CUIABÁ
Limpurb inicia nesta semana instalação de quase 2 mil lâmpadas de LED em mais sete bairros de Cuiabá
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) iniciará, na próxima quarta-feira (23), a instalação de aproximadamente mais 2 mil lâmpadas de LED em diferentes pontos da cidade. Os equipamentos são oriundos de um convênio assinado com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), para adesão ao programa MT Iluminado.
“Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, a partir de quarta começamos a instalação. Nossas equipes de iluminação estarão espalhadas em toda Cuiabá, realizando esse trabalho e levando mais conforto e, principalmente, segurança para o cidadão cuiabano”, relata o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
O recebimento dos equipamentos é resultado das tratativas feitas com a Sinfra, desde 2022, culminando nessa primeira etapa. Além disso, a Limpurb já possui cadastradas em projetos mais de 35 mil lâmpadas. A parceria conta com contrapartida do Município, com serviços de instalação, substituição de braços e outras peças.
As luminárias são de 60, 100, 150 e 200 watts de potência e serão instaladas, de acordo com a necessidade de cada localidade. As operações serão realizadas nas vias dos bairros Jardim Universitário, Recanto dos Pássaros, Novo Terceiro, Cidade Verde, Coophamil, Jardim Imperial I e II.
“Fizemos um levantamento e elaboramos projetos para atender as demandas dessas comunidades. Todo esse trabalho já é feito diariamente. E, seguindo um cronograma, estamos avançando por toda a cidade. É uma ação gradativa e contínua, fortalecida pela gestão Emanuel Pinheiro”, completa o diretor-geral.
A Prefeitura de Cuiabá está promovendo uma completa transformação no sistema de iluminação pública. Segundo dados da Limpurb, de 2022 para 2023, a quantidade de lâmpadas de LED em funcionamento na cidade saltou de 9,5 mil para 19 mil, o que representa um aumento de 100%.
Ainda segundo o levantamento, este número representa 20% do parque de iluminação pública da Capital, composto por cerca de 95 mil lâmpadas. O avanço é resultado de um trabalho contínuo que vem sendo realizado pela Prefeitura de Cuiabá, com o intuito de modernizar a estrutura em todas as regiões.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura abre inscrições para eleição do Conselho Municipal de Política Cultural
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, iniciou o processo eleitoral para a escolha dos representantes dos segmentos artísticos e culturais no Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá (CMPC). Cada área terá um titular e um suplente, que exercerão mandato durante o biênio 2026-2028.
Conforme a Portaria nº 031/2026-SMCult, que dispõe sobre o regimento eleitoral, artistas, produtores e técnicos culturais podem participar do processo como delegados, eleitores ou candidatos a conselheiros, desde que atendam aos critérios estabelecidos. A portaria foi publicada no Diário Oficial, e o regulamento eleitoral está disponível para consulta na plataforma oficial do processo.
As inscrições ficam abertas de 30 de setembro a 7 de outubro de 2026.
O processo contempla oito segmentos:
Artes visuais e digitais;
Audiovisual;
Música;
Artes cênicas;
Cultura popular, folclore e artesanato;
Livro, leitura e literatura;
Cultura afro e indígena brasileira;
Patrimônio histórico-cultural.
A eleição será realizada de maneira virtual, em plataforma disponibilizada pela Secretaria Municipal de Cultura. Cada eleitor devidamente habilitado poderá votar uma única vez e em apenas um candidato. O mais votado de cada segmento assumirá como titular, enquanto o segundo colocado será o suplente. Em caso de empate, será considerado eleito o candidato de maior idade.
As inscrições e a participação no processo devem ser feitas pela plataforma oficial. Os interessados podem acessar o sistema e realizar a inscrição pelo link abaixo:
Portal Vota Cultura | Inscrições
https://cmpc.cuiaba.mt.gov.br/votacultura/com.vota.wportal?utm_source=chatgpt.com
Requisitos para participação
Para se habilitar como candidato a delegado, o interessado deverá apresentar documento pessoal, currículo que comprove pelo menos um ano de atividade artística ou cultural e comprovante de residência em Cuiabá há, no mínimo, 12 meses.
Quem pretende concorrer como conselheiro deverá comprovar pelo menos dois anos de atividade artística ou cultural, residência em Cuiabá há, no mínimo, 24 meses e conclusão do Ensino Médio, além de apresentar os documentos pessoais exigidos. Os arquivos devem ser enviados em PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada. Não será permitida a participação da mesma pessoa em mais de um segmento cultural.
Cronograma eleitoral
Publicação do regimento e da Comissão Eleitoral: 29/09/2026
Período de inscrição: 30/09 a 07/10/2026
Publicação dos habilitados: 09/10/2026
Prazo para recursos: 13 a 15/10/2026
Resultado dos recursos: 16/10/2026
Eleição e apuração: 19/10/2026
Publicação dos eleitos: 26/10/2026
Posse do Conselho: 27/10/2026
Os recursos contra o indeferimento de candidaturas, a lista de eleitores habilitados ou eventuais irregularidades formais poderão ser apresentados no prazo de três dias úteis, conforme o cronograma. A Comissão Eleitoral terá até um dia útil para analisar e publicar a decisão.
O Conselho Municipal de Política Cultural é um espaço de participação social e representação dos diferentes campos artísticos do município. A renovação busca ampliar a diversidade no colegiado e fortalecer o diálogo entre a comunidade cultural e o poder público na formulação e no acompanhamento das políticas para o setor.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
TCE MT7 dias atrásCrise no TCE-MT se agrava após confronto entre conselheiros e Sérgio Ricardo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásApós fazer vídeo sobre “melancia”, foto do passado esquerdista de Medeiros vem à tona; de camisa vermelha, no antigo PPS candidato discursava no palanque de Percival Muniz – veja fotos
-
MATO GROSSO6 dias atrásDupla é presa em flagrante após arrombar e furtar empresa em Rondonópolis
-
POLICIAL5 dias atrásDiscussão política termina com entregador mordido e parte da orelha arrancada no Ceará
-
POLICIAL6 dias atrás
PRF apreende anabolizantes, tirzepatida e mais de 1,5 mil produtos em MT
-
POLICIAL6 dias atrásVídeo mostra prisão de Angeliquinha sob forte escolta policial na Bolívia
-
ESPORTES7 dias atrásSeleção faz treino com time completo antes do duelo contra a Austrália
-
POLICIAL6 dias atrásGoverno de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais
