CUIABÁ
Estudantes são premiados na etapa municipal do Prêmio MPT na Escola
Estudantes da rede pública municipal de ensino foram premiados na semana passada pelo Projeto MPT na Escola, etapa municipal. A cerimônia, realizada no formato on-line, foi transmitida pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube e registrou 500 visualizações, contanto também com a participação de estudantes, profissionais da Educação e dos pais e responsáveis. Os estudantes premiados de cada categoria vão participar da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola.
A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, falou sobre a importância do projeto de iniciativa do Ministério Público. Destacou o momento da premiação aos melhores trabalhos nas quatro categorias do concurso, que expressaram por meio da arte a importância do envolvimento de todos em relação ao combate ao trabalho infantil. “Essa é uma parceria que vem dando certo há várias edições. E, para chegarmos neste momento, de premiação, foram realizadas mobilizações com a comunidade escolar, para refletirmos a importância de erradicarmos o trabalho infantil, que tem tirado as crianças e adolescentes das unidades educacionais. Acreditamos que uma semente foi plantada e precisamos continuar as ações visando conscientizar a todos. A educação tem um papel importante nesta ação e a gestão Emanuel Pinheiro, trabalha a fim de garantir políticas públicas efetivas por meio de uma gestão participativa, humanizada, inclusiva e transparente, visando o bem-estar dos nossos estudantes e da comunidade”, disse a secretária adjunta, Débora Marques Vilar.
O Procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. André Canuto, participou presencialmente do evento realizado na Secretaria Municipal de Educação. Disse que o Projeto foi criado para os estudantes e profissionais da educação. “Para o Ministério Público e todas as instituições que integram a rede de proteção, é muito evidente que o combate ao trabalho infantil e adolescente é uma tarefa que para ser bem sucedida deve contar com a participação de toda a sociedade. Quando crianças e adolescentes são expostos a situações como essa os prejuízos podem ser muito grandes, afetando a oportunidade de um desenvolvimento e a formação desses indivíduos. As crianças e adolescentes têm direitos e nós temos o dever de assegurar que eles sejam respeitados”, disse o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. André Canuto.
Projeto
A edição 2022 do Projeto reuniu estudantes e professores de 10 unidades da rede pública municipal de Educação. No total foram 2.000 estudantes, do 4º ao 7º Anos (Meninice, Puberdade e Adolescência) e 84 professores envolvidos em ações e debates nas escolas de Ensino Fundamental, sobre temas relacionados aos direitos das crianças e dos adolescentes, proteção do trabalhador adolescente e piores formas de trabalho infantil.
Em Cuiabá além das atividades do Projeto MPT na Escola, de combate ao trabalho infantil e adolescente, foram realizadas outras ações complementares, permitindo que as unidades educacionais ampliassem o debate para toda a comunidade, para que as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, possam ser rompidas.
Para facilitar a discussão do tema junto aos estudantes foram distribuídos kits educacionais contendo pôsteres, cadernos de orientação pedagógica, revistas em quadrinhos e jogos de tabuleiro.
Participaram do Projeto as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Antônia Tita Maciel de Campos, Ana Teresa Arcos Krause, Floriano Bocheneki, Nossa Senhora Aparecida, José Luís Borges Garcia, Profª Esmeralda de Campos Fontes, Prof. Firmo José Rodrigues, Madre Marta Cerutti, Senhorinha Ana Alves de Oliveira e a Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Dr. Estêvão Alves Corrêa.
O MPT na Escola faz parte do Projeto Estratégico “Resgate a Infância”, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), com atuação conjunta em três eixos — educação, aprendizagem e políticas públicas —, e tem como objetivo prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.
Premiação
A premiação do Projeto MPT na Escola, foi realizada em quatro categorias: conto; poesia; música e desenho, que abordaram temas, aprendizagem profissional e combate ao trabalho infantil. Os estudantes irão receber os prêmios em agosto, após o recesso escolar.
O prêmio é o encerramento anual do projeto e, além de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos produzidos pelos estudantes e seu protagonismo, valoriza a dedicação dos educadores envolvidos.
Participaram da solenidade de premiação a diretora técnica de Educação, Elijane Gonçalves Lopes, a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins e a diretora de Gestão Educacional da Secretaria de Educação, Zileide Lucinda dos Santos.
Confira os vencedores do Prêmio MPT na Escola:
Categoria Conto
1º – João Gabriel Silva Schuína – 4ºB – EMEB José Luís Borges Garcia
2º – Nicolly da Silva – 6ºC – EMEB Nossa Senhora Aparecida
3º – Queren Hapuque da Silva Almeida – 4ºB – EMEB José Luís Borges Garcia
Categoria Poesia
1º – Marcos Olivie Redher Alves – 5ºC – EMEB Nossa Senhora Aparecida
2º – Ana Carolina Fernandes Garcia e Milena Rodrigues Oliveira – 5ª – EMEB Ana Teresa Arcos Krause
3º – Kimberly Naone dos Santos Queiroz – 5º B – EMEB Senhorinha Alves
Categoria Desenho
1º – Enzo Gabriel Almeida Silva – 4º B – EMEB Ana Teresa Arcos Krause
2º – Louise Advíncula Galvão – 5º A – EMEB Madre Marta Cerutti
3º – Arielly Balduíno da Silva – 4º C – EMEB Nossa Senhora Aparecida
Categoria Música
1º – Ana Suri Lemes Ribeiro 5º A – EMEB Antônia Tita Maciel de Campos
2º – Maria Luiza Costa da Silva, Ryan Gabriel Ferreira da Silva e Giovana Perez Carvalho Carneiro – 5º B – EMEB Nossa Senhora Aparecida
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá substitui grelhas por bocas de lobo na região da Praça da Mandioca
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, iniciou nesta quarta-feira (22) a substituição das grelhas existentes na região da Praça da Mandioca por um novo sistema de drenagem pluvial. A intervenção prevê a instalação de três bocas de lobo interligadas à rede de drenagem, além da construção de dois Poços de Visita (PVs) para manutenção e monitoramento da estrutura.
A obra tem como objetivo aprimorar o escoamento das águas pluviais e solucionar problemas recorrentes no local.
Os trabalhos incluem a abertura de vala para o assentamento de aproximadamente 10 manilhas, que farão a conexão entre as bocas de lobo e a rede existente.
A previsão é de que os serviços sejam concluídos em aproximadamente uma semana, em razão da complexidade da instalação das estruturas de concreto que compõem as novas bocas de lobo.
Orienta-se aos motoristas que trafegam pela região cautela e respeito à sinalização.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT5 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO6 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
