CUIABÁ

Feira no Parque Tia Nair tem grande adesão e 90% dos animais são adotados 

A segunda edição da feira de adoção de pets, realizada pela Prefeitura de Cuiabá através da Bem-Estar Animal, foi um sucesso. Dos 22 animais que buscavam um novo lar, 20 foram adotados, o que representa 90% da meta.

O evento aconteceu no Parque Tia Nair, no sábado (8), das 15h30 às 18h, com música ao vivo e brincadeiras para a criançada. Os dois que ainda aguardam uma família, são filhotes.

“Quando chegamos já tinha gente esperando. Em poucas horas os animais foram atraindo olhares e conquistando os corações do público que curtia o Parque. Tem pessoas que são despertadas à primeira vista. Antônio de Almeida Pires, por exemplo, adotou um gatinho especial, com deficiência física. Ele disse que viu pela televisão o gatinho e se apaixonou”, revelou a diretora da Bem-Estar Animal, Andrea Janaína.

Olivina Filho de Macedo, uma senhora cadeirante de 76 anos, estava em busca de um animal para lhe fazer companhia e encontrou. “Sou apaixonada por cachorros, ando com um olho na rua, não posso ver um que procuro alimentar e fico triste com as mazelas que afetam eles. Cachorro para mim é uma companhia, é um amigo. Estou muito grata”, declarou a idosa.

Leia Também:  Tribuna Livre da Câmara debate ações sociais da Igreja Presbiteriana

A maioria dos animais abrigados pela Bem-Estar Animal é vítima de maus-tratos e abandono. Ao serem acolhidos, recebem os cuidados médicos veterinários, são vermifugados, vacinados, devidamente alimentados e acolhidos com muito amor. Estando saudáveis e reabilitados, são disponibilizados para adoção. É através dessa dinâmica que abre espaço para outros animais serem acolhidos. São quatro médicas veterinárias na equipe da Bem-Estar Animal se revezando na lida com os cães e gatos, adultos e filhotes.

“Eu tenho absoluta convicção de que esse tipo de evento é importantíssimo. A feira de adoção de animais resgatados demonstra toda uma preocupação que nós, sociedade, temos com os animais. São animais domésticos que infelizmente são abandonados ou eles se proliferam, se reproduzem nas ruas e geram uma população ainda mais densa de animais abandonados. Então, é uma ação importantíssima promovida pela Secretaria de Bem-estar Animal, que tem todo o apoio da Prefeitura de Cuiabá, especialmente da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp)”, disse a secretária da Pasta, Juliana Palhares.

Leia Também:  Prefeitura reforça sinalização das vias na área central e na Avenida República do Líbano em Cuiabá

Palhares também manifestou satisfação pela escolha do local para a realização do evento. “Eu fiquei muito feliz de ser no Parque Tia Nair, que é um local frequentado pelas famílias cuiabanas, praticando atividades físicas, se divertindo com seus filhos. E quem sabe ali, mais um novo membro da família não é encontrado por essas pessoas que estão em momento de lazer e diversão. Adotar é um ato de amor e você ter um animal em casa, um cachorrinho, um gatinho, é um amor incondicional. Saber cuidar e receber esse carinho incondicional dos animais também. Então, faço votos de que seja a primeira de muitas feiras e que todos possam encontrar lares para serem amados e amarem muito”, frisou a secretária.

#PraCegoVer

A foto retrata um ambiente ao ar livre e claro, a luz do dia, sendo um parque na cidade usado para atividades de lazer. Tem uma senhora idosa cadeirante com um cãozinho no colo, que acabara de adotar.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Operação fiscaliza casas noturnas e identifica irregularidades em Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais uma etapa da Operação Alvará Regular, ação integrada voltada à fiscalização de estabelecimentos comerciais e à verificação do cumprimento das normas de segurança, acessibilidade e regularização documental. A ação foi promovida na noite desta quarta-feira (4).

A ação contou com a participação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), do Corpo de Bombeiros Militar, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

Ao todo, oito estabelecimentos estavam previstos para receber as equipes de fiscalização.

Durante as vistorias, foram verificadas situações relacionadas à regularidade dos alvarás de funcionamento e sanitário, às condições de acessibilidade, à documentação exigida pelo Corpo de Bombeiros e à manutenção de equipamentos de segurança, como extintores de incêndio.

O coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada, Reynaldo Toshyro, destacou que a iniciativa tem caráter preventivo e busca garantir que os estabelecimentos funcionem dentro das exigências legais.

“Nosso objetivo é verificar se os estabelecimentos estão regularizados e atendem às normas de segurança, acessibilidade e funcionamento. A preocupação é garantir locais seguros para trabalhadores e frequentadores”, afirmou.

Leia Também:  Alimentos arrecadados na 6ª edição da Corrida do Legislativo são entregues a instituições filantrópicas de Cuiabá

Durante a operação, algumas casas noturnas foram notificadas por apresentarem apenas o protocolo de solicitação do Alvará Sanitário, sem a documentação definitiva. O Corpo de Bombeiros também emitiu notificações relacionadas ao Alvará de Segurança Contra Incêndio e Pânico, enquanto o Crea realizou orientações técnicas sobre adequações de acessibilidade.

As equipes do Procon identificaram ainda produtos com prazo de validade vencido sendo comercializados. Entre os itens encontrados estavam oito unidades de cerveja Budweiser, três refrigerantes Kuat, sete bebidas H2O sabor limão, uma Sprite Lemon Fresh, um iogurte Danone e quatro unidades de Coca-Cola Zero Açúcar.

Segundo a coordenação da operação, as fiscalizações integram uma estratégia permanente do município para orientar os estabelecimentos e promover o cumprimento das normas sanitárias, de segurança e de defesa do consumidor.

A iniciativa busca fortalecer a prevenção de riscos, garantir a proteção da população e assegurar que os espaços comerciais estejam adequados à legislação municipal, estadual e federal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA