CUIABÁ
Festival de Culinária Cuiabana ‘Matula’ acontece nesse fim de semana na Praça Santos Dumont
A 1ª Edição do Festival de Culinária Cuiabana ‘Matula’ será realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer entre os dias 29 de abril e 1º de maio (sexta, sábado e domingo). O local escolhido foi a praça Santos Dumont, um dos locais mais tradicionais do município, para ainda festejar o aniversário de 303 anos da capital. Trata-se de um evento para valorizar a culinária cuiabana, resgatar e colocar em evidência as receitas tradicionais de cada quitute da cuiabania. As programações terão início sempre às 18 horas e a entrada é gratuita.
“A culinária cuiabana é marcante pelo sabor especial proporcionado principalmente pelos ingredientes e forma de preparo de suas iguarias. Entretanto, com o passar do tempo, as pessoas criaram adaptações e cada um, a seu modo estão preparando os pratos típicos. Por isso que, a Prefeitura de Cuiabá resolveu criar o festival de forma a apresentar a população como eram as iguarias de antigamente. Esse evento pretende retomar e proporcionar o contato com a verdadeira identidade da culinária cuiabana”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
Além do público em geral, que irá visitar a feira regional, o evento pretende estimular o aprendizado da comunidade acadêmica nas instituições participantes nos três dias festivos de encerramento das comemorações pelo aniversário de Cuiabá. O evento contará com a participação das Escolas Salesianas Tradicionais da capital.
“Realizar Festival com mostra da tradição culinária de Cuiabá é resgatar e evidenciar as preparações conforme a origem de cada receita, promovendo o contato pedagógico e fortalecimento da identidade cuiabana com a participação de Instituições de Ensino de Cuiabá aproveitando o ensejo da comemoração do aniversário de Cuiabá”, disse o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.
As receitas mais tradicionais e apetitosas serão premiadas como forma de reconhecer o cuidado e as formas especiais de preparo. Além de apresentar as mostras, as receitas das diversas iguarias da nossa rica culinária serão comercializadas.
Nova Praça:
O prefeito Emanuel Pinheiro realizou a entrega da revitalização da Praça Santos Dumont na noite de 12 de abril. O local representa o resgate de um dos mais tradicionais espaços de lazer de Cuiabá. O equipamento público, localizado na Avenida Getúlio Vargas, passou por um completo processo de transformação, que garantiu a modernização do local, mas sem deixar de lado todo valor histórico que possui. A unidade conta agora com uma fonte luminosa, com jato de água em quatro cores (azul, verde, amarelo e rosa), embelezando ainda mais o equipamento público. A praça também ganhou mais segurança a partir da instalação de oito câmeras de monitoramento, que fornecerão imagens em tempo real para a central da Secretaria Municipal de Ordem Pública.
CUIABÁ
Feriado de Tiradentes tem opções de lazer e serviços essenciais mantidos em Cuiabá
Moradores e turistas que permanecerem em Cuiabá durante o feriado de Tiradentes, celebrado nesta terça-feira (21), terão diversas opções de lazer em família, como o Mercado do Porto, o Aquário Municipal, o Museu do Rio e o tradicional Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, que chega à 7ª edição.
Para quem deseja aproveitar a culinária regional, o Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, funcionará das 5h às 13h, com as lanchonetes abertas até as 16h. Já o Complexo Biocultural do Porto, que reúne o Aquário Municipal e o Museu do Rio, estará aberto das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço é uma das principais atrações turísticas da capital e abriga espécies de peixes dos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado.
Outra alternativa é o 7º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, realizado às margens da MT 251, no km 23. O evento integra o calendário oficial de comemorações do aniversário de Cuiabá e reúne gastronomia típica e programação cultural.
Para atividades ao ar livre, o Parque Tia Nair funcionará das 5h às 22h, com pista de caminhada e mirante com vista para o lago. O Parque das Águas também estará aberto diariamente, das 5h às 23h, com acesso pelo Centro Político Administrativo, bairro Paiaguás, e Avenida Doutor Hélio Ribeiro.
Durante o feriado, os serviços essenciais de saúde seguem mantidos em regime de plantão 24 horas, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento, a Policlínica do Pedra 90, o Centro Médico Infantil, o Hospital Municipal de Cuiabá, o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e o Hospital São Benedito. Também serão mantidos serviços essenciais como coleta de lixo, abastecimento de água, Defesa Civil e fiscalização e orientação do trânsito, conforme o Decreto nº 11.584, publicado na Gazeta Municipal em 22 de dezembro de 2025.
Na Prefeitura de Cuiabá, assim como nos demais órgãos da administração municipal, não haverá expediente, com retorno das atividades na quarta-feira (22), a partir das 8h. Também estarão suspensos os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, nos Serviços de Atenção Especializada, no Centro de Especialidades Médicas, na Vigilância Sanitária e no Centro de Especialidades Odontológicas, que retomam o funcionamento na quarta-feira, a partir das 7h.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO4 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
MATO GROSSO7 dias atrásDa montagem das chapas ao embate eleitoral: o que já está em jogo nestas eleições de 2026
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMato Grosso sanciona lei que proíbe uso de inteligência artificial para criação de “deep nudes”
-
Sinop7 dias atrásSinop apresenta atrativos turísticos a visitantes nacionais e internacionais e reforça potencial do setor
