CUIABÁ
HMC consegue em tempo hábil material de alto custo para tratamento com embolização de aneurisma pelo SUS
O Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC) conseguiu em tempo hábil, material de alto custo que não é disponibilizado via tabela SUS. Trata-se de um redirecionador de fluxo, indicado para pacientes com aneurisma roto grande, para tratamento com embolização.
O adolescente Jeferson Campos, 16 anos, morador de Cáceres (217 km de distância de Cuiabá), passou pelo tratamento com embolização via endovascular no HMC com a equipe da neurocirurgia, que atua na realização de procedimentos complexos e raros no HMC e também no Hospital Municipal São Benedito (HMSB).
Para a mãe do adolescente, Maria Albina, 48 anos, o filho foi tratado em um ótimo hospital e com a melhor equipe de neurocirurgia de Mato Grosso. “A qualidade no atendimento do HMC é surpreendente, confesso que não esperava tanto. Estrutura maravilhosa, e os médicos transmitiram confiança, e todos os outros profissionais enfermeiros e técnicos em enfermagem e da equipe multiprofissional são excepcionais, trataram a gente com toda dedicação e carinho”, ressaltou Maria Albina.
Segundo ela, o filho deu entrada no HMC com fortes dores de cabeça, tontura e fraqueza nas pernas. “Meu filho realizou exame de tomografia computadorizada, mas o diagnóstico foi confirmado por meio da angiografia cerebral. As dores foram se intensificando e ele ficou internado até a realização do procedimento de embolização. Nesse tempo, ele foi medicado, e foi acompanhado pela fisioterapia, psicologia, nutrição, enfermagem, clínica médica e neurocirurgia”, revelou a mãe do adolescente.
O médico residente em neurocirurgia, dr. João Victor, que atua na equipe liderada pelo neurocirurgião Wilson Novais, explicou que o paciente Jeferson precisava tratar um aneurisma bem complexo na artéria vertebral. “Por ser complexo, o paciente precisava do material de alto custo, que foi adquirido, possibilitando tratar de forma eficiente”, disse.
“A recuperação do Jeferson foi ótima e ele foi extubado no mesmo dia. Não ficou com sequelas e nenhuma alteração. Permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por três dias, para vigilância da neurologia, e ficou quatro dias na enfermaria para observação”, completou o dr. João.
Segundo a supervisora de enfermagem, Raquel Marinho, conforme a evolução da neurocirurgia, os profissionais da enfermagem ficavam vigilantes a todo o momento. “Quando ele veio da UTI para a enfermaria, oferecemos todo o suporte ao Jeferson, ainda mais nessa situação, que se trata de um procedimento de alto risco”, pontuou.
Jeferson disse que está se sentindo melhor e pronto para ir para casa. “Refiz meus exames, e já estou de alta. Daqui a um mês eu tenho consulta agendada de retorno com o neurocirurgião, no Hospital Municipal São Benedito”, revelou o paciente.
A mãe de Jeferson relatou que o sentimento é de alívio. “Estou tranquila agora e feliz com o resultado do tratamento. Deu tudo certo, graças a Deus e aos profissionais extraordinários. Equipe nota mil”, avaliou.
Para Paulo Rós, diretor-geral da ECSP, a gestão Emanuel Pinheiro oferece uma estrutura de primeira, 100% SUS. “Nosso atendimento é de alto padrão, para o serviço público. Tanto o HMC quanto o Hospital Municipal São Benedito dispõem de equipamentos de última geração como a hemodinâmica, tomografia, aspirador ultrassônico e neuronavegação para tratar situações complexas como aneurisma cerebral, tumor cerebral, raquimedular e outros”, enfatizou Rós.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Arraiá do CCI Aideê Pereira reúne idosos e familiares em manhã de confraternização
O clima junino tomou conta do Centro de Convivência de Idosos (CCI) Aideê Pereira do Nascimento, no bairro Novo Horizonte. Com café da manhã, quadrilha, bingo, música ao vivo, homenagem aos aniversariantes do mês e almoço de confraternização, o tradicional Arraiá reuniu idosos, familiares e servidores em um momento de lazer, integração e valorização da cultura popular, na manhã desta terça-feira (30).
A secretária-adjunta de Direitos Humanos de Cuiabá, Vilmara da Silva Vidica, conhecida como Bombom, destacou que a celebração vai muito além da diversão e fortalece os vínculos entre os participantes. “O Arraiá do Aideê é uma comemoração importante, tanto para a unidade quanto para os idosos. É um momento de integração e socialização, em que eles conseguem interagir, dançar e conviver. É uma festa linda, muito bem organizada e com grande participação. É uma verdadeira confraternização”, afirmou Bombom.
A aposentada Jacy da Silva, de 63 anos, foi uma das participantes que chamaram a atenção ao se vestir de noiva para a quadrilha. Frequentadora da unidade, ela conta que o CCI transformou sua rotina. “É muito divertido para a gente. Não é porque estamos na terceira idade que não temos mais condições de participar das coisas. É muito gratificante fazer parte daqui. Antes eu ficava em casa, travada, e comecei a participar do CCI. Hoje não sinto dores, graças aos funcionários que cuidam tão bem da gente. Aqui é uma família. Essa brincadeira é uma terapia para a alma e para a mente. Eu sou muito feliz aqui.”
O professor de educação física Pedro, conhecido como Pedrão, ressaltou que o CCI oferece atividades permanentes para promover qualidade de vida aos idosos e que o arraiá representa um dos momentos mais aguardados do ano. “Sou suspeito para falar da minha unidade. Toda terça-feira realizamos o bailão e, hoje, unimos essa programação com a nossa festa cultural e a comemoração dos aniversariantes do mês. Atendemos diariamente cerca de 80 a 90 idosos, com atividades como ginástica, musculação, grupo de tricô e também o grupo de siriri.”
A presença dos familiares também marcou a festa. Talita Maria acompanhou o avô, Juracy Bonfim, de 89 anos, frequentador assíduo da unidade, ao lado da tia e do bisneto. Segundo ela, momentos como esse aproximam as famílias e estimulam ainda mais a participação dos idosos.
“Eu acho muito bacana reunir todos eles. É um momento diferente da rotina, de lazer, descontração e mobilidade. Trazer a família também é muito importante. Meu avô gosta muito daqui, vem praticamente todos os dias e sempre fala que os exercícios fazem muito bem para ele”, afirmou Talita.
Há quase dois anos participando das atividades do CCI, Sueli dos Anjos, de 62 anos, afirma que encontrou na unidade um incentivo para manter a saúde e a disposição. “Está sendo maravilhoso. Essas atividades ajudam a trabalhar o corpo e fazem muito bem para a gente. Em dezembro completo dois anos participando e só tenho a agradecer.”
A animação da festa ficou por conta da dupla Eduardo Braga e Ketylen Reis, que embalou o público com muito forró durante toda a manhã. A programação faz parte do calendário dos Centros de Convivência de Idosos de Cuiabá e será realizada em todas as unidades.
No CCI Padre Firmo Pinto Duarte, o Arraiá será realizado na próxima quarta-feira (8). No CCI Maria Ignês, a festa acontecerá na sexta-feira (10). Já no CCI João Guerreiro, o evento será realizado no dia 30 de julho.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPrefeitos de Campo Verde e Colíder declaram apoio a Virginia Mendes e Mauro Mendes durante lançamento de pré-candidaturas
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Mendes define convenção estadual do União Brasil para 4 de agosto – Convocação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira
-
POLÍTICA MT1 dia atrás“Meu nome é Pedra 90”, diz Jaime Campos em vídeo de pré-campanha ao relembrar origem do apelido – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásNininho destaca legado de Mauro Mendes, destaca atuação de Virginia Mendes e defende gestão de Otaviano Pivetta
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
-
POLÍTICA MT3 dias atrásWELLINGTON FAGUNDES DESTACA PARCERIA COM A IGREJA E DEFENDE GOVERNO HUMANIZADO DURANTE A 43ª CONEMAD-MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT homenageia colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá

