessoal vem acontecendo graças a isso. Neste momento de pós-pandemia a gente tem falado mais de saúde mental, porque antes psicólogo era coisa de doido, envolto de muito preconceito, ele ainda existe e temos que lutar contra, especialmente, em casos de deficiência de cognição e neurodesenvolvimento. Hoje é o dia de honrar vocês”, discursou a vereadora.

Leia Também:  Avenida ao lado do Parque das Águas é bloqueada para festa dos 307 anos de Cuiabá

Ela apontou ainda que a Psicologia é comprometida com as lutas e as transformações sociais do país, guiada pelo compromisso de um fazer científico, ético e político, estes profissionais estão presentes em clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, na educação, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes, nas organizações, nas relações de trabalho e em todos os contextos em que o cuidado à saúde mental é um chamado.

Otávio Caldas, presidente da Associação dos Psicólogos de Mato Grosso, agradeceu a homenagem e classificou como louvável a iniciativa da vereadora em reconhecer a importância dos cuidados com a saúde mental e apresentar a profissão com a relevância que ela tem.

“Vocês (psicólogos) são de suma importância para a sociedade. É um privilégio estar aqui junto com profissionais que tem dedicação inabalável pela psicologia. São os psicólogos que atuam na saúde mental e emocional da sociedade. Nós, da Associação de Psicologia de Mato Grosso, pedimos que o Poder Público reconheça ainda o valor dos psicólogos no Estado e pedimos apoio para expandir acesso a saúde mental e todo indivíduo tenha direito de acessar tratamento quando for preciso, além da implementação das 30 horas semanais de trabalho na rede de saúde de Cuiabá”, disse Otávio Caldas, que complementou que a mudança da jornada de trabalho será um grande avanço para a profissão.

Leia Também:  "Devemos debater soluções para a Saúde Pública Municipal e de Mato Grosso. Cada um fazendo a sua obrigação", diz prefeito Emanuel Pinheiro após visita ao HMC

Ele agradeceu ainda ao papel da Câmara de Cuiabá que sempre foi parceria dos psicólogos da capital.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Arraiá do CCI Aideê Pereira reúne idosos e familiares em manhã de confraternização

O clima junino tomou conta do Centro de Convivência de Idosos (CCI) Aideê Pereira do Nascimento, no bairro Novo Horizonte. Com café da manhã, quadrilha, bingo, música ao vivo, homenagem aos aniversariantes do mês e almoço de confraternização, o tradicional Arraiá reuniu idosos, familiares e servidores em um momento de lazer, integração e valorização da cultura popular, na manhã desta terça-feira (30).

A secretária-adjunta de Direitos Humanos de Cuiabá, Vilmara da Silva Vidica, conhecida como Bombom, destacou que a celebração vai muito além da diversão e fortalece os vínculos entre os participantes. “O Arraiá do Aideê é uma comemoração importante, tanto para a unidade quanto para os idosos. É um momento de integração e socialização, em que eles conseguem interagir, dançar e conviver. É uma festa linda, muito bem organizada e com grande participação. É uma verdadeira confraternização”, afirmou Bombom.

A aposentada Jacy da Silva, de 63 anos, foi uma das participantes que chamaram a atenção ao se vestir de noiva para a quadrilha. Frequentadora da unidade, ela conta que o CCI transformou sua rotina. “É muito divertido para a gente. Não é porque estamos na terceira idade que não temos mais condições de participar das coisas. É muito gratificante fazer parte daqui. Antes eu ficava em casa, travada, e comecei a participar do CCI. Hoje não sinto dores, graças aos funcionários que cuidam tão bem da gente. Aqui é uma família. Essa brincadeira é uma terapia para a alma e para a mente. Eu sou muito feliz aqui.”

Leia Também:  Cuiabá já alcançou 63,33% das metas estabelecidas para este ano no planejamento estratégico

O professor de educação física Pedro, conhecido como Pedrão, ressaltou que o CCI oferece atividades permanentes para promover qualidade de vida aos idosos e que o arraiá representa um dos momentos mais aguardados do ano. “Sou suspeito para falar da minha unidade. Toda terça-feira realizamos o bailão e, hoje, unimos essa programação com a nossa festa cultural e a comemoração dos aniversariantes do mês. Atendemos diariamente cerca de 80 a 90 idosos, com atividades como ginástica, musculação, grupo de tricô e também o grupo de siriri.”

A presença dos familiares também marcou a festa. Talita Maria acompanhou o avô, Juracy Bonfim, de 89 anos, frequentador assíduo da unidade, ao lado da tia e do bisneto. Segundo ela, momentos como esse aproximam as famílias e estimulam ainda mais a participação dos idosos.

“Eu acho muito bacana reunir todos eles. É um momento diferente da rotina, de lazer, descontração e mobilidade. Trazer a família também é muito importante. Meu avô gosta muito daqui, vem praticamente todos os dias e sempre fala que os exercícios fazem muito bem para ele”, afirmou Talita.

Leia Também:  Idoso acolhido em unidade da Assistência Social procura sobrinha em Cuiabá

Há quase dois anos participando das atividades do CCI, Sueli dos Anjos, de 62 anos, afirma que encontrou na unidade um incentivo para manter a saúde e a disposição. “Está sendo maravilhoso. Essas atividades ajudam a trabalhar o corpo e fazem muito bem para a gente. Em dezembro completo dois anos participando e só tenho a agradecer.”

A animação da festa ficou por conta da dupla Eduardo Braga e Ketylen Reis, que embalou o público com muito forró durante toda a manhã. A programação faz parte do calendário dos Centros de Convivência de Idosos de Cuiabá e será realizada em todas as unidades.

No CCI Padre Firmo Pinto Duarte, o Arraiá será realizado na próxima quarta-feira (8). No CCI Maria Ignês, a festa acontecerá na sexta-feira (10). Já no CCI João Guerreiro, o evento será realizado no dia 30 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA